Blog

6 dicas para realizar a terraplanagem com máquinas pesadas

Drenagem, escavação, aterramento…vários são os métodos usados para realizar a terraplanagem, principalmente, na construção civil. Mas, é preciso ficar atento aos diversos fatores que contribuem para que seja feita de forma adequada e eficiente para a realização de construções.

Caracterizada por um conjunto de operações para colocação e/ou remoção de terra para ajudar no nivelamento do terreno, a terraplanagem é o primeiro passo para iniciar o trabalho em obras de engenharia. 

Por desempenhar um papel tão fundamental em qualquer construção civil, preparamos esse artigo com várias dicas para ajudar a realizar essa atividade com as máquinas pesadas mais adequadas para a sua necessidade. 

Continue a leitura e confira o conteúdo especial que preparamos para você.

1- Avalie o terreno 

Conhecer o terreno antes de realizar a terraplanagem é fundamental. As áreas que apresentam desníveis para o fundo do terreno merecem grande atenção. Esse tipo de terreno precisa de aterramento dos fundos para que possa ser feito o nivelamento. Além disso, será necessário construir um muro de arrimo ou sustentação.

Geralmente, o muro é construído primeiro para que seja colocado terra no local e depois compactado. Mas, verifique se qualquer tipo de detrito ou vegetação foram retirados do local antes de cobrir com a terra. Caso seja feito o aterramento e a compactação, sem a limpeza, o que foi deixado formará camadas de instabilidade e o solo perde a consistência. 

2- Normas e segurança do trabalho em terraplanagem 

É essencial, antes da execução da sua obra, realizar uma avaliação de risco no projeto com um profissional especializado. Para isso, é importante levar em consideração os seguintes pontos:

  • Conhecer os perigos;
  • Estimar o risco de acordo com o perigo, levando em consideração a possibilidade e a gravidade do risco;
  • Avaliar se o risco é suportável.

Após a análise, é preciso elaborar um processo e fazer a implantação de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) que corresponda a realidade da obra. Dessa forma, é importante considerar as normas de segurança. Veja quais são as principais normas em relação a terraplanagem:

  • NR nº11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais 

Dentre os diversos pontos abordados dessa norma, vale destacar que os equipamentos usados para a movimentação de materiais devem ser criados de forma a oferecer garantias de segurança e resistência. 

Também é essencial que os operadores de equipamentos de transporte sejam habilitados e só dirijam se apresentarem um documento de identificação com foto e nome em local visível. 

Outra questão que deve ser lembrada é relacionada aos transportadores industriais. Eles devem ser constantemente investigados e as peças que apresentam falhas devem ser trocadas de maneira imediata.

  • NR nº12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos 

Essa norma aborda sobre a segurança e higiene relacionada à manutenção, instalação e operação das máquinas. 

Alguns pontos que devem ser destacados sobre ela são: 

  • Ao operar os equipamentos, é importante realizar uma sinalização de advertência sobre os botões de acionamento;
  • Em relação às áreas de trabalho que as máquinas estejam em funcionamento, é recomendado que apenas pessoas autorizadas e o operador estejam presentes;
  • No caso de máquinas e equipamentos que apresentam acionamento repetitivo, eles devem ter proteção adequada e dispositivos apropriados de segurança para que sejam acionados. 

3- Use a Bobcat para ajudar na terraplanagem 

Em certas situações, uma minicarregadeira da Bobcat pode se transformar em uma grande aliada para a realização da terraplanagem. 

Nesse sentido, saiba que o equipamento é ideal para ser usado em locais estreitos e pequenos pelo fato dela ser compacta e com design projetado para atuar nesses tipos de espaço.

Elas contribuem para economizar tempo, porque realizam o trabalho de forma rápida. Também podem ser utilizadas em terrenos grandes que precisam apenas de limpeza e alguns ajustes. 

4- Tenha equipamentos da Dynapac para ajudar no trabalho com o solo

Os rolos compactadores da Dynapac são as melhores opções do mercado para ajudar na compactação de solos e asfaltos que envolvem o processo de construção de rodovias. 

Ao realizar a compactação do material do asfalto, as máquinas podem comprometer o trabalho ao deixarem marcas. Isso pode ser evitado por meio dos rolos compactadores vibratórios tandem que foram criados para não danificarem o asfalto com marcas e sinais. 

Outros equipamentos que são imprescindíveis da Dynapac são as pavimentadoras. Elas são ideais para se trabalhar na pavimentação de rodovias, sem deixar que as pistas apresentem algum tipo de imperfeição. 

Veja algumas outras funções que as pavimentadoras assumem para ajudar no trabalho de terraplanagem:

  • Aplicação e pré-compactação de concreto asfáltico;
  • Alinhamento do solo;
  • Auxilia nas obras de pista de decolagem em aeroportos;
  • Contribui para o nivelamento da pista.

5- Faça a manutenção preventiva de máquinas 

É importante realizar a manutenção preventiva de máquinas de terraplanagem para mantê-las em bom estado de funcionamento e contribuir para que trabalhem com eficiência. 

Dessa forma, veja alguns cuidados que ajudam na manutenção das máquinas: 

  • Realizar diariamente a lubrificação de buchas e pinos assim como verificar os níveis de fluidos como óleos, água, aditivos, dentre outros;
  • Recomenda-se a manutenção completa a partir das 50 primeiras horas de operação e as outras poderão ser feitas a cada 250, 500, 750 e 1000 horas;
  • Fique atento para a troca de óleos e filtros assim como verificar os parâmetros de funcionamento da máquina;
  • Procure realizar a manutenção preventiva com a Mason Equipment, pois somos distribuidores oficiais de marcas como a Bobcat, Dynapac e Komatsu. Além da credibilidade do mercado de máquinas desse tipo, usamos peças de reposição genuínas tornando a máquina mais eficiente. 

6- Escolha de forma adequada as máquinas de terraplanagem

Para obter maior desempenho e eficiência na hora de realizar a terraplanagem é necessário avaliar qual a máquina necessária para cada etapa da obra. Veja quais são as principais máquinas e como ela pode ajudar no trabalho.

Retroescavadeira 

Esse tipo de máquina permite uma performance melhor para a realização de escavações profundas devido ao braço e lança de longo alcance. Ela é recomendada para abertura de valas, escavações de grande porte, nivelamentos e carregamento de caminhões.

Minicarregadeira Bobcat 

A Bobcat apresenta minicarregadeiras de rodas e com esteiras. Ambas são indicadas para o serviço de terraplanagem e podem atuar em vários tipos de trabalhos que envolvem a construção civil.

Assim, as minicarregadeiras de rodas conseguem se locomover de forma eficiente em espaços firmes e secos. 

Já as minicarregadeiras de esteira são máquinas ideais para atuarem em regiões que apresentam lama, sejam íngremes e arenosas, e contam com fácil adaptação em espaços reduzidos. 

Tanto as máquinas de esteira quanto a de rodas são compactas, de fácil operação e versáteis. Elas podem ser usadas em obras de pequeno ou grande porte. 

Motoniveladora 

A compactação do solo e nivelamento dele pode ser feito por meio da motoniveladora. A lâmina central do equipamento permite distribuir a terra e contribui para nivelar o terreno. Inclusive, ela consegue se deslocar em terrenos acidentados e possibilita a criação de superfícies transversais ou com inclinação.

Temos as motoniveladoras da Komatsu que são referência no mercado e contribuem para otimizar o trabalho realizado nas obras. Os equipamentos contam com um excelente desempenho no trabalho e motor ecológico que atende aos padrões de emissão de poluentes.

Além disso, o sistema hidráulico permite um excelente controle da lâmina e o equipamento oferece facilidade de abastecimento de combustível ao nível do solo.

Escavadeira hidraúlica 

O sistema de funcionamento hidráulico da escavadeira é ideal para fazer a escavação mecânica do solo. Ela ajuda na movimentação de grandes quantidades de terra em um tempo curto. 

Trabalhamos com as escavadeiras hidráulicas da Komatsu que dispõem de grande força de tração que possibilita superar aclives, proporciona economia de combustível e motor com baixo nível de emissão de poluentes. 

Rolo compactador 

Após o terreno ser nivelado por meio da motoniveladora, utiliza-se o rolo compactador para fazer a compressão no solo e torná-lo firme e resistente. No processo de terraplanagem, ele ajudará a compactar a terra para preencher algum vazio que o solo apresenta e aumentar a capacidade de suporte dele. 

Nesse sentido, você encontra disponível os rolos compactadores vibratórios da Dynapac que são capazes de realizar tanto a compactação quanto a rolagem de acabamento. Outro ponto importante desse equipamento é relacionado a taxa de produção  maior do que os rolos estáticos, proporcionando para a empresa economia na construção de grandes pavimentos.

Portanto, aproveite essas dicas para obter sucesso no trabalho de terraplanagem da sua empresa. Entre em contato com nossos especialistas para adquirir a máquina que sua empresa precisa e ter a qualidade máxima na execução da sua obra. 

Nossa equipe oferece um atendimento diferenciado e conta com diversos profissionais capacitados para oferecer a excelência na qualidade dos produtos e serviços para a sua empresa.

Posts relacionados