Blog

Conheça os selos ambientais da construção civil

índice

O setor de construção civil vem investindo com entusiasmo na obtenção de selos ambientais. Eles agregam valor ao empreendimento e elevam o conceito da empresa, ao demonstrar conformidade com a legislação ambiental e respeito ao planeta. 

Existem vários certificados ambientais, nacionais e internacionais, cada um com seus próprios critérios de concessão. Eficiência energética, reciclagem, uso racional dos recursos naturais e soluções sustentáveis inovadoras são exemplos de requisitos para que um edifício seja certificado como “verde”. 

Quer conhecer alguns dos selos ambientais mais cobiçados na construção civil? Foi para isso que escrevemos este artigo. Continue lendo!

Os selos ambientais

As construções têm impacto considerável sobre o meio ambiente, pois demandam matéria prima, gastam água e energia, produzem lixo tóxico e emitem gases na atmosfera. Com o objetivo de minimizar tais impactos, foram estabelecidos padrões de construção e selos para certificar os projetos que primam pelo respeito à natureza. 

Abaixo, confira algumas das principais certificações ambientais:

Selo AQUA-HQE

A Fundação Vanzolini concede esse selo de reconhecimento internacional, a partir do certificado francês Démarche Haute Qualité Environnementale. Para fazer jus a ele, a construção precisa passar por auditorias presenciais que avaliam, por exemplo:

  • relação construção/entorno
  • baixo impacto ambiental no canteiro de obras;
  • gestão de água, energia e resíduos;
  • conforto térmico, acústico, visual e olfativo;
  • qualidade sanitária do ar, da água e dos ambientes.

Selo LEED

Esse selo foi o pioneiro entre as certificações, o que faz dele um dos mais conhecidos no setor de construção civil. 

Na avaliação para a certificação de Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), são concedidos pontos em aspectos como:

  • uso da água e outros recursos naturais;
  • qualidade dos materiais empregados;
  • localização do empreendimento;
  • ambientes internos e externos;
  • soluções inovadoras. 

Conforme a pontuação obtida, a construção será classificada como Certified, Silver, Gold ou Platinum. O selo é concedido pelo GBC Brasil.

 

PROCEL Edificações

Concedido pela Eletrobras, por meio de instituições credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), esse selo certifica edifícios por sua eficiência energética. 

Ele pode ser obtido tanto na fase de construção quanto após a finalização da obra. Consulte o site para informações detalhadas

Selo Casa Azul

A Caixa Econômica Federal avalia os impactos socioambientais dos projetos de construção que queiram obter esse selo. A certificação considera aspectos como uso consciente de recursos naturais, desenvolvimento social do entorno, integração com a área, soluções urbanísticas e outros. 

Tanto o construtor quanto os adquirentes das unidades recebem descontos nas taxas de juros do financiamento. Veja as informações no site da Caixa.

Selo BREEAM 

Quer uma certificação internacional de altíssimo nível para sua construção? Então, candidate-se à avaliação da instituição inglesa Building Research Establishment (BRE), que criou o selo em 1992. Ele é bem conhecido e respeitado na Europa, mas ainda pouco divulgado no Brasil. 

A certificação abrange diferentes tipos de construções, como as industriais, as comerciais e as residenciais. Entre os aspectos avaliados para a concessão do selo constam saúde e bem-estar, gerenciamento, ecologia, poluição, tratamento de resíduos, uso de água e energia e outros.

 

Construções certificadas com selos ambientais são bem vistas aos olhos da sociedade e, portanto, mais valorizadas pelo mercado. No entanto, o lucro mais importante advindo de um edifício sustentável não é o financeiro, e sim o social e o ambiental. Se todos cuidam do planeta, todos lucram. 

 

Ficou curioso para saber que construções detém selos ambientais da construção civil? Então leia nosso artigo e conheça cinco delas. O número três da lista surpreende. Confira lá!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados