Blog

Quais são os principais softwares para construção civil?

vista superior em 2D de uma projeção predial feito em um dos principais softwares para construção civil

índice

Ferramentas e plataformas tecnológicas específicas para indústria vem se popularizando no mercado.

A razão disso é o desejo em otimizar as atividades e reduzir cada vez mais desperdícios.

Os softwares para construção civil, por exemplo, tem o objetivo de facilitar os gestores e responsáveis a entender o que está sendo produzido em cada etapa da construção.

Rapidez e dinamismo são características comuns aos softwares para construção civil, pois além de acompanhar as atualizações do projeto, tais informações são postas de forma colaborativa.

O que permite a introdução de sugestões e análises por parte dos demais integrantes do projeto, e que serão avaliadas de maneira mais detalhada pelo responsável geral.

Apesar desses softwares serem utilizados por profissionais de construção civil, grande parte oferecem versões gratuitas para estudantes de engenharia e arquitetura, servindo como apoio em seus projetos durante o curso.

No texto de hoje, vamos apresentar 10 sugestões de softwares para construção civil e suas funcionalidades.

Veja agora as nossas sugestões sobre softwares para construção civil que você deve investir!

Desenho técnico

Para facilitar a representação do projeto que será construído, arquitetos e engenheiros utilizam softwares de desenho técnico.

As ferramentas incluídas nestes programas dão as dimensões precisas do esboço da obra e ajudam a solucionar de forma mais rápida algum erro de cálculo da área construída.

AutoCAD

É voltado para desenvolvimento e representação gráfica de qualquer tipo de projeto em duas e três dimensões (2D e 3D).

O AutoCAD é um software pago e pode ser adquirido em lojas de produtos de informática ou através do site da AutoDesk, onde o usuário pode fazer sua assinatura mensal ou anual e ter acesso constante a todas as ferramentas existentes do programa.

Disponível também em versão mobile e para sistema operacional Mac e Windows.

LibreCAD

Com funções semelhantes ao AutoCAD, o LibreCAD reproduz projetos em planta baixa em 2D, além de permitir concluir tarefas iniciadas anteriormente em outro programa.

O acesso ao software é gratuito e funciona perfeitamente no sistema Windows, Linux e Mac OS X, baixado através do site oficial. Suas funções são semelhantes ao AutoCAD.

Planejamento e gestão de obra

Criar, executar e seguir o planejamento de uma obra é tarefa que demanda bastante atenção e tempo.

Portanto, investir em softwares para essa atividade vai ajudar o gestor no monitoramento da obra conforme o prazo e orçamento estabelecido.

Excel

O mais prático e tradicional dentre todos os softwares, o Excel é uma planilha eletrônica onde o usuário pode preenchê-la com informações gerais organizadas em tabelas para efetuar cálculos e análises de dados.

O Excel integra o Pacote Office e pode ser encontrado na loja oficial Microsoft.

Também existem versões gratuitas da ferramenta, como por exemplo, o Planilhas Google.

Primavera

Possibilita realizar planejamentos com maior rigor, como ainda o monitoramento de projetos em tempo real.

Na última atualização do programa, foi incorporada módulo exclusivo para construção civil, o Primavera Construction, que permite a integração de vários processos mais específicos da obra em um mesmo espaço.

A plataforma Primavera é paga e pode ser comprado no próprio site da plataforma.

Sienge

Criado especialmente para gestão de empresas do ramo de construção civil, o Sienge integra os processos de planejamento, contabilidade, comercial e compras de materiais.

Esta plataforma mantém operações em nuvem (data center) solicitado no próprio site da empresa.

Instalações elétricas

A estrutura elétrica de uma obra deve ser pensada ainda na fase de planejamento.

Para acompanhar seu desenvolvimento e instalação, investir em softwares para tal finalidade são fundamentais, bem como todas as atualizações desta etapa em tempo real.

AutoCAD Electrical

O principal objetivo deste software é apresentar soluções eficientes que facilitem o trabalho do engenheiro na elaboração do sistema elétrico da obra.

Complementar ao AutoCAD tradicional, essa versão também realiza a simulação da estrutura no formato 2D.  Software pago e disponível para sistema Windows.

Revit MEP

O programa auxilia os engenheiros a fazer a modelagem do projeto do sistema elétrico com riqueza de detalhes, e coordenam em conjunto com demais colaboradores da construção.

Software pago com versão gratuita para estudantes. Disponível para Windows.

Análise estrutural

Apesar de algumas ferramentas existentes nas plataformas para desenho técnico sejam utilizadas nesta etapa, os softwares de análise estrutural trazem detalhes ainda mais específicos.

Como analisar as reais condições físicas do concreto e partes metálicas que contemplam a estrutura para identificar sua resistência a grandes cargas e mudanças climáticas.

SAP2000

Este poderoso software possibilita realizar toda a parte estrutural da construção (modelagem, análise e dimensionamento) em formato 3D.

Também permite fazer alterações no projeto após feita uma simulação de mudanças nas condições do tempo ou estrutura do solo, por exemplo.

O SAP 2000 é um software pago e disponível para sistema Windows. Para comprá-lo, basta acessar o site da Multiplus.

Ansys

O Ansys permite a simulação e comportamento dos fluidos dinâmicos na parte estrutural da obra, análise térmica, e examina de forma mais completa os demais elementos que formam a estrutura da construção.

No site, é liberado aos usuários uma versão gratuita do software para testes. O Ansys é disponível para sistema Windows.

Compatibilização do projeto

Incorporar todas as alterações realizadas no projeto em um mesmo espaço otimizam o tempo de trabalho dos gestores, arquitetos e engenheiros que assinam aquele projeto.

Com a tecnologia dos softwares de construção civil, o que antes era feito à mão com várias folhas de papel uma em cima da outra para identificar as mudanças, hoje a compatibilização do projeto é realizada de forma digital.

On Target

Este  programa permite o compartilhamento de todos os desenhos e alterações da planta e esboços do projeto com a equipe integrante da construção, evitando retrabalho desnecessário.

O On Target é um software pago e é facilmente encontrado no site da empresa

Os softwares para construção civil são grandes investimentos para as construtoras e profissionais da área de Engenharia e Arquitetura.

Servindo como estratégia tanto para aperfeiçoar os próximos projetos ao permitirem uma visão mais ampla e vívida de toda sua estrutura, como também é uma forma de reforçar os conhecimentos sobre sua área de atuação.

Além dos softwares para construção civil, outras alternativas para aumentar o índice de produtividade da obra é investir em equipamentos de boa qualidade, que quando explorados em sua máxima totalidade, garantem maior eficiência e contribuem para que as atividades sigam sem interrupção.

Saiba agora quais são os 9 equipamentos que vão melhorar a eficiência da obra.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados