Blog

Quais as vantagens da motoniveladora?

índice

A motoniveladora é um equipamento muito usado para deslocar e nivelar uma superfície de terra. Por isso, a lâmina pode inclinar em várias posições em relação ao eixo de marcha e ao plano horizontal.

Ela é usada em obras, se destacando cada vez mais como item essencial para realizar a terraplanagem. Além disso, ela é muito usada em empresas de pavimentação, onde fica responsável em nivelar e preparar o solo para receber asfalto, cimento e outros materiais.

Descubra mais sobre a motoniveladora e os benefícios que ela pode oferecer para a sua empresa neste artigo especial. Boa leitura!

Principais benefícios da motoniveladora

Considerada uma máquina potente, versátil, completa e eficiente, a motoniveladora oferece diversos benefícios por meio das suas funções. Confira quais são as principais vantagens da máquina:

Eficiência na pavimentação de ruas e estradas 

Na construção de estradas, a motoniveladora é usada de forma eficiente para criar vias mais seguras. Ela ajuda a remover grandes rochas e nivelar áreas.

Vale destacar que ao nivelar a estrada, é possível criar uma camada mais leve de asfalto sobre a camada que já existe. Como o material recém-colocado é mais leve, fica mais fácil empurrar as camadas subjacentes.

Como a pavimentação de ruas e estradas, geralmente, pode gerar o problema de reduzir o acesso à estrada ou, em casos mais extremos, fechar as vias, a motoniveladora ajuda a reduzir o tempo de manutenção quando ela é bem operada.

Facilidade no nivelamento de terrenos

O nivelamento do solo é um trabalho que envolve a remoção de detritos dos locais de trabalho e criação de uma superfície uniforme. Ele é essencial nos canteiros de obras, na construção de estradas, pedreiras e outros espaços de trabalho pesado.

Com o uso da motoniveladora, esse serviço é facilitado, sendo possível ganhar mais mobilidade, economizar tempo de serviço e proporcionar a padronização ao terreno, gerando também o aumento da produtividade.

Precisão na escavação

A motoniveladora oferece grande precisão no trabalho de escavação e modelagem final das superfícies sobre as quais o pavimento será colocado. A máquina carrega uma ampla lâmina controlada de forma mecânica ou hidráulica entre as rodas dianteiras e traseiras que pode ser estendida de ambos os lados.

Assim, o uso do equipamento possibilita ter escavações niveladas e com maior precisão. Desse modo, escavar terrenos passa ser uma operação dinâmica que economiza tempo, dinheiro e mão de obra.

Agilidade para realizar a terraplanagem

A terraplanagem é uma atividade que tem o objetivo de nivelar ou esculpir a terra para preparar o local para elementos específicos, como as plantas, gramas ou terrenos que apresentam pontos de dificuldades, como a entrada de automóveis, pátios, caminhos ou escadas.

A motoniveladora consegue realizar essa tarefa com grande facilidade, desde que operada por profissionais que tenham aptidão e experiência. 

Dicas para escolher a motoniveladora ideal para a sua empresa

No mercado existem diversos modelos de motoniveladoras e para ajudar você a encontrar o equipamento ideal para a sua empresa, confira as dicas:

Escolha o equipamento de uma marca de qualidade

A Komatsu é uma multinacional japonesa que já atua no Brasil há mais de 30 anos produzindo máquinas voltadas principalmente para o segmento de construção. Ela conta com a motoniveladora GD655-5 e tem como diferencial o design da cabine que oferece uma ampla visão da lâmina de trabalho.

A parte interna da máquina conta com consoles ajustáveis proporcionando melhor ergonomia, além de oferecer ar-condicionado com posicionamento de saídas estratégicas.

A cabine oferece um excelente espaço interior com assento com suspensão de contorno anatômico. Dessa forma, o operador da máquina contará com conforto durante longas horas de operação.

Em aplicações que exigem potência para nivelamento de terrenos acidentados ou controle fino à baixa velocidade, o operador pode selecionar o modo automático (modo duplo com conversor de torque).

Para gerar eficiência de combustível durante as operações, a motoniveladora apresenta um sistema que permite a seleção do modo de trabalho econômico ou potência, sendo possível que o operador opte pelo modo mais apropriado de acordo com as condições de trabalhos a serem executados.

Já a motoniveladora GD535-5 oferece como diferencial excelente visibilidade e facilidade na limpeza do radiador com o uso do ventilador reversível de atuação manual.

Os componentes desenvolvidos para impedir falhas na máquina e aumentar a sua confiabilidade são alguns dos benefícios que ela oferece para a sua empresa. O acionamento do círculo por embreagem deslizante ajuda a proteger o equipamento de cargas de impacto quando a lâmina atinge um obstáculo. 

Já o sistema de freios é completamente vedado e não requer ajustes. A ampla superfície de frenagem oferece capacidade dependente de aplicação dos freios e estende sua vida útil, antes de eventuais recondicionamentos.

Avalie o tamanho e potência

As motoniveladoras apresentam tamanhos e potências diferentes. Existem algumas máquinas que contam com cerca de 100 cv e as máquinas maiores acima de 200 cv, sendo que a faixa mais popular apresenta entre 120-180 cv. 

Verifique o tamanho da lâmina

É possível diferenciar as motoniveladoras pelo tamanho da lâmina. Algumas máquinas executam o trabalho com lâminas menores de até 10 pés (3.2 m) e outros equipamentos com lâminas maiores de 16 pés (4.8 m) ou mais.

O modelo GD655-5 da motoniveladora da Komatsu conta com uma lâmina de 4,3m³. A longa distância entre os eixos permite que o material se movimente de forma mais livre ao longo da lâmina durante a operação, isso ajuda a reduzir a demanda de potência.

Já a motoniveladora GD535-5 apresenta longa distância entre eixos permitindo um alto desempenho de nivelamento e maior facilidade no ajuste da posição da lâmina, contribuindo para expandir o alcance da lâmina em combinação com o amplo ângulo de articulação. Além disso, o raio de giro mínimo ainda curto com um amplo ângulo de direção, oferece alta capacidade de manobrabilidade. 

Analise o projeto e aplicação que o equipamento será utilizado

É importante levar em consideração o projeto e a aplicação em que a motoniveladora será utilizada pela empresa. Os modelos de motoniveladoras de tamanho médio 100-200 hp podem ser usadas em todos os tamanhos de projeto. Porém, ao usar uma máquina grande para uma operação de pequena escala pode não ser muito econômico para a empresa.

Além disso, em projetos grandes que tenham uma máquina de tamanho médio, a largura da lâmina e a potência do equipamento podem não ser suficientes para realizar o trabalho. Por isso, é necessário optar por motoniveladoras adequadas para cada tipo de aplicação e projeto.

Procure fornecedores de credibilidade no mercado

Ao optar pela compra da motoniveladora da sua empresa, procure por fornecedores de credibilidade do mercado, como nós. Estamos há mais de 10 anos no mercado e trabalhamos com motoniveladoras Komatsu, marca de referência mundial.

Portanto, aproveite as dicas deste artigo para adquirir a motoniveladora da sua empresa com quem tem experiência no mercado e pode oferecer os melhores equipamentos. Converse com nossos especialistas pelo canal de atendimento on-line.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados