Blog

Como formar uma boa equipe na construção civil?

Não há sensação mais gratificante para o mestre de obras do que ver aquele prédio ou condomínio finalizados. Tal resultado deve ser muito comemorado! Afinal, se não existisse uma boa e completa equipe de trabalho para o projeto, provavelmente o caminho percorrido seria bem mais difícil. Mas, como conseguir formar uma equipe de qualidade na construção civil?

Um trabalho em conjunto bem feito consiste na divisão de responsabilidades de acordo com as habilidades de cada profissional atuante no projeto. Independente da área de atuação, ter um quadro de funcionários afiados e comprometidos com o trabalho é a porta de entrada para que a empresa tenha êxito e conquiste seu lugar de destaque no mercado.

Mas, para organizar e comandar este grupo, é preciso alguém com consciência, senso de inovação, inteligência, e acima de tudo, estar disposto a administrar crises. Ou seja, é tarefa para pessoas de pulso firme e espírito de liderança.

Se você é gestor ou mestre de obras, provavelmente já se encontrou na situação de como escolher os melhores nomes para formar seu time dos sonhos, não é mesmo? No artigo de hoje, vamos te mostrar o que é preciso para formar uma boa equipe na construção civil, além de 5 dicas de como você pode aperfeiçoar seu modo de gerenciamento!

Saiba o que é preciso para formar equipe na construção civil!

Quando falamos em organizar equipes de trabalho, rapidamente associamos tal responsabilidade ao chefe ou gestor responsável pelo setor, correto? Porém, o que se reconhece hoje no perfil de chefia não se resume apenas a delegar funções e a cobranças de resultados.

As relações de trabalho estão sendo redefinidas graças ao conceito de empreendedorismo, cujos valores deixaram de ser exclusivas ao ambiente corporativo. Hoje, para assumir cargo de chefia, as empresas buscam pessoas com perfil e espírito de liderança, ou seja, pessoas que saibam conduzir, enxergar, explorar e aproveitar as habilidades e competências dos seus colaboradores da melhor forma.

Esse conceitos podem perfeitamente ser aplicados na hora de formar equipes na construção civil, sobretudo no canteiro de obras. Com tantas fases para serem cumpridas, o líder de equipe deve ter total controle sobre o grupo para que consiga conduzi-los da melhor forma.

Por isso, ao iniciar a jornada para formar equipes na construção civil, é importante que o gestor tenha seu senso de propósito bem definido.

Veja agora 5 dicas de como formar boas equipes de trabalho na construção civil.

1 – Comunique-se. Sempre!

Com um bom diálogo é possível estabelecer diretrizes para melhorar o relacionamento entre seus funcionários. Sempre reforce com sua equipe o objetivo principal do seu trabalho e de como eles são fundamentais para a evolução do projeto. Além disso, converse com eles regularmente para trocar feedbacks e sugestões de como melhorar o desempenho do grupo.

2 – Seja um exemplo para a sua equipe

Um líder nato tem facilidade em encontrar soluções criativas e eficazes para diversas situações. Essa dedicação e comprometimento com o trabalho tornam-se objeto de admiração para as pessoas ao seu redor, que passam ao enxergá-lo como inspiração de bom profissional. Se você se inclui nesse cenário, utilize esse poder de influência na hora de formar sua equipe.

3 – Mantenha um clima de trabalho agradável

A convivência diária precisa estar em harmonia para que o ritmo de produção e produtividade sigam crescendo. Palavras de entusiasmo e motivação podem fazer a diferença no espaço de trabalho, assim como o modelo organizacional da equipe e a relação direta do gestor com seus subordinados. É importante também saber reconhecer e dar o devido destaque aos funcionários que tiveram um bom desempenho.

4 – Invista em um time diverso

Trabalhar com pessoas de personalidade, gêneros, e trajetória de vida diferentes contribuem positivamente em nossas relações interpessoais e amplia nosso conhecimento de mundo. Ao se deparar com um grupo como esse, o gestor precisa empenhar-se para  reconhecer as habilidades e conhecimento individuais de cada um para então estabelecer as melhores condições de trabalho no modo coletivo, evitando possíveis divergências.

5 – Estude sobre carreira e liderança

Para formar uma boa equipe na construção civil, o gestor ou mestre de obras precisa pensar e agir como líder. Invista em cursos e workshops sobre gestão de pessoas e carreira para aperfeiçoar o seu modelo de gerenciamento. Contratar o serviço de coaching também é uma boa opção, pois este profissional vai avaliar seu desempenho pessoal e profissional para encontrar o norte que você precisa para alavancar no cargo de gestor.

Mas se você pretende um cargo de liderança e não sabe por onde começar, existe uma infinidade de conteúdos disponíveis na internet sobre o assunto, desde cursos e e-books à webinars.

Seguindo todas essas dicas, com certeza você vai conseguir formar uma boa equipe na construção civil, além de melhorar a sua carreira como gestor.

Agora que o seu time está formado, é hora de investir nos melhores equipamentos para a obra! Temos um texto muito esclarecedor sobre compra de equipamentos, onde apresentamos a você o porquê essa opção pode ser vantajosa para sua obra.

Posts relacionados