Blog

Mercado de construção civil: o que você precisa saber!

índice

A instabilidade econômica e política que se instaurou no país resultou no declínio no setor imobiliário, paralisação de obras públicas, canteiros de obras interrompidos, além do número assustador de trabalhadores demitidos.

Em 2017, o PIB da construção civil sofreu queda de 6%.

Essa recessão econômica, que repercutiu negativamente no noticiário brasileiro por meses, atingiu ainda programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida, devido ao aumento nas taxas de financiamento dos bancos, levando várias famílias a adiar o sonho da casa própria.

O setor de materiais do mercado de construção civil também sofreu as consequências neste período de desequilíbrio na economia. Em 2017, registrou queda de 15% no faturamento nas vendas de materiais para construtoras.

Diante deste cenário, podemos concluir que o mercado brasileiro de construção civil opera de acordo com as atuais condições econômicas e políticas do país.

Se você é profissional da área, certamente deve ter vivido um período de incertezas na carreira.

Porém, felizmente há boas perspectivas para este mercado neste ano.

Para entendermos o que o futuro reserva para este setor, acompanhe este post e veja tudo o que você precisa saber sobre o mercado de construção civil no Brasil.

O que esperar para 2018 no mercado de construção civil?

Apesar de estarmos na metade do ano, o mercado da construção civil começou a dar sinais de recuperação ainda no primeiro semestre.

A expectativa é a de que o Brasil consiga atingir estabilidade econômica e política após as eleições que acontecerão neste ano.

Com o cenário em sintonia, o índice de atividades do setor seguirá crescendo, além de retomar a confiança e otimismo dos empresários que pretendem continuar investindo no mercado nacional de construção civil.

Para que o setor continue prosperando, os profissionais da área também devem estar atentos às demandas do mercado atual. Veja agora o que será tendência na construção civil em 2018!

Sustentabilidade

Quando pensamos em canteiro de obras, logo nos vem em mente um ambiente de verdadeiro caos. Nos últimos anos, as empresas se preocupam cada vez mais em aderir a projetos com foco na sustentabilidade. Sistema de reaproveitamento de água dentro do canteiro de obras, bem como escolher materiais que ofereçam menor impacto ao meio ambiente. Com certeza, em 2018 essa ideia continuará na ativa.

Lean Construction

A procura em manter uma equipe de profissionais e planejamento de obra mais enxutos já é uma realidade. O termo Lean Construction consiste em obter um planejamento mais detalhado e gestão de custos otimizada, evitando assim desperdícios e adversidades que comprometam a execução da obra.

Novas tecnologias

A tecnologia também tem contribuído positivamente para o crescimento deste mercado. Ferramentas como softwares de indicadores de performance e inteligência artificial são alguns exemplos, que podem tornar a rotina do profissional mais produtiva, melhorar a comunicação interna entre as equipes e manter a produção sob controle.

Construtechs

As startups são um modelo de negócio cada vez mais frequente no mundo corporativo. Na construção civil, as construtechs são startups desenvolvidas especificamente para este ramo. Esse fenômeno, que já é tendência em outros países, traz a inovação e perspectivas necessárias para aperfeiçoar a atual gestão da empresa, utilizando a tecnologia para desenvolver ferramentas e estratégias de crescimento.

Tenha uma visão empreendedora

Em 2018, o conceito de empreendedorismo se fortaleceu e redefiniu as relações trabalhistas no ambiente corporativo. Hoje é fundamental que os profissionais sejam mais integrados com os objetivos da empresa, apresentem soluções e estejam dispostos à idealizar e realizar projetos em prol da empresa. Portanto, possuir este senso de inovação certamente lhe trará oportunidades incríveis de crescimento de carreira!

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas a respeito do mercado de construção civil no país. E para te ajudar a prosperar nos seus negócios, que tal aprender a elaborar um planejamento para sua obra de maneira eficiente? Temos um artigo específico sobre isso. Clique aqui e confira 5 dicas de como fazer uma gestão de custos econômica!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados