Blog

Como a empilhadeira elétrica pode ajudar o seu negócio?

Trabalhar com máquinas e equipamentos que ajudam a otimizar a rotina de trabalho do seu negócio é fundamental, atualmente, para que sua empresa cresça cada vez mais no mercado. A empilhadeira elétrica é um grande aliado que oferece tecnologias que ajudam a aumentar a segurança e garante a produtividade da gestão.

Apesar disso, algumas empresas e profissionais desconhecem sobre a empilhadeira elétrica e como ela pode ajudar o negócio. Por isso, elaboramos este artigo para ajudar a informá-lo melhor sobre a máquina e esclarecer as suas dúvidas.

Você vai descobrir como funciona a empilhadeira elétrica, os principais benefícios que ela oferece, saber mais também sobre a empilhadeira elétrica patolada e saber como escolher o equipamento ideal para a sua empresa. Boa leitura!

O que é uma empilhadeira elétrica?

A empilhadeira elétrica funciona por meio de um motor elétrico que é alimentado por uma bateria. Ela é usada para ajudar no carregamento e no descarregamento de cargas. 

Ela é um equipamento pequeno e compacto que oferece grande mobilidade para o operador. Dessa forma, o profissional que opera a empilhadeira deve ser habilitado para realizar o transporte e manipulação das cargas. 

A capacidade da empilhadeira pode variar de acordo com o modelo. As empilhadeiras elétricas da CLARK contam com capacidade para mover as mercadorias entre 1,6 kg e até mais de 7 kg.

Principais benefícios da empilhadeira elétrica

Apesar das empilhadeiras elétricas apresentarem um investimento alto, elas oferecem diversos benefícios. Elas são peças essenciais para a logística de várias empresas. Confira as principais vantagens ao adquirir a sua empilhadeira elétrica:

Redução de custos 

A empilhadeira elétrica é uma ótima ferramenta para ajudar na redução de custos da empresa. Como a eletricidade é mais barata do que os combustíveis, como o diesel, ela contribui para diminuir os custos da empresa com combustíveis. 

Os baixos custos com a manutenção também são fatores que ajudam nisso. Isso acontece, porque elas necessitam de lubrificante apenas para o sistema hidráulico enquanto às empilhadeiras à combustão exigem óleos no motor e na transmissão. 

Os freios da empilhadeira elétrica usam um sistema em que são aproveitados a parada do motor para realizar a frenagem da máquina e diminuir os desgastes das peças.

Todos esses elementos da empilhadeira ajudam a reduzir os gastos e contribuir para a economia do seu negócio.  

Otimização do trabalho 

Como a empilhadeira elétrica não emite ruídos e atua de forma silenciosa nas suas operações, ela promove melhor qualidade no ambiente de trabalho reduzindo o estresse que o operador sofre com o barulho das máquinas. 

Além disso, ela pode atuar próxima a escritórios e salas de reunião sem comprometer o trabalho das outras pessoas nesses locais. 

Contribui para a preservação do meio ambiente 

Esse tipo de máquina apresenta uma tecnologia que ajuda a preservar o meio ambiente, pois não emite gases nocivos e fumaças para a atmosfera. Como ela utiliza a eletricidade, conta com uma energia limpa e promove o bem-estar dos operadores reduzindo o consumo de recursos presentes na natureza.

Proporciona conforto ergométrico para o operador 

O operador da empilhadeira consegue obter um ótimo nível de conforto tanto para entrar quanto para sair da empilhadeira, como também quando ele está operando o equipamento.

O painel é disposto de forma inteligente e a cabine oferece um ótimo espaço interno. Além disso, ela proporciona um amplo campo de visão tornando o trabalho mais eficaz.

Por isso, existem diversas maneiras e bons motivos para usar a empilhadeira elétrica na sua empresa.

Como funciona a empilhadeira elétrica patolada?

A empilhadeira elétrica patolada é muito usada para movimentação e elevação de cargas que são apoiadas em paletes.

Movida a energia elétrica, essa máquina apresenta duas patolas com rodas de carga embaixo dos garfos que são responsáveis por elevar os paletes. Esse recurso  localiza-se na base do chassi da empilhadeira e garante uma maior base de sustentação. 

Esse tipo de empilhadeira pode ser usada com o operador a bordo, desde que uma plataforma seja acoplada à máquina. Pelo fato de ser movida a energia elétrica, ela não realiza a emissão de gases poluentes no ambiente.

Como a energia dessas máquinas vem da bateria, é necessário recarregá-las e tomar cuidados com essa fonte de energia da máquina. Por isso, você deve cuidar bem das baterias da máquina realizando a recarga de forma correta para os operadores utilizarem quando forem precisar para realizar algum trabalho.

Dicas para escolher a sua empilhadeira elétrica

Vários segmentos do mercado necessitam da empilhadeira elétrica para auxiliar no seu trabalho, inclusive se o seu negócio apresenta características peculiares como espaço limitado, dentre outras características, ela é o equipamento mais indicado.

Veja algumas das dicas que preparamos para ajudar você a escolher a sua empilhadeira elétrica ideal:

1 – Atua de forma silenciosa

Como esse tipo de empilhadeira apresenta motorização elétrica, a movimentação de cargas é feita de forma silenciosa, sem a emissão de muito barulho.

Para empresas que estão em busca de melhorar os indicadores de saúde laboral, a empilhadeira elétrica é ideal para ajudar a criar um ambiente de trabalho mais saudável tanto para quem trabalha operando o equipamento quanto para outros colaboradores do setor.

2 – Versatilidade

Para os negócios que exigem versatilidade, a empilhadeira elétrica é um ótimo equipamento. Ela apresenta a capacidade de operar nos mais diversos tipos de ambientes e operações logísticas como galpões estreitos, transporte de cargas que exigem controle de contaminação, medicamentos e alimentos.

3 – Contribui para melhorar o meio ambiente

O funcionamento da empilhadeira é a base de bateria, por isso ela utiliza energia limpa e renovável, não realizando a queima de combustíveis fósseis. Assim, ela contribui para o meio ambiente sem emitir poluentes. Esse é um dos grandes diferenciais do equipamento que ainda pode ajudar a sua empresa a ajudar na preservação do meio ambiente e reduzir os custos com combustíveis para o funcionamento da máquina.

4 – Bom desempenho e capacidade operacional

A alta tecnologia embarcada presente nesse tipo de empilhadeira proporciona alto grau de desempenho e os modelos da marca CLARK, por exemplo, conseguem até mesmo subir rampas acima de 30%.

Além disso, elas proporcionam redução de velocidade automática em curvas, facilidade que contribui para o aumento da produtividade.

5 – Proporciona economia inteligente

As empilhadeiras da CLARK, por exemplo, contam com bateria, apresentam preparação frigorífica gerando adaptação facilitada ao seu negócio e motores 100% AC blindados sem escova com proteção térmica, gerando mínimo desgaste  de peças, com custo operacional baixo e melhoria do desempenho. 

Neste artigo, você descobriu como a empilhadeira elétrica contribui para ajudar o seu negócio em diversas áreas, desde a mobilidade que o equipamento proporciona até a economia de energia. Esse tipo de equipamento ajuda a reduzir os custos com manutenção e ajuda a aumentar a produtividade da sua empresa.

Além desses benefícios que o equipamento proporciona, você poderá contar com uma máquina adequada para trabalhar com a movimentação de cargas do seu negócio.

Somos representante oficial da marca CLARK, temos mais de 40 anos de experiência no mercado e podemos ajudar no que a sua empresa  precisar no universo das empilhadeiras elétricas.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato com os nossos consultores para ajudar você a adquirir a empilhadeira elétrica ideal para a sua empresa. 

Posts relacionados