Blog

Guia rápido sobre terraplanagem: leia e saiba o que é e suas aplicações

índice

terraplanagem

Antes de explicar o que é a terraplanagem, vamos falar de uma expressão comum. Você certamente já deve ter ouvido a frase “preparar o terreno”, não é mesmo? Nas situações cotidianas, essa expressão popular é utilizada para explicar o que precisa ser feito e quais diretrizes seguir antes de tomar uma decisão importante.

Trazendo para a construção civil, preparar o terreno significa, literalmente, deixar o espaço pronto para receber a estrutura da obra, sem nenhum defeito que venha a comprometer sua estrutura. Esse feito é conquistado através da terraplanagem, principal etapa na realização de uma obra.

Hoje vamos falar sobre o que é a terraplanagem e como fazê-la da maneira correta, além de mostrar quais são os equipamentos necessários para executá-la.

O que é terraplanagem?

A técnica da terraplanagem consiste em deixar a área nivelada, pronta para receber a estrutura da construção. Esse resultado é obtido por meio da realização de cortes e retiradas do excesso de terra do solo, sendo depois reutilizado para preencher espaços íngremes, deixando toda a região plana e firme.

É dividida em três etapas: desmatamento (retirada de parte da vegetação do terreno, de acordo com o órgãos da região responsáveis), destocamento (remoção ou queimada do entulho proveniente do desmatamento) e limpeza do terreno onde será erguida a construção.

A terraplanagem pode ser feita de diversas maneiras. A escolha irá depender do objetivo da obra e tipo de solo do terreno, identificado após análise completa de toda a região que será construída.

Os principais métodos de terraplanagem são:

  • Drenagem: escoamento da água;
  • Escavação: remoção do excesso de terra;
  • Demolição: derrubada de uma construção antiga para outra nova no lugar;
  • Aterramento: colocar outro tipo de terra no espaço que será construído, geralmente terra vermelha;
  • Destocamento: remoção de restos de árvores e plantas;
  • Compactação do solo: são utilizados rolos compressores para estabilizar todo o terreno.

Fazer a terraplanagem é fundamental na construção civil, e para conseguir realizar essa tarefa de forma otimizada, existem diversas máquinas e ferramentas específicas para esse processo. Por isso, é importante avaliar qual método será utilizado, pois uma vez que o procedimento for mal executado, pode gerar consequências graves como erosão ou deslizamento de terra.

Equipamentos utilizados para fazer terraplanagem

Trator agrícola

É utilizado para mover objetos que atrapalham o andamento da construção, como restos de materiais, árvores, pedregulhos, entre outros.

Carregadeira

Este equipamento é uma espécie de trator com uma caçamba acoplada na parte dianteira, utilizada para carregamento de materiais em grandes quantidades.

Escavadeira hidráulica

A escavadeira executa diversas funções dentro de um canteiro de obras com bastante rapidez. É utilizada para abrir trincheiras, escavação de materiais, remoção de aterro e retirada do excesso de terra do solo.

Rolo compactador

Existem quatro tipos de rolo compactador: Vibratório (solos arenosos ou compostos por argila,) Tamping (asfaltos e vias públicas), Pneumáticos (pavimentação) e Estático (selagem do solo). Na terraplanagem em construção civil, sua função é de compactar a terra para preencher os espaços vazios do solo, evitando depressões e outras irregularidades que possam interferir na estrutura física da obra.

Retroescavadeira

Famosa pela sua versatilidade em operar em diversos nichos e com múltiplas funções, a retroescavadeira é utilizada na construção civil para efetuar escavação de valetas, carregamento de pequenos caminhões e na manutenção de canteiros.

Motoniveladora

Essa máquina é destinada para fazer o acabamento final da terraplanagem através de corte preciso na região por meio da lâmina de aço acoplada ao eixo dianteiro do trator, para então receber o concreto que servirá de base para a construção.

Independente do tamanho ou objetivo da sua obra, uma terraplanagem bem feita vai facilitar e otimizar o tempo hábil de construção, e com os equipamentos corretos, com certeza você terá sucesso em seu projeto.

Aqui na Mason Equipamentos oferecemos todas as ferramentas necessárias para terraplanagem e demais outros processos da construção civil, com as melhores marcas do mercado. Acesse agora mesmo o nosso site e conheça nosso catálogo!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados