Blog

Veja quais cuidados tomar com materiais inflamáveis na construção civil

dois barris azuis com avisos de materiais inflamáveis e corrosivos em vermelho e branco

índice

Presença frequente no cotidiano dos profissionais da construção civil, os materiais inflamáveis, apesar de muitas vezes serem ignorados, podem causar inúmeros danos à saúde através do contato não apenas pela pele, mas por vias respiratórias ou mucosas.

São aplicados em algumas atividades da construção civil e demandam certos cuidados e equipamentos de segurança para evitar danos a saúde de quem manuseia.

Existem normas de segurança e a fiscalização e distribuição de EPIs para os colaboradores na obra é obrigatória.

A ideia desse artigo é levantar informações sobre os materiais inflamáveis utilizados na construção civil e expor algumas medidas para o manuseio seguro de acordo com as normas técnicas de segurança.

Siga a leitura e entenda agora mesmo quais cuidados necessários para o manuseio de materiais inflamáveis na construção civil.

O que diz a regulamentação?

A Norma Regulamentadora NR-20, voltada para segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, define líquido inflamável como todo aquele com ponto de fulgor menor ou igual a 60°C.

Enquanto os gases inflamáveis são aqueles que inflamam com ar a 20ºC e pressão padrão de 101,3kPA.

A norma também afirma categoricamente a importância do trabalhador ter conhecimento técnico na área em que atua, valendo ressaltar aqui pelo corrente manuseio desse tipo de material em contextos como a construção civil.

Quais os principais riscos em caso de contato com inflamáveis?

O risco dos materiais inflamáveis não são apenas explosão ou incêndio.

Antes de chegar nesse caso extremo esses materiais podem causar danos à saúde de acordo com a forma em que entra em contato com o corpo humano.

O contato com as substâncias podem causar sérios danos a pele, pulmões, fígado, rins e cérebro.

Os efeitos podem ser imediatos ou de longo prazo (crônicos) de acordo com o componente presente no produto.

Estes vão desde irritações, alergias, sensação de asfixia, inconsciência e a longo prazo até mesmo alterações no sistema nervoso, a depender da substância e da quantidade a que se teve contato.

Por isso a importância da utilização de EPIs no manuseio para evitar o contato com a pele e a inalação de substâncias tóxicas e extremamente nocivas.

Principais materiais inflamáveis na construção civil

Em cada ambiente de trabalho serão utilizadas substâncias inflamáveis diferentes, e para todas elas é necessário grande atenção e cautela no manuseio.

Confira alguns dos materiais inflamáveis mais comuns nesse contexto:

  • Tintas

Isso mesmo, pode parecer surpreendente para alguns mas, com exceção das tintas a base de água, a maior parte das demais utilizadas na indústria contém solventes orgânicos inflamáveis.

Em caso de vazamento ou liberação de vapores do componente no ambiente, qualquer faísca pode ocasionar um acidente.

Sem contar nos danos que a inalação a longo prazo pode causar para a saúde de quem tem contato frequente com o material.

  • Solventes

Utilizados com frequência na indústria, os solventes são substâncias altamente voláteis, ou seja, se evaporam e podem ser inaladas facilmente, sendo grande parte destes também altamente inflamáveis.

  • Impermeabilizantes

Úteis na detenção de água, fungos e bactérias, especialmente no revestimento de peças e objetos que devem ser mantidos secos e livres de contaminantes, os impermeabilizantes são componentes comuns na construção civil e também compõem a lista de inflamáveis em potencial, podendo existir tipos não inflamáveis.

  • Colas e adesivos

Formulados a base de substâncias químicas esses produtos além de inflamáveis, podem ser também tóxicos e causar irritação na pele e olhos.

Além destes podemos destacar ainda substâncias como detergentes sintéticos, verniz, e alguns tipos de agentes removedores.

Em alguns poucos exemplos já é suficiente para perceber que estamos mais próximos do perigo do que imaginamos, não é mesmo? Mas que cuidados podemos tomar para evitar acidentes e lesões?

Medidas preventivas no manuseio de materiais inflamáveis

Um dos fatores mais importantes a serem assimilados sobre inflamáveis é estar sempre o mais atento possível. Em um contexto ideal, todas as substâncias químicas com potencial de provocar perigos ao trabalhador devem estar devidamente armazenadas e rotuladas para facilitar o manuseio seguro.

  • Armazenamento

Ainda segundo a NR-20, o armazenamento destes produtos é um fator que requer grande atenção.

Ambientes limpos, organizados, com ventilação, estrutura e iluminação adequada são indispensáveis.

Um eficiente sistema de combate a incêndio com extintores apropriados próximos à porta de acesso é uma medida básica.

Procure proteger esse materiais de vibrações e fontes de calor. Em alguns casos faz-se necessário o armazenamento em locais com paredes, teto e piso resistentes ao fogo, e parte elétrica resistente à prova de explosão.

Cada material deve ser mantido em seu recipiente próprio e ser aberto apenas durante o uso, o que deve ocorrer apenas no horário do expediente, em casos de necessidade fora desse horário deve ser comunicado ao supervisor.

  • Sinalização

Placas, painéis, murais e cartazes em uma obra sempre tem seu propósito bem definido, portanto, fique atento.

A NR-18 ao tratar da sinalização e segurança, destaca um tópico específico para identificar locais com materiais inflamáveis, além das tóxicas, corrosivas, explosivas e radioativas.

A sinalização é importante tanto para identificação dos materiais inflamáveis, sob a forma de rótulos e semelhantes, quanto em placas indicando para todos que circulam no ambiente que existe risco com inflamáveis naquele local.

  • EPI’s

O EPI (Equipamento de Proteção Individual) segundo a NR-06, é um dos itens mais relevantes para prevenir acidentes e lesões no ambiente de trabalho e deve ser distribuído pelo contratante e usado obrigatoriamente por todos os colaboradores.

Mantenha-se em segurança e cuidado com os inflamáveis!

Como vimos aqui os materiais inflamáveis são companheiros frequentes de diversos trabalhadores incluindo os que atuam na construção civil.

Os perigos estão em toda parte e atenção redobrada ao lidar com produtos químicos em diversos aspectos, desde o ambiente, armazenamento, equipamento usado para o manuseio, placas sinalizadoras e rótulos.

Ainda assim acidentes podem acontecer, e nesse caso deve-se ter em mente que cada produto possui suas próprias recomendações que devem ser verificadas em caso de substâncias absorvidas, ingeridas ou inaladas.

Fornecedores de produtos químicos, inclusos os inflamáveis, devem por lei, apresentar chamadas FISPQs (Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos).

Estas representam a principal fonte para consulta de dados sobre composição e a melhor forma de manuseio garantindo segurança ao trabalhador.

Seguir as medidas de segurança, estar devidamente capacitado e equipado para manusear essas substâncias e observar também se o ambiente de trabalho segue as normas são medidas que podem ser diferenciais entre uma rotina tranquila de trabalho e ocasionar acidentes graves.

Certos equipamentos são indispensáveis em uma obra segura e dentro dos padrões, continue acompanhando o conteúdo de construção civil no Blog para alcançar os melhores resultados na obra.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados