Blog

Como calcular os tijolos para a obra?

O tijolo é elemento essencial na construção civil. É ele quem vai dar forma a estrutura de paredes, pilastras, muros e outros tipos de edificações. Calcular o número exato de tijolos para obras a primeira vista parece tarefa complicada, mas é bem mais simples do que imaginamos.

Existem tijolos específicos para determinada obra, com espessura e densidade que melhor se adequa ao tipo de estrutura ou decoração desejada. No entanto, independente do tipo e tamanho da obra, fazer o cálculo correto do material utilizado evita maiores desperdícios e erros durante a execução do trabalho.

Se você está pensando em reformar ou construir, continue com a gente, e aprenda tudo sobre como calcular os tijolos para a obra, quais fórmulas utilizar e algumas dicas para te ajudar ainda mais neste processo.

Saiba agora como calcular a quantidade correta de tijolos para sua obra!

Antes de botar a mão na massa, é importante entender que o tipo de tijolo a quantidade final essencial será diferente. O tamanho, largura, altura e espessura interferem diretamente no cálculo da quantidade de tijolos em construções.

Além disso, o material de fabricação do tijolo também deve ser considerado na hora de efetuar o cálculo correto. Nas lojas de material de construção, encontramos tijolos do tipo cerâmico, concreto, vidro, adobe (barro cru), laminado, alvenaria industrial e ecológicos. Portanto, a capacidade de resistência e bom desempenho térmico e acústico mudam conforme a composição do tijolo.

No Brasil, o mais utilizado é o cerâmico, sendo sua versão mais popular – tijolo baiano – geralmente aplicado na construção de casas. Feito do barro, matéria-prima em abundância no país, é comercializado com as seguintes dimensões:

  • 9x14x19 cm – 6 furos
  • 9x19x19cm – 8 furos
  • 11,5x14x24 – 9 furos

Passo a passo do cálculo de tijolos para a obra

Para te ajudar a realizar o cálculo correto da quantidade de tijolos, vamos usar como exemplo a construção de uma casa simples de três cômodos (cozinha, sala e banheiro), considerando tijolo de cerâmica com dimensão 9x19x29. Lembrando que este cálculo pode ser utilizado para qualquer tipo de tijolo. Acompanhe abaixo o passo a passo detalhado:

1° – Perímetro do espaço construído

Calcule toda a extensão da área construída, incluindo as paredes e, em seguida, faça a soma dos valores.

Exemplo: 3,00 + 6,50 + 3,00 + 6,50 + 1,90 + 1,30 + 1,90 = 24,10 metros

2° – Área total dos tijolos

Multiplique o perímetro calculado no passo anterior pela altura do pé direito. Aqui, você pode considerar o valor de 2,70 m.

Exemplo: 24,10m x 2,70m = 65,07 m2

3° – Quantidade de tijolos por m²

Neste passo, é preciso calcular a quantidade de tijolos necessária para aplicar em um m² de parede. Além da especificação do tijolo, também é considerado a espessura da argamassa aplicada. Para nosso exemplo, será utilizado a espessura de 1 cm. A fórmula para calcular o tijolo por m² é a seguinte:

n = 1/

(b1 + eh) x (b2 + ev)

n = quantidade de tijolos

b1 = comprimento do tijolo

b2 = altura

eh = espessura horizontal da argamassa

ev = espessura vertical da massa

Calculando:

n = 1/[(0,29 + 0,01) x (0,19 + 0,01)]

n = 16,66 tijolos.

Serão utilizados 17 tijolos por m².

4° – Quantidade total de tijolos

Por último, multiplique o número de tijolos por m² pela área total da parede

65,07 x 17 = 1106,19 tijolos

Portanto, para erguer nossa casa residêncial de três cômodos, serão necessários 1107 tijolos para formar a estrutura da casa, paredes internas e alvenaria de vedação.

Fácil, né? Mas existem ainda outras dicas que podem facilitar ainda mais o cálculo!

  • Inicie o cálculo pelos cantos e assentamentos observando seu alinhamento para evitar qualquer erro de planejamento;
  • Tijolos de maior largura são indicados para paredes externas;
  • Recomenda-se adquirir 10% a mais deste material visando possíveis perdas durante a obra;
  • Quanto menor for o tijolo, maior serão as unidades deste material utilizadas;

Como vimos, calcular os tijolos para a obra é bastante simples. Esta etapa do cálculo de tijolos para obra deve ser feita preferencialmente no planejamento de obras.

Afinal, é aqui onde serão definidos o orçamento total que será distribuído entre todas as fases da construção. Para saber como fazer um planejamento, nós temos um artigo especial sobre o assunto. Clique aqui e saiba mais como realizar um planejamento de obras eficiente!.

Posts relacionados