Blog

Produtividade na construção civil: 7 dicas para você melhorar!

Você sabia que o Brasil está entre os países com piores índices de produtividade na construção civil?

De acordo com estudo publicado em 2016 pela E & Young, o PIB do mercado de construção civil entre os anos de 2003 e 2012 cresceu significativamente.

No entanto, o aumento na inflação nos últimos anos superou os preços do setor, causando queda nas vendas e na procura por potenciais investidores.

A pesquisa traz ainda três fatores que explicam o porquê de estarmos tão abaixo da média: custos crescentes e impacto na rentabilidade, carência de mão de obra especializada e aumento na complexidade dos negócios comprometeram diretamente a produtividade de funcionários e gestores, gerando crise para o setor.

Após o período de recessão econômica que o país sofreu nos últimos anos, o setor de construção civil vem aos poucos retomando força e, logo, é mais do que necessário que as construtoras procurem por uma gestão habilitada e comprometida com o sucesso dos empreendimentos.

Quer saber como melhorar estes índices de produtividade? Continue a leitura e veja 7 dicas de como otimizar e aumentar sua produtividade na construção civil!

Mas o que é produtividade na construção civil?

No setor industrial, a produtividade está ligada ao resultado e eficiência da produção. Apesar de sinônimos, produtividade e produção não tem, exatamente, o mesmo significado. Manter-se produtivo significa dizer a capacidade do indivíduo em executar tarefas de modo contínuo e com objetivos pré-estabelecidos, gerando, enfim, um produto oriundo do seu esforço.

A produtividade é crucial para o bom desenvolvimento e desempenho das atividades na rotina de trabalho. No setor industrial e corporativo, este conceito vem sendo cada vez mais pautado em reuniões, sobretudo na formação de estratégias específicas com o objetivo de melhorar o rendimento das equipes e aumentando o valor do produto.

O valor em ser produtivo tem relação diretamente com a economia, por exemplo. Com regras pré-estabelecidas, o gestor saberá identificar aonde ele deve investir mais, evitando assim quaisquer incômodos que possam prejudicar os índices de produtividade da empresa.

Agora que você entendeu o que é produtividade, veja agora como você pode aumentar os índices de produtividade na construção civil!

Confira agora 7 dicas de como garantir maior produtividade na construção civil!

Planejamento

Nós já falamos sobre a importância de um bom planejamento na construção civil. Planejamento é a primeira coisa que deve ser feita após fechar negócio com cliente ou empresa.

Analise quais as dores e objetivos do seu cliente para definir quais estratégias adotar para a execução daquele projeto.

Nesta análise, devem ser incluídas ainda informações como orçamento, maquinário específico, mão de obra necessária e, acima de tudo, determinar prazos, pois só assim será possível identificar a evolução do empreendimento.

Com estes dados organizados, basta seguí-los cautelosamente que você certamente terá sucesso na empreitada.

Boa gestão

A troca de informações entre líderes, operários e demais responsáveis é fundamental para que o ambiente torne-se mais produtivo, evitando atrasos e resolvendo problemas com rapidez.

Para isso, os gestores devem estar familiarizados com as atividades e na estrutura organizacional adotada, certificando-se elas estarão alinhadas.

Com estas informações em mãos, será mais fácil para o responsável indicar as diretrizes necessárias para execução das tarefas designadas.

Um método vantajoso que o gestor pode investir é a Lean Construction (produção enxuta).

Em suma, essa estratégia consiste em aumentar a produtividade através da redução de desperdícios, tempo de espera e superprodução. Dentre alguns princípios do Lean Construction, podemos destacar:

  • redução de atividades que não agregam valor;
  • redução na variabilidade, mantendo o padrão de execução nos projetos;
  • ter uma gestão o mais transparente possível;
  • aumento no valor do produto ou serviço

Controle de custos

Quando falamos em custos, não estamos falando somente de dinheiro, especificamente. O controle nos custos de produção envolve desde o número de pessoas que serão designadas para tal serviço e integrar a equipe, até a quantidade de máquinas e equipamentos necessários dentro do canteiro de obras.

Além disso, medir a jornada de trabalho dos operários, analisando os momentos de pausa e horários para refeições, também ajuda a controlar os índices de produtividade na construção civil. Ou seja, todos os mínimos detalhes no que se refere a custos de tempo e dinheiro devem ser analisadas minuciosamente.

Adote a tecnologia a seu favor

O ambiente corporativo utiliza diversos softwares de aumento de produtividade. Eles podem ser utilizados de modo individual ou coletivos e vão facilitar a análise dos dados colhidos e identificar onde o gestor está perdendo em produtividade.

Além disso, o acesso rápido vai ajudar o gestor na tomada de decisão durante adições ou possíveis alterações no projeto inicial, permitindo uma visão ampla da obra. As falhas na produção, quando corrigidas, evitam prejuízos na produtividade.

Essas ferramentas vão contribuir também na comunicação com o cliente, pois elas permitem o atendimento personalizado, como também melhorar o fluxo de informações e integração das demais equipes.

Ofereça um treinamento eficiente a sua equipe

Uma mão de obra inexperiente ou sem a qualificação devida limita os índices de produtividade na construção civil. Além disso, os custos gerados com esse desperdício podem chegar a 40% do faturamento. A falta de materiais e bons equipamentos e condições logísticas também estão associados à queda na produtividade.

O treinamento para os operários é primordial não só para potencializar os índices de produtividade, como também para garantir a segurança dos trabalhadores durante a obra. Outra dica importante é de estabelecer metas e ações aos seus funcionários para que se tornem envolvidos com a missão proposta e entregue um bom trabalho.

Reduza os serviços de terceirização

Terceirizar a mão de obra não é algo ruim, sobretudo quando surge alguma atividade ou pedido específico e o gestor, naquele momento, não dispõe de funcionário habilitado para executá-la. Porém, quando a empresa opta por este serviço de maneira desordenada, a organização no ambiente pode ficar severamente comprometida.

Ao utilizar funcionários terceirizados, o gestor perde a oportunidade de treinar uma equipe completa para o serviço proposto, portanto, é importante que o gestor analise as condições planejadas antes de contratar este serviço.

Invista em equipamentos de qualidade

Com um maquinário moderno e de qualidade no canteiro de obras, vai facilitar bastante o trabalho da sua equipe. Veja o que há de novidade na indústria e quais equipamentos são realmente úteis e vão valorizar a sua obra. Aqui na Mason temos os equipamentos certos que, com certeza, vão satisfazer suas necessidades dentro do projeto.

E como citamos durante o texto, a produtividade na construção civil está ligada a um bom planejamento a fim de evitar problemas que possam comprometer seu objetivo. E, para isso, é preciso pensar em um plano de manutenção preventiva.

Quer aprender como fazer um? Então clique e saiba tudo sobre como elaborar um plano de manutenção preventiva eficiente!

Posts relacionados