Blog

Como fazer a gestão de máquinas para construção civil?

maquinas-para-construcao-civil

A gestão de máquinas para construção civil é algo que provoca impacto no custo, qualidade e eficiência das obras. Por isso, saber como administrar esses tipos de equipamentos é essencial para ajudar no sucesso do gerenciamento de obras e fazer um bom investimento. 

Realizar a manutenção dos equipamentos e garantir que seus colaboradores saibam usá-los de forma adequada são alguns dos pontos importantes que devem ser considerados para fazer uma gestão eficiente de máquinas para construção civil. Além disso, se feita de forma correta, ela pode ajudar também na lucratividade do seu negócio..

Por isso, preparamos esse artigo com informações para você saber mais sobre a manutenção preventiva, dicas que podem ajudar na hora de treinar os seus colaboradores e na hora de encontrar um fornecedor de qualidade. 

Você também poderá saber como escolher máquinas para construção civil adequadas para realizar a terraplanagem e a importância que uma minicarregadeira Bobcat pode oferecer para a realização das obras. Aproveite esse conteúdo especial e descubra o melhor caminho para fazer a gestão das máquinas da sua empresa.

Faça a manutenção preventiva das máquinas para construção civil

Como toda máquina apresenta uma vida útil é necessário que você fique atento às orientações que o fabricante fornece sobre o produto para ajudar na conservação e manutenção dela. Também é importante montar um banco de dados para auxiliar na gestão com informações sobre o uso das máquinas na construção civil e criar um cronograma para realização da manutenção preventiva de cada uma delas.

Esse tipo de manutenção é essencial para ajudar na conservação das máquinas e evitar falhas que exigirão consertos no futuro. Nesse sentido, esse tipo de prática contribui para ampliar a vida útil do maquinário e evitar prejuízos que envolvem valores altos.

É importante ficar atento para dois tipos de manutenções preventivas:

Manutenção diária: são realizadas atividades como a análise dos níveis de óleo e outros fluidos da máquina, além da lubrificação de buchas e pinos.

Manutenção periódica: esse tipo deve ser realizada a partir das 50 primeiras horas de uso das máquinas. É necessário realizar a troca dos filtros e do óleo, analisando também os parâmetros de funcionamento.

Fique atento na programação de uma manutenção completa. É importante realizar a cada 250, 500 e 700 horas de uso da máquina.

Realize treinamentos para seus colaboradores usarem de forma correta as máquinas

Não respeitar os limites de carga do equipamento e até mesmo usá-lo em terreno não apropriado são alguns exemplos do uso inadequado dele que  podem gerar diversos custos para a empresa. Por isso, organizar treinamentos para que os colaboradores aprendam a trabalhar da forma correta com esses tipos de equipamentos é fundamental.

Como elas envolvem um alto investimento da empresa e são essenciais para a realização das obras, se as máquinas apresentarem problemas no seu funcionamento, provocará prejuízos financeiros e atrasos nos cronogramas dos trabalhos.

Portanto, ações que envolvam os colaboradores na aquisição de mais conhecimento ao trabalhar com essas máquinas contribuem também para gerar um resultado significativo no orçamento das obras e prevenir manutenções corretivas, ajudando a empresa a economizar com gastos desnecessários. Veja alguns tipos de ações que podem ajudar:

Avalie se ocorre a sobrecarga

Ao realizar o carregamento, vale a pena saber a quantidade de peso que a máquina coloca no caminhão a cada “caçambada”. 

Como os equipamentos são produzidos para suportar uma determinada quantidade de carga, ao acrescentar um peso acima da capacidade da máquina, ela poderá ter a sua performance comprometida e uma baixa produtividade.

Também é preciso verificar se os dentes e unhas da máquina estão em bom estado e  se foram fixados seguindo o padrão e grau de dureza adequado ao serviço que é feito pelo equipamento. Isso ajuda na otimização da “caçamba” que é realizada durante o trabalho das máquinas.

Fique atento se o motor está em processo de stall

O motor entra em processo de stall quando recebe uma carga além do que ele aguenta, ocasionando o desligamento dele. Caso ele continue em operação nesse tipo de situação poderá levar ao travamento e ao desgaste excessivo.

Prepare o terreno antes de iniciar o trabalho com as máquinas

É necessário avaliar o estado do terreno antes de iniciar a construção. Algumas áreas podem apresentar algum declive ou aclive. Por isso, é preciso nivelar o local para começar a usar as máquinas de construção.

Quanto mais plano e regulado o terreno estiver, menor será o desgaste da máquina e melhor será o desempenho dela no trabalho.

Monitore as máquinas

Use softwares que auxiliem no monitoramento  do uso das máquinas no canteiro de obras. Com eles, é possível acompanhar quais equipamentos estão sendo utilizados pelos operadores de forma correta. 

Outro benefício do monitoramento é a possibilidade de aumentar a vida útil das máquinas assim como realizar a prevenção de imprevistos e acidentes que possam acontecer.

Por via satélite ou por meio dos celulares os softwares oferecem acesso às informações como o funcionamento de motores e ciclos de trabalho realizados pelas máquinas que possibilitam aos gestores compreender de forma mais clara o trabalho de campo e analisar a eficiência das máquinas pesadas.

Os softwares de gestão de frotas se destacam por permitir gerenciar todas as operações dos equipamentos a partir dos ciclos de trabalho que são realizados.

Você consegue verificar o desempenho individual dos operadores, melhorar a logística e evitar que as máquinas para construção civil fiquem paradas e ociosas.

Use a minicarregadeira Bobcat na sua obra

Para trabalhar em espaços pequenos e estreitos, a minicarregadeira Bobcat é ideal para que você tenha produtividade e eficiência nos canteiros de obras.

A facilidade que o equipamento oferece no momento da operação e o fato delas ocuparem pouco espaço são apenas alguns dos diversos benefícios que elas apresentam na execução da obra.

Em alguns modelos dessa marca, como a minicarregadeira T870, é possível usá-la para empilhar de forma rápida e fácil blocos, tijolos e outros tipos de materiais 

Assim, sua empresa terá benefícios ao incluir esse tipo de máquina na execução das obras e sua equipe terá um grande ganho de agilidade e produtividade na entrega do projeto.

Escolha máquinas de terraplanagem adequadas

As máquinas de terraplanagem são fundamentais na área da construção civil. Elas atuam no nivelamento do terreno que deve ser feito corretamente para que possa se iniciar as obras de construção. 

Por isso, selecionar os equipamentos adequados para realizar a terraplanagem é essencial. Veja quais são as principais máquinas que sua empresa precisa adquirir para desenvolver esse tipo de trabalho:

  • Escavadeira;
  • Minicarregadeira;
  • Retroescavadeira;
  • Rolo compactador;
  • Motoniveladora;
  • Trator de esteira;
  • Empilhadeira.

Essas máquinas  auxiliam nas etapas da terraplanagem e devem estar com a manutenção em dia. A escavadeira, por exemplo, atua com o trabalho extremamente pesado de escavação da terra e não pode sofrer nenhum tipo de falha durante o processo.

Já as empilhadeiras desempenham um papel importante na movimentação dos materiais, como os paletes, sendo indispensável para ajudar na organização dos ambientes e no canteiro de obras. 

Tenha um fornecedor de máquinas de qualidade

Encontrar um bom fornecedor de máquinas é um ponto importante para atuar com a gestão delas. É preciso ter a segurança e confiança que você está adquirindo equipamentos de qualidade e que ofereçam um melhor custo-benefício para a sua empresa.

Por isso, faça pesquisas e busque comprar com empresas que são referência no mercado como a Mason Equipment. Oferecemos variedade de produtos de marcas internacionais e atendemos em vários estados do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Curtiu esse post? Então entre em contato com nossa equipe de consultores. Você vai gostar mais ainda das condições de compra que preparamos para ajudar na gestão das máquinas da sua empresa.

Posts relacionados