Terceirização na construção civil: Quais as vantagens?

Terceirização na construção civil: Quais as vantagens?

Terceirizar serviços na construção civil sempre foi uma prática muito comum, mas tornou-se indispensável devido a alta demanda do mercado principalmente após a implantação de programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida.

Com a facilidade de compra da casa própria, diversas construtoras tiveram que aumentar suas equipes para conseguir captar tantos projetos deste tipo e lançar novos empreendimentos com qualidade e rapidez.

A união dessas forças de trabalho podem gerar maior produtividade e otimização nos serviços, além de lucro e fortalecimento do nome da construtora no mercado.

Confira agora as principais vantagens de investir na terceirização na construção civil:

A terceirização acontece quando uma instituição decide contratar os serviços de uma outra empresa para realizar determinadas atividades dentro de um processo produtivo. Essa estratégia é amplamente utilizada no mercado de trabalho.

Apesar do vínculo empregatício com a empresa contratante ser de forma indireta, o serviço terceirizado não deve ser confundido com trabalho informal.

A empresa contratada como prestadora de serviços deve formalizar a situação junto com a instituição interessada. No entanto, os encargos trabalhistas referentes ao períodos trabalhados são de sua responsabilidade.

A construtora deve oferecer condições de trabalho favoráveis para todo o time de profissionais atuantes no canteiro, inclusive os terceirizados, dando toda a assistência em casos de acidentes ou situações que possam prejudicar a integridade física dos funcionários. Portanto, a formalização neste tipo de vínculo empregatício não pode ser negligenciada.

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, a empresa pode contratar o serviço de terceirização para atividades-meio (aquelas necessárias para chegar ao produto final que a empresa está trabalhando) e atividades-fim (fornecem o produto final diretamente).

Na construção civil, geralmente a mão de obra contratada é terceirizada, seja para complementar o quadro de funcionários existentes, e/ou otimizar determinada etapa da obra, como por exemplo, a instalação da parte elétrica.

Veja agora o que é preciso considerar antes de fechar contrato com empresas terceirizadas e as vantagens deste serviço:

Benefícios para empresa contratante

Redução de custos

Como citamos no exemplo acima, terceirizar a mão de obra em serviços pontuais contribuem para a entrega mais rápida do empreendimento. Dependendo da atividade, com os terceirizados, o tempo de capacitação e treinamento que seria destinado aos funcionários efetivos é reduzido, logo, maior a produtividade no canteiro de obras.

Além disso, é uma estratégia eficiente em tempos de crise econômica e instabilidade sentidas no setor da construção civil. Se o orçamento disponível pela empresa e cliente for reduzido, a contratação temporária é a melhor opção.

Experiência no mercado

É importante pesquisar sobre a credibilidade da empresa terceirizada que deseja contratar no mercado. Uma dica é procurar a opinião de quem já a contratou para certificar da qualidade dos serviços prestados, além de verificar os trabalhos anteriores que a empresa executou.

Maior foco nos negócios

O processo de contratação comum geralmente é extenso e burocrático: anúncio de vaga, triagem de currículos, entrevistas… Com a terceirização, a empresa não precisa se preocupar com todas estas etapas, pois a prestadora de serviços seleciona os candidatos com o perfil e experiência adequado para atuar na construtora, e assim, maior o tempo para captar novos clientes, fechar novas parcerias e acompanhar o andamento das obras.

Possibilidade de substituição e reposição de funcionário

Caso seja identificado que o funcionário terceirizado não se adaptou a rotina de trabalho ou não atendeu as expectativas da construtora, basta solicitar sua substituição diretamente à empresa fornecedora da mão de obra por outro colaborador.

Em resumo, investir em terceirização na construção civil vai depender do tipo de obra, prazo, e orçamento previsto para o empreendimento. Outro ponto fundamental de qualquer obra é a escolha das máquinas e ferramentas adequadas. Assim como a mão de obra, também é possível optar pela terceirização, neste caso, a locação dos equipamentos.

Mas, se você é empresário do ramo e está com dúvidas entre a compra ou aluguel de equipamentos para seu negócio, confira neste artigo as vantagens de ambas as opções e o que você precisa avaliar antes de fechar negócio!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.