Grandes construções: o prédio dançante de Praga

Grandes construções: o prédio dançante de Praga

Desde as grandes construções do passado até as impressionantes obras modernas, a arquitetura e a engenharia seguem usando criatividade e ousadia para despertar a admiração e o interesse do público.

Em Praga, a fascinante capital da República Tcheca, o visitante encontra uma dessas construções famosas. Além das atrações tradicionais da cidade, como o castelo, a ponte Charles e a famosa praça do relógio astronômico, é possível ver um exemplo de projeto arquitetônico inusitado, às margens do rio Moldava.

Estamos falando do edifício popularmente conhecido como Ginger & Fred, o prédio dançante na praça Jirasek, ao pé da ponte Jiráskovo. Quer saber um pouco mais sobre o projeto? Vamos contar neste post.

 

A origem do projeto

No local onde está o edifício, às margens do rio Moldava, existia uma construção neo-renascentista que foi destruída por um bombardeio em 1945, deixando o espaço vazio durante décadas.

Foi só no início dos anos 1990 que o presidente da República Tcheca naquela época, Vaclav Havel, antigo morador do bairro, solicitou um projeto ao arquiteto croata Vlado Milunic. Este, por sua vez, fez parceria com um dos ícones da arquitetura internacional, o canadense-americano Frank Gehry, para trabalharem juntos na concepção da obra. A construção foi concluída em 1996.

 

O projeto arquitetônico

Duas torres, uma revestida de vidro temperado e a outra de concreto, sugerem um casal entrelaçado em um passo de dança, o que remete a Ginger Rogers e Fred Astaire, famosos dançarinos dos anos 1930 e 1940. Daí surgiu o apelido Ginger & Fred para o prédio que se chama, oficialmente, Nationale Nederlanden.

Os arquitetos aliaram técnicas de construção com sofisticada modelagem tridimensional em computador.

Ginger, a torre de vidro leve e curvilínea apoiada em pilares curvos, une-se em um abraço ao Fred, a sólida e aprumada torre de concreto com uma cúpula de tubos de metal e fachada de janelas desalinhadas. O resultado é digno das grandes construções e mobiliza turistas de todo o mundo a conhecê-lo.

Além de várias outras empresas, prédio comercial abriga um hotel, um restaurante e um bar nos andares superiores.

 

O momento histórico

O mundo havia assistido ao colapso da União Soviética, o que provocou, também a divisão da antiga Tchecoslováquia em dois países: a República Tcheca e a Eslováquia. No início dos anos 1990, o presidente tcheco Vaclav Havel queria uma obra para refletir esse momento histórico de fim de ditadura, simbolizando o começo de uma nova era para o país. Nada melhor do que um exemplo de desconstrutivismo arquitetônico, o movimento pós-moderno iniciado nos anos 1980.

 

Os arquitetos responsáveis

Grandes construções nascem das pranchetas de grandes arquitetos. No caso do prédio dançante de Praga, foram dois os principais responsáveis:

Vlado Milunic

Arquiteto nascido em 1941 em Zagrebe, na atual Croácia, estabeleceu-se, ainda jovem, na República Tcheca. É professor na Universidade Técnica Tcheca, em Praga. Responsável por projetar inúmeros edifícios na capital tcheca, mas sua obra mais conhecida continua sendo o prédio dançante Ginger & Fred.

Frank Gehry

Arquiteto e designer nascido em Toronto, em 1929, vive atualmente na Califórnia, nos Estados Unidos. Alguns exemplos de seus projetos, além do famoso edifício de Praga, são o Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha), o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles (EUA), a Fundação Louis Vuitton, em Paris (França) e inúmeros outros. A curiosa escultura “O Peixe”, localizada em frente ao Porto Olímpico de Barcelona (Espanha), também é trabalho dele.

Como toda obra inovadora, o edifício não agradou a todos. Os mais tradicionais torceram o nariz para a construção contrastante com a arquitetura antiga de Praga. Indiferentes às polêmicas, Ginger & Fred seguem entrelaçados em sua dança, atraindo milhares de visitantes por ano.

Gosta de conhecer as grandes construções e projetos arquitetônicos ousados e inusitados? Quais já visitou ou gostaria de visitar? Conte para nós nos comentários!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.