Blog

5 projetos de construção sustentável que você precisa conhecer

A definição de construção sustentável é flexível e varia conforme o cenário. Mas, basicamente, liga-se à harmonia entre ser humano e meio ambiente. É a preocupação em amenizar os impactos ambientais e aproveitar os recursos naturais, antes, durante e depois da obra. 

São inúmeros os exemplos de construção sustentável em vários cantos do planeta. Aceite nosso convite para conhecer alguns deles e leia o artigo até o final! 

 

O que talvez você não saiba

Como curiosidade, é bom saber que o conceito não é recente. Já logo após a Revolução Industrial, no séc. XVIII, começaram alguns movimentos tímidos de preocupação com os impactos ao meio ambiente, provocados pelo rápido crescimento industrial. A tendência tomou impulso ao longo do séc. XX, com a aceleração do processo de urbanização. Nos anos 1970, surgiu o termo “arquitetura sustentável”.  

Três principais aspectos se destacam, quando se fala em construção sustentável: impactos sociais, ambientais e econômicos. Ao levá-los em consideração, todo o entorno, além da obra, é afetado positivamente. 

Como exemplo, citamos a técnica dos telhados verdes. Espécies vegetais plantadas no alto dos edifícios de uma cidade reduzem a poluição e beneficiam toda a região ao redor.

 

Cinco projetos sustentáveis no mundo

Várias certificações internacionais determinam parâmetros para atestar se uma construção é sustentável. Entre elas, temos:

 

  • Green Globes;
  • Leadership in Energy and Environmental Design (LEED);
  • Aqua/HQE;
  • Procel Edifica;
  • BREEAM, método de avaliação ambiental do Building Research Establishment (BRE).

 

Vamos ver, na sequência, alguns projetos certificados pela sustentabilidade:

1. Apple Park, no Vale do Silício, EUA

Antes mesmo da inauguração, o CEO da Apple já afirmava que a nova sede da empresa seria a construção mais verde do planeta. O espaço opera 100% com energia renovável, recebeu cerca de 7 mil novas árvores e grande parte do material veio de reciclagem. O eficiente sistema de ventilação natural dispensa o uso de ar condicionado ou de aquecimento durante nove meses no ano. 

 

2. Edifício da Natura – São Paulo, SP 

Outro bom exemplo de construção sustentável fica em São Paulo. O projeto da empresa de cosméticos Natura aproveita a iluminação natural, promove a interação social e a integração com o ambiente externo, por meio de fachadas de vidros e jardins escalonados.

Em 2016, o projeto recebeu a certificação LEED na categoria Gold.

 

3. Aeroporto de Oslo, Noruega

A Noruega mostrou ao mundo que mesmo um aeroporto pode ser um exemplo de sustentabilidade. Até a neve que cai no inverno é estocada sob serragem para ser usada no resfriamento do interior quando chega o verão.

O espaço foi projetado para gastar o mínimo de energia e aproveitar o calor do sol. Foi o único a receber grau máximo do BREEAM como aeroporto mais sustentável do mundo.

 

4. Jardim das Perdizes, São Paulo – SP

Na cidade de São Paulo, um bairro inteiro recebeu o certificado da Aqua/HQE, sendo o primeiro da América Latina a merecer essa certificação. O bairro Jardim das Perdizes foi projetado para ser sustentável e segue sendo um exemplo de boas práticas ambientais.

 

5. One Angel Square, Manchester, Inglaterra

A matriz do grupo Co-operative usa iluminação de LED e adota um eficiente sistema de reciclagem de lixo e de aproveitamento da água da chuva. A construção, completada em 2012, foi o primeiro projeto comercial do Reino Unido a receber a certificação BREEAM de sustentabilidade.

 

A lista de construções sustentáveis pelo mundo é grande e continua crescendo, felizmente. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é mais um órgão que abraça a sustentabilidade ao investir em projetos inteligentes, em nome da harmonia com o meio ambiente e do bom uso das verbas públicas.

 

É muito bom saber disso, não é mesmo? Esperamos que você tenha gostado do artigo. Conhece bons exemplos de construção sustentável no Brasil e no mundo? Enriqueça nosso post deixando seus comentários!

Posts relacionados