Blog

Equipamentos para construção civil: como escolher de forma eficiente?

homem sorridente apoiado em um veículo da marca Dynapac

índice

Não é difícil entender a razão pela qual equipamentos e ferramentas são fatores essenciais a se considerar em qualquer empreendimento na área de construção civil.

A eficiência nas atividades pode ser aperfeiçoada ou completamente reduzida a depender da escolha adequada dos tipos de equipamentos ideais para os processos.

Nós sabemos que isso não é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, vamos reunir aqui algumas dicas para garantir uma melhor escolha de equipamentos.

Confiram abaixo as nossa dicas e garanta máxima eficiência no seu empreendimento!

Planeje adequadamente a obra

Um bom planejamento é importante em todas os aspectos nas mais variadas atividades, nesse caso então não seria diferente.

Cada etapa de uma obra exige que tudo seja pensado com a devida antecedência e atenção.

Saber dados como a quantidade e que tipos de equipamentos e materiais serão utilizados, além de analisar cada etapa que será necessária na obra são alguns dos fatores básicos do planejamento.

No texto que fizemos sobre planejamento de um canteiro de obras falamos sobre isso e sobre como organizar seus recursos para investimentos certeiros no seu empreendimento.

Análise de qualidade

Nem sempre o que é mais caro tem qualidade superior, mas principalmente, nem sempre o que é mais barato é a melhor opção, mesmo que pareça mais atrativo.

A escolha dos equipamentos adequados passa principalmente uma análise dedicada da qualidade e consequente desempenho.

Equipamentos com preços muito baixos podem significar equipamentos com a qualidade comprometida por desgaste ou outros fatores e arriscam ser o velho “o barato custa caro”.

Comprar equipamentos com valores muito altos também pode ser um problema. Podem afetar negativamente o orçamento, não entregar tudo que foi prometido e deixar a desejar na relação custo x benefício.

Assim, o ideal é pesquisar seguindo sempre o critério da qualidade. Verificar procedência, fornecedor, marca, condições e características das máquinas são cruciais para evitar prejuízos em manutenções não programadas.

Faça testes prévios

Após a aquisição dos equipamentos, está na hora de testá-los e saber se as aquisições realmente valeram a pena.

Encontrar falhas técnicas e verificar a real adequação das máquinas para as respectivas atividade são apenas algumas das funções dos testes.

Por isso, é importante ter a devida atenção e cuidado e, se necessário, contratar uma assistência técnica autorizada para a função.

Caso você opte por alugar os equipamentos e não comprá-los, as vantagens também são consideráveis. Afinal, as fornecedoras deste tipo de serviço, em geral, tem expertise na realização de testes, já que os instrumentos à disposição devem estar sempre em pleno funcionamento.

Em caso de verba limitada para compra, o aluguel é uma excelente opção por permitir que se pague apenas pelo tempo necessário de uso, além de ter todo o suporte dos fornecedores em caso de dúvidas, falhas ou outros contratempos.

Construções são atividades duráveis e exigem máxima cautela e dedicação. Por isso, busque consultorias com profissionais e fornecedores respeitados e comprometidos com o sucesso do empreendimento. Assim, você conseguirá sempre estar um passo a frente com equipamentos da melhor qualidade.

Aqui na Mason, temos excelentes opções para você alugar ou comprar equipamentos para obras, das melhores marcas do mercado. Contamos com um atendimento de qualidade e excelentes opções de custo benefício para você. Faça um orçamento agora.

 

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados