Blog

Leia o artigo e veja quais são os principais tipos de empilhadeira

operador de empilhadeira asiático de capacete luva e colete amarelos sinaliza positivo para conhecer os principais tipos de empilhadeira

índice

O uso de empilhadeiras no setor industrial é essencial para o deslocamento de cargas de grande peso e volume.

Dentro os vários tipos de empilhadeiras, na maioria dos modelos, o equipamento tem um mecanismo que permite o trânsito de materiais de forma mais ágil e prático, principalmente onde é necessário o descarregamento de um grande volume de carga de forma simultânea.

Este equipamento é amplamente utilizado espaços reservados para armazenamento de mercadorias e outros materiais utilizados pelas empresas, como galpões e armazéns.

Para escolher o modelo de empilhadeira ideal, é preciso entender o funcionamento de seu mecanismo de operação para, então, saber qual o valor de carga máximo o equipamento consegue manejar, assim como a finalidade do trabalho exigido.

Nesse artigo vamos levantar alguns tipos de empilhadeira usados para atividades industriais com aplicações diferentes para te orientar na escolha do melhor equipamento, siga a leitura e entenda melhor as características, boa leitura!

O que é uma empilhadeira?

A empilhadeira é uma máquina utilizada no transporte de cargas de tamanhos variados em um determinado espaço ou de um local para outro.

E para cada atividade e região onde irá realizar tais operações, existem vários tipos de empilhadeira, um modelo para cada caso específico.

Além da forma de uso, a escolha do modelo ideal de empilhadeira também leva em consideração sua capacidade total de carga e diâmetro de giro para conseguir circular normalmente dentro do espaço, como também se suas operações serão realizadas em espaço interno ou externo.

É importante lembrar que essas análises devem obrigatoriamente feitas para qualquer categoria de empilhadeira.

Na construção civil, por exemplo, a empilhadeira integra o conjunto de equipamentos essenciais em uma canteiro de obras e galpões de armazenamento como atuante no transporte de grande volume de materiais utilizados na construção.

Dessa forma, a mobilidade do canteiro é otimizada e reduz o esforço físico dos operários no carregamento destes materiais pesados durante a obra.

As empilhadeiras podem ser do tipo manual, elétrico, portuária e a combustão. Entenda melhor como cada uma delas funciona.

Quais são os tipos de empilhadeira?

Para as diversas atividades industriais que demanda o deslocamento de grandes cargas existe um tipo de empilhadeira, os principais são:

  • Empilhadeira manual;
  • Empilhadeira elétrica;
  • Empilhadeira portuária;
  • Empilhadeira a gás;
  • Empilhadeira a diesel.

A seguir você conhece mais detalhes sobre os modelos e consegue visualizar um exemplo de cada um dos tipos de empilhadeira.

Empilhadeira manual

Com estrutura simples que depende diretamente de força humana para funcionar, a empilhadeira manual tem custo-benefício mais vantajoso entre as demais categorias.

O modelo mais comum são as paleteiras hidráulicas, onde o operador ativa a alavanca de elevação presente em sua estrutura para suspender cargas de variados tamanhos.

Empilhadeira elétrica

Com função e estrutura semelhante a manual, a empilhadeira elétrica utiliza  bateria recarregável como motor do equipamento.

Alguns modelos conseguem manter autonomia energética de até 8 horas seguidas em atividade.

As empilhadeiras elétricas são ativadas pelo movimento de tração e elevação executado pelo operador, e geralmente são indicadas para carregar caixas somente no nível do solo, preferencialmente liso e seco.

Existem categorias de empilhadeira elétrica com sistema de elevação específico para suspender pallet em lugares mais altos.

Empilhadeira portuária

Este modelo de empilhadeira possui maior capacidade de transporte, elevação, carga e descarga superior aos outros modelos devido a sua estrutura robusta.

Como o próprio nome diz, são geralmente utilizadas em portos para o transporte de contêineres e mercadorias pesadas em grandes níveis de alturas.

Empilhadeiras movidas a combustão

Gás

Possuem nível de carga e potência maiores comparadas com a manual e elétrica, porém, a combustão causa impacto negativo ao meio ambiente e as pessoas que estiverem trabalhando no mesmo espaço.

A longo prazo, o gás inflamável vai afetar a saúde do indivíduo.

Diesel

A empilhadeira movida a diesel é a categoria mais fácil para aquisição graças ao preço do combustível, além de possuir custo de manutenção inferior e estrutura mais prática do que os cilindros utilizados nas empilhadeiras com gás.

Porém, são maiores emissoras de carbono quando em atividade, causando impacto ao meio ambiente.

E como qualquer equipamento, para garantir seu bom funcionamento por maior tempo e evitar interrupções causadas por algum tipo de falha, a empilhadeira precisa passar por manutenção regular.

Esse procedimento deve ser feito somente por profissionais capacitados, por isso, procure por empresas especializadas no serviço de revisão e vistoria técnica em equipamentos industriais.

Como vimos, a empilhadeira é um equipamento essencial para a indústria em geral.

Além dele, existem outros de mesmo nível de importância que contribuem para o andamento da construção, onde, em conjunto, conseguem manter um bom nível de produtividade durante todas as fases da obra.

Se após ler o artigo ainda tenha ficado alguma dúvida não hesite em entrar em contato com um de nossos especialistas para entender com a visão de um profissional capacitado qual o melhor equipamento para suas necessidades, clique aqui e entre em contato agora mesmo!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados