Blog

Quais as vantagens da empilhadeira retrátil?

A empilhadeira retrátil é um equipamento eficiente e adequado para ajudar a tornar mais simples o dia a dia no setor que envolve o armazenamento e transporte de cargas da sua empresa.

Algumas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre o funcionamento e utilidade dessa máquina. Você sabe quais as diferenças desse modelo para os outros tipos de empilhadeiras? Quais as vantagens ela oferece para o seu negócio?

Ela é uma máquina moderna que oferece vários tipos de benefícios para a área de logística e para o seu negócio. É um ótimo investimento para a melhoria da logística e no transporte de cargas. 

Leia esse artigo, descubra tudo sobre a empilhadeira retrátil e como ela pode ajudar a sua empresa.

O que é empilhadeira retrátil?

As empilhadeiras são equipamentos essenciais para facilitar e agilizar o trabalho dos colaboradores de diversas empresas, desde centros de distribuição até empresas da área de construção civil. 

No caso da empilhadeira retrátil ela é desenvolvida para atuar em corredores estreitos e locais que tenham espaço reduzido.

Existem diversos tipos de modelos de equipamentos com objetivos diferentes. Enquanto os modelos comuns chegam a ocupar o espaço de 3 a 4 metros nos corredores, as retráteis ocupam apenas 2,8 metros.

Ao realizar a movimentação na lateral, ela ajuda a otimizar o espaço de armazenagem, alcançar objetos e pacotes que estejam a até 12 metros de altura. Além disso, permite aos funcionários organizar e deslocar várias mercadorias de forma rápida, simples e eficiente até mesmo em corredores estreitos. 

Principais benefícios da empilhadeira retrátil

Apesar da empilhadeira retrátil beneficiar as empresas que apresentam corredores estreitos, ela oferece também diversas outras vantagens. Confira:

Alta produtividade

Esse tipo de máquina oferece alta produtividade e pode alcançar até 14 km/h gerando o aumento do ritmo de trabalho e diminuindo o tempo que será gasto para realizar a operação. 

Dessa forma, ela contribui para ajudar a otimizar as atividades dos operadores e assegurar mais produtividade na realização das tarefas.

Otimização do espaço

Trabalhar com a otimização do espaço em depósitos, centros de distribuição e espaço de estoques é essencial para diminuir os custos.

Dessa forma, as empresas da área de logística armazenam o maior número possível de mercadorias em um mesmo ambiente e precisam de máquinas, como a empilhadeira retrátil, para ajudar a movimentar as cargas de forma eficiente e otimizar o espaço do local.

Equipamento silencioso

O barulho de uma máquina é algo que merece ser observado, principalmente no ambiente empresarial. Isso é algo que pode gerar desconforto e normalmente os ambientes de trabalho silenciosos contribuem para que o trabalho seja mais produtivo.

Como esse tipo de empilhadeira funciona a partir da energia elétrica, ela pode ser mais silenciosa e oferece um ambiente de trabalho mais silencioso para que os operadores possam trabalhar.

Proporciona segurança 

A segurança tanto dos operadores quanto das mercadorias é um dos principais pontos observados dentro da empresa para evitar acidentes. Por isso, a empilhadeira retrátil é a principal aliada para ajudar nessa área da sua empresa.

Caso o seu operador precise realizar uma curva, o sistema presente na empilhadeira identifica o comando e de forma automática reduz a velocidade.

Outro ponto importante desse modelo de empilhadeira é que ela faz a emissão do blue point, conhecido também como blue spot.

Esse tipo de dispositivo emite uma luz que serve de sinalização para que os outros operadores saibam que a empilhadeira está em movimento.

Como a empilhadeira retrátil SRX16 pode ajudar?

O uso da empilhadeira retrátil SRX16 proporciona ganhos em produtividade, porque ela apresenta um mecanismo hidráulico que ajuda na coleta e no depósito de materiais.

Além disso, o design ergonômico e compacto oferece ótima visibilidade por meio da proteção do teto e da torre que conta com trilhos que apresentam espaços amplos e cilindro central que gira para o lado. 

Confira as principais características desse modelo de empilhadeira:

  • Sistema 48V;
  • Altura de elevação até 10.500 mm;
  • Motor 100% AC;
  • Controles com mini alavancas;
  • Sistema de amortecimento integrado na torre, que proporcionam elevações e descidas suaves e livres de impactos;
  • Pedal de segurança (homem morto);
  • Painel multifunção com diagnóstico total da máquina;
  • Assento com sensor de presença, ajustável para todos os tipos de operadores;
  • Sistema de freio progressivo;
  • Sistema de freio regenerativo.

Dicas para escolher a sua empilhadeira retrátil

Agora que você já sabe dos benefícios que essa máquina pode proporcionar para o seu negócio chegou o momento de saber como escolher uma delas. Veja os principais pontos que você deve considerar nesse momento:

Avalie o seu orçamento para realizar esse investimento

O investimento em uma empilhadeira retrátil vai além do valor de compra da máquina. Antes de realizar esse tipo de investimento é importante que você realize o cálculo para compreender o valor que caiba no seu orçamento para saber qual a quantidade de empilhadeiras poderá adquirir para a sua empresa.

É importante que você avalie também o custo de aquisição e de manutenção preventiva da máquina. Busque informações sobre o preço das peças para reposição e com qual frequência elas poderão ser trocadas. 

Verifique o local de trabalho da empilhadeira e como será feita a movimentação das cargas

Avalie as características do local em que a empilhadeira retrátil será usada e os processos de movimentação de cargas que precisará ser realizado dentro da empresa. Isso deve ser avaliado, porque é a partir desses dados que você vai poder escolher o modelo que vai atender a sua necessidade.

É interessante também que você avalie a possibilidade de alterar o layout de armazenagem da empresa de maneira a otimizar o espaço das cargas e melhorar a qualidade dos processos. Assim, você pode adquirir uma empilhadeira retrátil que contribua para essa realidade do seu negócio. 

Adquira a sua empilhadeira com um fornecedor de qualidade

Procure adquirir sua empilhadeira retrátil de marcas de qualidade, como da Clark. Ela atua no mercado brasileiro desde 1958 e apresenta às certificações ISO 9001 e 14001, que assegura a garantia em adquirir equipamentos de qualidade e tecnologia respeitando e contribuindo com o meio ambiente, transformando a marca Clark reconhecida internacionalmente por esses padrões.

Somos referência como distribuidor dessa marca e contamos com diversos especialistas que poderão ajudar você a escolher a empilhadeira retrátil ideal para a sua empresa.

Portanto, é hora de contar com a ajuda de equipamentos como esse para facilitar e agilizar o trabalho relacionado à movimentação de cargas na sua empresa. Além de proporcionar a otimização do espaço, segurança e produtividade, você terá um grande aliado para contribuir com o meio ambiente, pois esse equipamento não emite poluentes.

Gostou das nossas dicas para adquirir a sua empilhadeira retrátil?

Entre em contato com os nossos consultores e escolha o equipamento ideal para a sua empresa. Também podemos ajudar a sua empresa com serviços de pós-vendas como treinamentos e manutenções preventivas para a sua máquina.

Posts relacionados