Blog

9 equipamentos para melhorar a eficiência da obra

índice

Um dos setores da indústria com os índices mais baixos de produtividade é o da construção civil. Mas apesar disso, várias empresas investem em estratégias para melhorar a eficiência da obra. Além de como aliar a tecnologia aos equipamentos essenciais, bem como a inclusão de plataformas de monitoramento de gestão.

Explorar a versatilidade dos equipamentos e conhecer todas as etapas da obra detalhadamente também contribuem para o crescimento da produtividade no canteiro de obras.

No texto de hoje, você vai conhecer 9 equipamentos para melhorar a eficiência da sua obra, além de dicas de como manter as atividades do canteiro sob controle.

Aprenda como melhorar a eficiência e produtividade na construção civil!

Padronização dos serviços, redução no tempo da obra e diminuição de desperdícios de insumos e materiais: esses são os principais fatores para aumentar a produtividade na construção civil. Porém, tais condições só podem ser estar devidamente ajustadas se a gestão da obra ocorre de maneira eficiente.

O gestor ou mestre de obras precisa conhecer todo o espaço de trabalho, assim como as etapas seguintes até a conclusão do projeto. Acompanhar de perto cada fase permite que identifique com rapidez o que precisa melhorar e elaborar as melhores estratégias para que as operações sigam à todo o vapor, sem maiores problemas.

A organização também é um dos pilares da produtividade na construção civil. É ideal pensar em como aproveitar todos os recursos e espaços disponíveis no canteiro de obra e garantir que não haja desperdício de tempo, tão pouco prejuízos.

Uma das estratégias adotadas para melhorar a eficiência da obra são os equipamentos específicos de construção civil que, além de operarem na edificação em si, quando explorados em sua máxima totalidade garantem uma melhor eficiência na obra e contribuem para que as operações sigam com produtividade máxima.

Abaixo, listamos os 9 principais equipamentos de obra mais utilizados.

Grua

As gruas ou guindastes servem para o transporte de materiais em grandes alturas na construção de forma mais rápida. A estrutura das gruas podem ser móveis ou fixas,e podem se movimentar de forma horizontal e vertical, podendo chegar em até 150 metros de altura.

Nível a laser

É usado para averiguar se há inclinações na estrutura física da obra, servindo também para marcação de paredes e forros. É a evolução da medição de nível por mangueira.

Manipuladores telescópicos

Com função semelhante ao guindaste, essa máquina é utilizada para içar e movimentar cargas nos sentido vertical e horizontal, com mais agilidade. São mais compactos e econômicos comparados ao guindastes, e conseguem operar em solos íngremes e arenosos.

Escoras metálicas

São ligas metálicas usadas para reforçar o suporte da estrutura da obra, ou seja, no escoramento provisório de vigas ou lajes da edificação enquanto a massa de concreto está fresca. Assim como o nível a laser, as escoras também auxiliam no nivelamento da obra.

Projetor de argamassa

Torna o processo de aplicação da argamassa mais rápido e uniforme em qualquer superfície graças ao seu sistema de bombeamento da mistura do cimento e concreto que consegue rebocar de 30 a 60m² de uma parede, bem superior do que o método manual. O uso do projetor reduz em até 65% na quantidade de operários no canteiro.

Vibrador para concreto

É utilizado para fazer o assentamento adequado do concreto em qualquer superfície. A vibração dos equipamento é o segredo para reduzindo os espaços vazios da superfície e inibem o surgimento de bolhas, que podem prejudicar a composição do concreto.

Andaimes

Servem no deslocamento de operários na realização de atividades em grandes alturas, como reparos na fachada, reformas e pinturas. A utilização do andaime deve seguir a NR-18, que assegura as condições de segurança ideais para evitar os riscos de acidentes com os operários.

Compactador de solo

Através da força de impacto e percussão, o compactador do solo serve uniformização nos solos, ou seja, esse equipamento que vai preparar a base da estrutura da construção.

Triturador

Esse equipamento serve para triturar resíduos da obra, como concreto, revestimentos, tijolos e pedras, tornando-o reutilizáveis na construção.

Além destas ferramentas, outra alternativa para melhorar a eficiência da obra são os indicadores de performance. Essa plataforma permite que todo o operacional da obra seja monitorado em tempo real e em qualquer lugar, como o uso e conservação dos equipamentos e desempenho dos operários no canteiro. E o melhor: tudo isso pode ser feito através do smartphone!

Confira a seguir outras dicas importantes para manter as operações da obra sem maiores problemas.

  • Coleta de dados: ciclo de trabalho, jornada diária dos funcionário, período de funcionamento das máquinas, datas de manutenção preventiva são alguns exemplos.
  • Viabilize a comunicação interna: o que antes era registrado em fichas e arquivado em pastas físicas, a atualização de dados acontece agora de forma mais rápida e precisa graças à tecnologia. O apontamento de dados no modelo eletrônico possibilita que as demais equipes integrante da obra tenham acesso sobre a evolução da obra nos outros setores.
  • Compartilhamento de dados e busca de soluções: como dissemos no tópico anterior, o apontamento eletrônico ajuda a exemplificar cada processo para os demais operários. Através do compartilhamento de informações, todos podem contribuir com ideias para melhorar a evolução e eficiência da obra.

Como vimos, com um planejamento bem estruturado, aliado a uma gestão eficiente que saiba explorar todas as oportunidades, é possível fazer do canteiro de obras um espaço cada vez mais produtivo e eficiente. E para que a construção seja realizada de forma proveitosa, investir em equipamentos de qualidade também contribuem para melhorar a eficiência da obra. Aqui na Mason Equipamentos, nós dispomos de diversos produtos para a construção civil. Para saber mais,  acesse agora mesmo o nosso site e conheça nosso catálogo!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados