Blog

Conheça agora 5 tendências do Agronegócio para 2021

índice

O ano de 2020 foi atípico e trouxe inúmeros desafios para a maioria dos produtores rurais pelo país, mas de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Brasil fechou o ano com saldos positivos e algumas boas tendências do agronegócio.

Nosso país é uma potência no que diz respeito as atividades do agro em termos de produção e exportação, e também de implementação de novas práticas, tecnologias e estudos para o desenvolvimento da área.

Estudar o mercado e levantar tendências é uma forma de gerar previsibilidade para questão específicas e comportamentos do mercado para buscar ao máximo minimizar os impactos das ações de combate a Covid.

Veja a seguir algumas tendências e projeções do agronegócio para 2021.

Promessa de crescimento e safra recorde

O ano de 2021 iniciou cheio de dúvidas, porém o agronegócio, apesar do período marcado por grandes desafios, chegou pronto para “fazer bonito”, trazendo estimativas positivas para o setor.

Os produtores se preparam para atender às necessidades de mercado e produção esperadas para o ano, com projeções indicando nova safra recorde e crescimento previsto de 3% para o PIB e 4,2% no valor bruto da produção, segundo a CNA.

Devido a influência do país e a forte atuação no agro a expectativa é que o nosso país fortaleça várias localidades ao redor do mundo no momento difícil em meio a pandemia mundial.

5 tendências do agronegócio para 2021

O ano de 2020 mostrou ao mundo a força do agronegócio no Brasil, trazendo muitos ensinamentos absorvidos pelo produtor rural, que deverá estar atento às tendências que o novo ano trará.

Confira aqui algumas projeções e fique atento!

Sustentabilidade

É imprescindível praticar a sustentabilidade no agronegócio, garantindo o suprimento dos consumidores, através de práticas responsáveis e que impactem positivamente no meio ambiente, crescendo a demanda para que empresas se alinhem a essa responsabilidade social.

Novas tecnologias

O Brasil, apesar de possuir uma agricultura de qualidade, dividida em avançada e familiar e sendo capaz de atender às necessidades mundiais, ainda deve concentrar esforços na agricultura familiar, implementando novas tecnologias e atualizando práticas já ultrapassadas, do ponto de vista científico.

Os avanços tecnológicos e estudos de inovação que seguem em busca da vacina para o vírus também podem impactar positivamente no desenvolvimento de muitas áreas que tem como necessidade o uso de tecnologia, principalmente o agronegócio.

Drones

Utilizando drones, o produtor poderá acompanhar toda a extensão da plantação, monitorando doenças, pragas, focos de incêndios, capacidade de retenção de água no solo, demarcação de áreas para novos plantios, a uma distância de mais de 200 metros, tornando-se um grande aliado das grandes plantações e das florestas de alta produtividade.

Mudanças nos hábitos de consumo

Com o crescimento da preferência por produtos plant-based, elaborados apenas com matérias-primas de origem vegetal, aliados a alta tecnologia com o mínimo de processamento, resultando em alimentos saudáveis e saborosos que atendem às expectativas do consumidor, essa é uma nova forma de produzir e processar os alimentos.

Rastreabilidade de produtos

A rastreabilidade possibilita o monitoramento das propriedades produtoras, assegurando a procedência dos produtos e também informando sobre a quantidade e qualidade de defensivos agrícolas utilizados na produção, podendo, em caso de problemas, identificar o ponto da cadeia em que ocorreu a falha.

Objetivando controlar a qualidade, os produtores rurais devem se atentar para a qualidade final do que disponibilizam para o mercado, facilitando a informação para os consumidores sobre o caminho dos produtos até a venda deles.

Podemos concluir que o agronegócio, único setor da economia brasileira que cresceu em 2020, continuará forte em 2021.

E aí, curtiu essa publicação? Ajude a divulgá-la, replicando-a em suas redes sociais.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados