Acidentes com máquinas e equipamentos: como reduzir?

Acidentes com máquinas e equipamentos: como reduzir?

Você sabia que é na construção civil onde estão os maiores índices de acidentes de trabalho? Segundo informações do Ministério do Trabalho, os operários atuantes em um canteiro de obras, por exemplo, possuem três vezes mais chances de se acidentarem comparada a outras profissões.

A inexperiência e falta de conhecimento do indivíduo ao operar máquinas ou ferramentas, aliado à desorganização e falta de planejamento prévio, são as grandes causas desses acidentes.

É imprescindível que os funcionários da obra conheçam as medidas de segurança necessárias para prevenir incidentes que prejudiquem tanto sua integridade física, quanto os prazos da obra.

No post de hoje, vamos mostrar 5 condutas indispensáveis para reduzir acidentes com máquinas e equipamentos em obras, e como colocá-las em prática.

Saiba o que fazer para reduzir acidentes no canteiro de obras!

É dever de qualquer empresa oferecer um ambiente seguro para os seus funcionários. Na construção civil, o canteiro de obras é considerado ambiente hostil devido à grande circulação de máquinas pesadas, ferramentas de corte e substâncias nocivas à saúde. Portanto, o local torna-se alvo fácil para acidentes.

Se você é gestor responsável pelo planejamento da obra, certifique-se de pontuar todos os elementos necessários que vão garantir a segurança dos operários durante as obras. Vejamos abaixo quais pontos você deve ter em mente para reduzir acidentes com máquinas e equipamentos.

Ofereça treinamento adequado para os colaboradores

Os operários devem estar devidamente aptos para desempenhar suas funções que lhe foram designados. Para isso, é preciso instrução e conhecimento adequado.

Cursos de capacitação e treinamentos específicos de operação de ferramentas e máquinas devem ser oferecidos aos colaboradores. Dessa forma, além de prevenirem acidentes, a produtividade no canteiro de obras será mantida em sua máxima capacidade.

Reserve um local específico para o armazenamento dos equipamentos

As máquinas e ferramentas utilizadas durante a obra devem ser mantidas em um espaço único e seguro logo após o uso.

Defina um sistema de organização destes equipamentos para que o canteiro não fique irregular e cause possíveis acidentes, e oriente os responsáveis pelo setor a manter o local limpo e organizado.

Manutenção regular dos equipamentos

Se a máquina ou ferramenta apresentar algum sinal que comprometa sua performance, os riscos do indivíduo sofrer algum acidente ao manuseá-la aumentam significativamente.

Seja do tipo preventiva ou preditiva, a manutenção regular dos equipamentos é essencial na prevenção de acidentes, sendo possível avaliar as atuais condições dos equipamentos utilizados na obra.

EPIs

Fornecer os equipamentos necessários para proteção do indivíduo durante atividades de risco é dever da empresa. Os Equipamentos de Proteção individual (EPIs) são aplicados sob o intuito de reduzir a exposição do indivíduo aos perigos que podem causar lesões e doenças no local de trabalho.

Dessa forma, a utilização de óculos de segurança, protetores auriculares, luvas, sapatos especiais e capacetes são essenciais para manter a segurança do colaborador durante sua jornada de trabalho.

Fiscalize a obra regularmente

E para garantir que os operários estejam devidamente seguros, é necessário haver fiscalização periódica. Observe como anda a rotina dos funcionários, mestres de obras e demais responsáveis pela construção e se todos estão seguindo as medidas de seguranças exigidas.

Ainda na fiscalização, é importante verificar se há sinalização eficiente dentro do canteiro de obras. Placas, cones e avisos de manutenção de equipamentos e em áreas de risco são importantes para orientar os trabalhadores sobre as ameaças que podem comprometer sua segurança.

Seguindo essas dicas, com certeza o número de acidentes e outros incidentes será reduzido ou até erradicado, e o canteiro de obras seguirá produtivo e com fluidez.

Além destas condições, o trabalho no campo de obras também deve seguir normas regulamentadoras, chamadas de NR 12. Esse conjunto de leis apresenta medidas à respeito da segurança no uso de máquinas e equipamentos durante uma obra. Se você quer saber como funciona a NR 12, leia agora mesmo o nosso artigo explicando o que são as Normas NR 12 e o que é necessário para a empresa adequar-se à ela.

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.