Blog

Comprar ou alugar: qual a melhor escolha para você?

índice

Um questionamento que volta e meia surge entre os empresários do ramo da construção civil é sobre a compra ou aluguel de máquinas para obras.

Seja máquinas pesadas multifuncionais ou equipamentos mais simples e de fácil transporte, a escolha destes elementos indispensáveis em qualquer projeto necessita uma análise minuciosa. 

De modo geral, a estratégia adotada pela construtora nos próximos projetos, o período estimado para conclusão da obra, aliado às necessidades e interesses do mercado, serão fatores cruciais na hora de escolher a melhor forma de aquisição destes produtos.

Confira neste artigo os principais pontos que você deve considerar sobre a compra ou aluguel dos equipamentos para obras.

Comprar ou alugar: qual é o melhor investimento?

O tipo de obra, custo, qualidade dos materiais e tempo de duração das obras são alguns dos elementos que devem ser avaliados na hora de decidir sobre a compra ou aluguel dos equipamentos para construção civil.

Ao elaborar o orçamento e o planejamento de uma obra, a lista com as ferramentas escolhidas precisa ser detalhada em ambos os documentos, juntamente com a mão de obra e materiais de construção. Afinal, estamos falando de um alto investimento, e que pode impactar diretamente na forma como as obras são executadas e no caixa da empresa.

Veja abaixo as vantagens e desvantagens na compra e locação de ferramentas voltadas para construção civil.

 

Comprar equipamentos:

  • Facilidade de destinar os equipamentos corretos em diferentes fases da obra, principalmente em situações de atividades simultâneas
  • Maior flexibilidade quanto ao período de conclusão da obra. Dependendo do tamanho, o prazo pode ser reduzido ou estendido, devido a empresa ser detentora das máquinas e ferramentas
  • Ter o próprio arsenal de equipamentos para todo tipo de projeto
  • Investimento efetivo em conhecimento técnico para os funcionários habilitados em operar ferramentas e máquinas complexas
  • Custo com manutenção e armazenamento elevados, pois ferramentas são de propriedade e responsabilidade da empresa (cuidados com a depreciação das ferramentas; criação de depósitos ou armazéns adequados para armazenamento dos materiais) 

 

Aluguel de equipamentos:

  • Maior oferta de equipamentos modernos e específicos para todo tipo de obra
  • Facilidade de troca de uma máquina por outra em caso de falhas na performance, sem nenhum custo adicional e sem causar impacto na produtividade dos funcionários
  • Custos com manutenção, transporte e armazenamento ficam sob responsabilidade da empresa locadora
  • Terceirizando o serviço, os gestores e demais responsáveis podem se dedicar de forma integral à outras etapas da obra
  • Maior economia para a empresa

 

A compra ou aluguel de equipamentos para obra são estratégias bastante eficientes. Se você é construtor, avalie cuidadosamente cada uma delas e escolha aquela que melhor se adequa a realidade da sua empresa no mercado atual. 

Pesquise sobre as empresas que oferecem o serviço de compra e locação de equipamentos, a oferta de máquinas e, sobretudo, qual possui o melhor custo-benefício a curto e a longo prazo. E não custa repetir: com um planejamento e orçamento adequado, com certeza, o processo de decisão será mais prático.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados