Blog

Compactadores de solo ou placa vibratória: Entenda a diferença!

Compactadores de solo

índice

Preparar bem o terreno antes de construir traz maior segurança para qualquer obra, o que faz dos compactadores de solo máquinas imprescindíveis para o desenvolvimento de qualquer obra.

Negligenciar esse processo pode trazer consequências graves ainda durante o período de construção, como atrasos na conclusão, erosão e deslizamento de terra.

A técnica visa preparar o solo para receber a estrutura da construção e diversos equipamentos são utilizados nesse processo, entre eles, os compactadores de solo e a placas vibratórias.

Mas apesar de terem a mesma finalidade, existem algumas diferenças entre estes equipamentos.

Para entender mais sobre o assunto, no artigo de hoje, vamos mostrar as diferenças entre o compactador de solo e a placa vibratória e para quais atividades são mais indicados.

Conheça mais sobre estes equipamentos!

Compactadores de solo

O compactador de solo é a máquina ideal para realizar nivelamento de solo. Sua estrutura permite comprimir o solo de forma que fique totalmente nivelado.

É também conhecido no mercado como “sapinho”, sapo ou compactador de percussão e podem ser elétricos ou movidos a combustível (diesel ou gasolina).

Placa vibratória

A placa vibratória é o equipamento ideal para fazer correções do solo, principalmente em obras de pavimentação ou recapeamento de rodovias.

É aplicada em atividades de menor complexidade ou em locais onde o rolo compressor não alcança.

Para que servem estes equipamentos?

O compactador serve para retirar o ar existente no solo e os grãos de areia e outros detritos, dando maior resistência e firmeza a região, deixando a região plana para receber as camadas de concreto e, posteriormente, de brita.

Este equipamento é indicado na abertura de fundações, formação de bases para pisos e nivelamento em regiões íngremes, como solos de barro, argila, terra e cascalhos.

O compactador não é indicado para nivelamento de asfalto.

A placa vibratória, por sua vez, atua principalmente na correção de imperfeições encontradas no solo, como pequenos buracos e fissuras.

A placa possui pressão inferior ao compactador, o que facilita a distribuição uniforme de camadas de areia e melhor assentamento de britas para a aplicação de concreto na superfície do terreno onde será construído.

Compactadores de solo Dynapac

Para quem procura compactadores de solo de qualidade, a Dynapac, marca especializada em máquinas para atividades de pavimentação, possui em seu catálogo diversos modelos deste equipamento. São eles:

  • Rolos compactadores de pneus (asfalto);
  • Rolos compactadores Tamping;
  • Rolos compactadores vibratórios combinados (solo e asfalto);
  • Rolos compactadores vibratórios de um cilindro;
  • Rolos compactadores vibratórios Tandem (solo e asfalto).

Se você está prestes a iniciar uma construção e sabe a importância da preparação do terreno, com certeza entendeu que tanto o compactador de solo ou placa vibratória são ótimos investimentos para sua obra.

Após ler este conteúdo, analise a complexidade do seu projeto e observe qual máquina vai melhor atender às suas necessidades.

Com o equipamento correto, você vai ganhar tempo, produtividade e maior segurança para sua obra!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados