Blog

Canteiro de obras sustentável: 10 dicas simples de como fazer!

canteiro-de-obras

índice

canteiro-de-obras

Uma tendência que cresce no mercado de construção civil é a de investir em práticas sustentáveis para melhorar as condições de trabalho no canteiro de obras.

Adotar um canteiro de obras sustentável traz inúmeros benefícios para a construtora, desde a redução dos custos totais com as obras, até o aumento da produtividade e qualidade técnica do empreendimento.

Para fazer o canteiro sustentável, é preciso haver bom planejamento. Afinal, tanto ele quanto a obra em si, precisam de ideias e estratégias bem definidas para que tal objetivo consiga ser bem executado.

Você é empresário do ramo ou trabalha no setor de construção civil, já pensou em investir nestas medidas, mas não sabe por onde começar?

Se a resposta for sim, continue a leitura. No artigo de hoje, vamos te mostrar 10 dicas de como fazer um canteiro de obras sustentável!

Confira 10 dicas de como fazer um canteiro de obras sustentável!

Independente do tamanho ou tipo, qualquer obra de construção civil gera de alguma forma impacto negativo ao meio ambiente. O solo, a fauna, flora e água, além da vizinhança ao redor, sofrem bastante com as modificações daquele ambiente onde a construção está sendo feita.

Pensar em um canteiro de obras sustentável é imaginar um espaço onde há a preocupação genuína de evitar desperdícios de materiais e redução de impactos na natureza.

Felizmente, medidas simples podem iniciar este processo de mudança para o bem do planeta terra e da construtora. As empresas da construção civil que prezam pelas atividades sustentáveis ganham destaque no mercado, recebendo o selo de empresa compromissada com questões ambientais.

No canteiro de obras, diversos espaços podem ser construídos utilizando recursos sustentáveis: contêineres, escritórios, quiosques, banheiros, guaritas e até o stand de vendas.

Eles podem ser montados com materiais recicláveis, que vão facilitar o transporte e o armazenamento destes espaços para outros lugares.

Se você quer se destacar no mercado da construção civil e ainda contribuir com o meio ambiente, veja agora 10 dicas de como construir um canteiro de obras sustentável!

Armazenamento de materiais

Guarde os materiais e insumos utilizados na obra em local adequado, livre de chuvas, sol forte e umidade para que não fiquem deterioradas. Além disso, busque comprar somente os materiais e a quantidade que você vai utilizar, evitando desperdícios.

Economize água

Para ajudar a reduzir o desperdício de água no canteiro, invista nas lavadoras de alta pressão. Além de gerarem economia de água até 80%, as lavadoras fazem o serviço de higienização de forma mais rápida, principalmente na etapa pós-obra. O reaproveitamento de água utilizada no canteiro é uma excelente prática sustentável.

Estabeleça um sistema de estoque dessa água para que ela seja reaproveitada em alguma outra oportunidade durante a construção. A água da chuva também pode ser coletada para limpeza e irrigação do canteiro através de um sistema de tratamento de esgoto estabelecido no projeto da obra.

Invista na iluminação inteligente

As luzes dos barracões onde ficam os operários, geralmente permanecem ligadas durante o dia todo, gerando consumo desnecessário de eletricidade. A instalação de detectores de movimento com temporizador conectado às lâmpadas ajudam a combater o desperdício de energia.

Prefira lâmpadas de LED para fazer a iluminação do local. São mais rentáveis e possuem intensidade superior comparada às incandescentes.

Faça o orçamento de forma detalhada

Especifique todos os recursos necessários para a realização da construção: quantidade de insumos, número de funcionários, maquinário e ferramentas, e assim por diante.

Esse documento vai ajudar a evitar custos adicionais com transporte e contrato de pessoal, além de garantir que todo o material sugerido foi adquirido em sua totalidade.

Proteja o ambiente do calor excessivo

As altas temperaturas podem prejudicar na conservação dos insumos e equipamentos como também a produtividade dos seus funcionários.

Instale películas de controle solar nas janelas de todos os locais pertencentes a obra, como refeitórios, almoxarifado e alojamentos para manter a temperatura interna agradável. Você também pode pintar as paredes de branco para diminuir a absorção de calor do ambiente.

Aposte em painéis metálicos

Os painéis metálicos contribuem na redução do consumo de energia, pois sua tecnologia permite otimizar a luz solar controlando os níveis de calor do ambiente.

Versáteis, podem ser reutilizados em diversos espaços e ocasiões, podendo ser facilmente usados em novas funções na construção.

Proteja o solo da obra

Utilize uma lona para proteger o ambiente da construção evitando que os insumos utilizados se espalhem ou se degradem sob chuva, ou sol forte.

Essa proteção também evita que resíduos de óleos e outras substâncias nocivas atinjam o solo, prejudicando a estrutura da obra.

Crie um estacionamento próprio para carga e descarga

Como a movimentação dentro canteiro de obras é bastante intensa, o fluxo de trabalhadores e veículos de obra pode dificultar a evolução do projeto.

Reservar um espaço próximo ao canteiro para estacionamento de caminhões e outros veículos pertencentes a obra otimiza o processo de carga e descarga de materiais, minimizando qualquer indício de desordem no ambiente. Você também pode optar por alugar um espaço ou fazer convênio com estacionamento próximo ao canteiro de obras.

Descarte os resíduos da obra corretamente

Na construção civil, existe uma medida específica sobre como descartar materiais. É o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). Esse documento identifica a quantidade de geração de resíduos do canteiro e estabelece a melhor forma de descarte de cada um deles. Separe os resíduos da obra da seguinte maneira:

  • Categoria A: alvenaria (cimento, concreto, cerâmicas, argamassa, entre outros);
  • Categoria B: material reciclável (papéis, vidros, plásticos, madeira e etc);
  • Categoria C: gesso e materiais equivalentes;
  • Categoria D: produtos químicos (tintas, solventes e óleos)

Essa organização permite que os processos de coleta para reciclagem, reutilização e descarte destes materiais aconteça de forma mais rápida.

Treine sua mão de obra

E para conseguir atingir todas essas expectativas, é preciso contar com um bom time trabalhadores qualificado. Invista em um treinamento educativo para os funcionários da empresa destacando boas práticas de segurança, organização do ambiente de trabalho e descarte correto de resíduos orgânicos e demais insumos da obra.

Além disso, é importante também reforçar a importância do consumo racional de água. Um canteiro de obras sustentável também ajuda a reduzir consideravelmente os riscos de acidente de trabalho.

Viu como é fácil tornar o canteiro de obras sustentável? Adotando essas práticas, com certeza você vai sair na frente no mercado da construção civil, além de potencializar os índices de produtividade. Canteiro de obras sustentável: como fazer?

E se você quiser mais dicas de como melhorar seu desempenho e de seus funcionários, temos um artigo muito interessante sobre a produtividade na construção civil. Clique aqui e confira 7 dicas de como otimizar seus índices de produtividade na construção civil!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados