Equipamentos pesados na construção civil: saiba como tirar o melhor proveito

Equipamentos pesados na construção civil: saiba como tirar o melhor proveito

Ao se pensar numa obra é necessário definir quais equipamentos utilizar, para que seja possível realizar todas as atividades mais complexas que se fizerem necessárias.

Século XVIII: Revolução Industrial e a mecanização

Sabemos que a evolução humana se faz lentamente e vem sendo construída ao longo de milhares de anos.

Por outro lado, a sua capacidade de criar mecanismos para facilitar a sua rotina, é galopante,

A mecanização (utilização da máquina como substituto do trabalho humano ou animal), teve início durante a Revolução Industrial, período de grande desenvolvimento tecnológico, que teve início na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII e se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações.

Esse foi um movimento sem volta, e de lá para cá, as máquinas foram sendo cada vez mais aprimoradas, sendo atualmente usadas para diversas produções, inclusive na construção civil.

A evolução dos equipamentos na construção civil

Até o século XVIII, a população crescia rapidamente e houve uma demanda cada vez maior por vias públicas, canais para tráfego de mercadorias e grandes edificações em tempo reduzido.

Grande parte do desenvolvimento de máquinas para a construção, sobretudo guindastes e escavadeiras, deveu-se à intensificação da atividade portuária, de acordo com o engenheiro Norwil Veloso, autor do livro Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis. “A obra do Porto de Manchester, em 1875, foi a primeira na história a se valer da mecanização em larga escala”, contou.

Segundo Norwil, nos anos de 1950, aconteceu o maior avanço tecnológico do setor, quando surgiram as primeiras escavadeiras hidráulicas e um grande avanço dos scrapers.

Graças a evolução dos equipamentos na construção civil, tornou-se possível a construção de shoppings e hospitais, em tempo recorde, portos, utilização de terrenos antes inviáveis pelo declive e uma infinidade de edificações.

Além da redução de custos e tempo de produção, a mecanização na construção civil traz inúmeras vantagens como o aumento na produtividade e na segurança da obra, melhoria na qualidade, dentre outras.

Equipamentos pesados

Na construção civil são utilizados diversos recursos, envolvendo profissionais capacitados, prestadores de serviços e equipamentos específicos, como tratores, caminhões, carregadeiras e motoniveladoras.

Cada tipo de obra necessita de recursos diferentes e a correta orientação quanto aos equipamentos a serem utilizados fica a critério dos gestores da empreitada, que, de acordo com o tamanho da obra e o orçamento disponível, farão a seleção adequada, tornando todo o processo mais fácil e mais rápido.

Linha Amarela da Komatsu

Tendo como missão entregar produtos e serviços DANTOTSU ( palavra japonesa que significa incomparável), a Komatsu possui mais de 600 mil máquinas monitoradas com o sistema KOMTRAX (gerenciamento remoto total do desempenho e saúde dos equipamentos em campo), sendo projetadas para operarem em qualquer tipo de construção, seja de grande ou médio porte, tendo o amarelo como cor padrão. Os equipamentos são reconhecidos pela sua qualidade, desempenho, confiabilidade e facilidade em adaptar suas operações em qualquer espaço e tipo de solo.

5 equipamentos Komatsu bastante utilizados na construção civil

  • Escavadeira hidráulica – Este equipamento consegue escavar e retirar terra de aterros sanitários, construções ou em grandes áreas.
    A força utilizada pelo equipamento para escavar vem do sistema hidráulico localizado em seu interior.
  • Carregadeira de rodas – É utilizada no transporte de materiais e escavações, sendo bastante eficiente nos serviços que exigem maior velocidade de deslocamento e percurso de pequenas ou grandes distâncias dentro do canteiro de obras, em solos firmes e secos.
  • Trator de esteira – Dentre suas principais funções, podemos destacar o empilhamento de materiais e formação de aterros em escavações em linha reta. O trator se locomove através de um sistema mecânico de transmissão, localizado nas esteiras.
  • Motoniveladora – Trabalhando em conjunto com as retroescavadeiras, auxilia no ajuste de terrenos irregulares e na terraplanagem, uma das principais etapas da construção civil.
  • Mini escavadeira – Suas funções são semelhantes as da escavadeira, contudo, é indicada para operar em espaços reduzidos.

2021, ano comemorativo do centenário da Komatsu, com certeza será um grande marco e temos orgulho em fazer parte dessa história!

Parabéns, Komatsu! Que venham mais centenários de sucesso!

Curtiu o post? Replique-o em suas redes sociais e não deixe de consultar nossos especialistas na orientação da utilização de equipamentos pesados em suas obras.

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.