100 Anos da Komatsu!

100 Anos da Komatsu!

Tendo como missão entregar produtos e serviços DANTOTSU (palavra japonesa que significa incomparável), no ano de 1921, nasceu no Japão, a Komatsu Ltd. (Ko matsu, designação japonesa para “Pequeno Pinheiro”), na cidade de Komatsu, província de Ishikawa, onde a empresa foi estabelecida. Atualmente a sede fica em Minato, em Tóquio, no Japão.

Nestes 100 anos, a empresa se transformou e hoje emprega cerca de 62 mil funcionários, espalhados em 148 países e possui mais de 600 mil máquinas monitoradas com o KOMTRAX, sistema de gerenciamento total do desempenho e saúde dos equipamentos em campo.

O ano de 2021, que trará o centenário da Komatsu, com certeza, será um grande marco e estamos certos de que os próximos cem anos serão marcados por novas conquistas.

Quer saber como tudo começou? Confira a linha do tempo abaixo, que conta um pouco da história da Komatsu, nossa grande parceira:

  1. Komatsu Iron Works

Em 1917, a Indústria de Mineração Takeuchi Mining Co., definiu a Komatsu Iron Works para a fabricação de acessórios para máquinas e equipamentos de mineração para uso doméstico. Três anos depois, se desatrelou da Takeuchi Mining Co. e se tornou a Komatsu Ltd.

  1. A super prensa

Em 1931, apresentou sua primeira criação, uma prensa com nada menos que 450 toneladas. Neste mesmo ano, produziu no Japão, seu primeiro trator, destinado a agricultura.

  1. Crescimento durante a guerra

Durante a década de 1930, a Komatsu lançou tratores escavadeiras, tanques e morteiros para as forças armadas japonesas. Sem dúvida, foi uma década bastante produtiva para a empresa, em virtude do crescimento econômico mundial e da modernidade que acenava para o século XX.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Komatsu ampliou sua linha de produtos, lançando escavadeiras não militares e empilhadeiras, sob a liderança de seu novo presidente, Yoshinari Kawai.

Os anos 1950 representaram um período de muito crescimento para a empresa, em virtude da grande demanda por escavadeiras utilizadas na reconstrução do Japão pós-guerra.

  1. Motores Cummins

Sempre atentos a evolução de seus equipamentos, em 1962, a empresa assinou um acordo com a Cummins na produção de motores, ocasionando um grande avanço na tecnologia e potência de suas máquinas.

  1. Komatsu mundo afora

A década de 1970 foi marcada pela criação de filiais em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, em 1975.

Expansões mundiais adicionais, principalmente na Ásia, aconteceram na década de 1990, como no Vietnã, China e Tailândia.

  1. Komatsu no Brasil

A Komatsu instalou-se no Brasil em 1975, na cidade de Suzano, São Paulo, tendo sido a primeira planta projetada fora do Japão.

Em 1977, no município de Arujá, também no estado de São Paulo, nasceu a segunda planta no Brasil, onde são produzidos tanques, caçambas, cabines, chassis e chaparia em geral.

A subsidiária de vendas destinada exclusivamente a cuidar do mercado brasileiro, a Komatsu Brasil International, foi criada em 1998.

A Komatsu possui uma linha completa de equipamentos e, atualmente, atua nos segmentos de infraestrutura, agricultura, mineração, rodoviários, ferroviários, aeroportuários, hidroelétricos, petroquímicos e florestais.

Temos orgulho em fazer parte dessa história! Parabéns, Komatsu! Que venham mais centenários de sucesso!

Curtiu este post? Compartilhe em suas redes e deixe nos comentários a sua opinião.

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.