Blog

Como planejar um canteiro de obras de forma adequada?

um pneu

índice

Ter um planejamento bem estruturado é fundamental para garantir fluidez e ganho em produtividade em qualquer atividade recorrente.

Na construção civil, estruturar o projeto em si vai permitir que a construtora e cliente consigam acompanhar sua evolução de modo transparente.

Mas, e quanto a instalação do canteiro de obras?

Na hora de definir o espaço onde será feita a construção, o local onde será o canteiro de obras também deve ser pensado.

Afinal, com tanta gente envolvida no desenvolvimento da edificação, é necessário haver a divisão estratégica de operários, máquinas e outros elementos presentes em um mesmo espaço.

Hoje vamos mostrar como planejar um canteiro de obras de maneira eficiente e como ele pode contribuir positivamente no progresso da obra.

Saiba como fazer um planejamento do canteiro de obras!

Planejar um canteiro de obras visa, sobretudo, otimizar as atividades da construção e, consequentemente, aumento na produtividade.

Para isso, os responsáveis pela obra definem o layout do canteiro.

Ou seja, determinam como será utilizado o local reservado para o canteiro: acomodação das máquinas, transporte de materiais e disposição de escritórios, vestiários, refeitórios, banheiros e demais locais de apoio dentro do espaço.

O layout deve priorizar, ainda, o deslocamento dos operários e máquinas dentro do canteiro, com o intuito de reduzir o tempo de busca de equipamentos e insumos. Portanto, a instalação do canteiro deve ocorrer em um espaço amplo e estratégico.

Delimitar as tarefas de cada setor responsável também assegura que a rotina do canteiro mantenha-se ágil e produtiva. Vejamos abaixo outros pontos importantes na hora de elaborar o planejamento do canteiro de obras:

Segurança

Além da construtora oferecer aos funcionários um ambiente de trabalho seguro e equipamentos de proteção, todo o maquinário utilizado para a concepção do projeto deve estar com a manutenção regularizada, evitando riscos de acidentes durante o manuseio.

O canteiro também deve ter local específico para despejo de entulhos, evitando que o ambiente torne-se insalubre e comprometa a rotina e integridade física dos operários.

Condições climáticas

Saber a previsão do tempo durante a construção é imprescindível. O calor intenso ou queda brusca na temperatura podem ser prejudiciais no armazenamento de material, como também o progresso da construção. Portanto, consulte as previsões meteorológicas antes de dar início às atividades do dia.

Logística

O gerente de logística é encarregado de prevenir alguma adversidade que prejudique a evolução da obra. Deve controlar o fluxo de elementos inerentes à construção, como armazenamento de materiais, transportes e gerenciamento de estoque, a fim de evitar escassez ou excesso de insumos durante execução da obra.

A logística, quando bem estruturada, vai ajudar a aumentar a produtividade e reduzir custos com a obra.

A prática do planejamento do canteiro de obras traz diversos benefícios, como redução de custos, aumento da produtividade, redução de desperdícios de materiais, otimização de tempo e comprometimento com os prazos pré-estabelecidos.

Como vimos, o planejamento de um canteiro de obras traz uma visão mais ampla e moderna na construção civil. Deve ser organizado e bem estruturado, visando a fluidez e progresso dos operários.

E para garantir que tudo ocorra de maneira segura, existem algumas diretrizes obrigatórias a serem seguidas chamadas Normas NR 12.

Quer saber como fazer para se regularizar? Clique aqui e saiba como sua empresa pode se adequar as Normas NR 12 agora mesmo!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados