Blog

Falha catastrófica em equipamentos: impactos na sua produção

índice

Sabemos que, quando o assunto é produtividade, tempo é dinheiro, logo, sua produção não pode aceitar de maneira alguma uma falha catastrófica em qualquer equipamento indispensável para o funcionamento do sistema.

Na maioria das vezes esse tipo de falha ocorre em consequência de pequenos problemas decorrentes da má utilização de máquinas, gerando desgastes perigosos para a produção, e inutilizando totalmente o equipamento que chega nesse nível de descuido em caso de uma falha catastrófica tornando a vida do gestor um pesadelo sem contar nos riscos para os colaboradores ou operadores.

É importante que as empresas estejam preparadas para evitá-la, pois os danos causados por uma falha catastrófica incidem em prejuízos expressivos.

Entenda a seguir no artigo como evitar falhas nos seus equipamentos que podem comprometer sua produção, continue a leitura!

Como evitar uma falha catastrófica em equipamentos?

Realizar uma manutenção periódica (preventiva, preditiva, proativa ou corretiva) nos equipamentos que sua empresa utiliza para manter os negócios a pleno vapor e cumprir os prazos de entrega, é fundamental para evitar falhas em componentes mecânicos de equipamentos móveis.

Para garantir o bom funcionamento das máquinas, além da manutenção, é necessário também, verificar a correta execução do trabalho e utilização dos equipamentos.

Manter a rotina de treinamento dos operadores em dia é um dos princípios básicos para atestar a correta utilização do equipamento e prolongar a vida útil dos componentes mecânicos.

Conheça os 6 principais pontos a serem observados durante a manutenção de equipamentos pesados

Plano de manutenção

A determinação do tipo de manutenção (preventiva, preditiva, proativa ou corretiva) a ser desenvolvida na máquina, ajuda a controlar os custos e melhorar o seu desempenho.

Um plano de manutenção bem elaborado garante a avaliação periódica do equipamento, o que traz mais segurança para entender o comportamento do maquinário a partir de alguma manutenção para troca de componentes ou até mesmo uma verificação de rotina.

Acompanhamento no serviço de pós-manutenção

A pós-manutenção deve ser acompanhada de uma utilização consciente por um profissional treinado e qualificado para a operação, garantindo a qualidade do serviço executado, tanto no ato da manutenção quanto no bom funcionamento do sistema.

Detalhamento sobre o trabalho executado

Toda manutenção deve conter um relatório completo, detalhando o serviço executado no equipamento, a fim de sanar transtornos futuros e também ter um norte acerca dos próximos reparos ou troca de componentes de acordo com a sua vida útil.

Avaliação do nível de eficiência da máquina após o processo de manutenção

Após o processo executado, é importante avaliar a performance do equipamento, observando o empenho dispensado na obtenção dos resultados esperados.

Período entre reparos do equipamento

Verificar se o processo de manutenção está sendo executado dentro dos padrões de qualidade, observando o tempo de reparo entre um e outro, pode definir se a manutenção de máquinas foi bem realizada.

Peças Genuínas

Certifique-se de que foram usadas peças genuínas em seu maquinário, evitando as conhecidas “gambiarras”, provenientes da utilização de produtos paralelos, para a redução de custos com a manutenção. As peças genuínas possuem garantia de fábrica contra qualquer tipo de defeito e prolongam a vida de seu equipamento.

Reparos com peças paralelas podem desequilibrar a rotina de avaliações do plano de manutenção pelo fato de não terem sido testadas pelo fabricante, podendo oferecer níveis de resistência e desgaste diferentes.

O certo é que muitas empresas têm buscado novas formas de manutenção, eliminando a raiz de problemas causadores de falhas catastróficas.

Para isso, utilizam evidências detectadas, como ponto de partida para o saneamento de contratempos futuros, que impactarão em todo o processo.

Quer saber mais sobre manutenção em máquinas pesadas? Mande-nos uma mensagem e conte com nosso time de especialistas para ajudar você.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados