Blog

O que faz e como contratar um operador de empilhadeira

O operador de empilhadeira é uma peça chave para o bom funcionamento da logística nas áreas de indústrias, portos e outros locais onde a movimentação de cargas é intensa. As empilhadeiras são fundamentais na carga e descarga de mercadorias nos depósitos e precisam ser operadas com segurança e eficiência.

É aí que o operador de empilhadeira entra em campo para garantir o andamento do trabalho. Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre essa atividade profissional, seja para atuar na área, seja para contratar alguém, a leitura do nosso artigo será muito útil. Continue conosco até o final!

 

As vantagens trazidas por um bom profissional

Uma empresa que investe em máquinas eficientes para auxiliar no trabalho não pode deixar o equipamento em mãos despreparadas. O manejo de uma empilhadeira exige um operador qualificado.

Sabe por quê? Entre várias razões, citamos três das mais importantes:

  • A segurança no entorno estará garantida, prevenindo acidentes de trabalho e integridade do estoque.
  • A execução do trabalho será mais rápida, reduzindo a necessidade de pessoal e aumentando a produtividade.
  • O equipamento estará bem preservado, reduzindo custos com manutenção ou troca de componentes, e garantindo que a mercadoria não sofrerá danos.

 

As habilidades desejáveis em um operador de empilhadeira

Há algumas qualidades importantes para se tornar um bom profissional do setor. Primeiro, é preciso ter disposição para o aprendizado e boa interpretação de texto para entender manuais.

Além disso, agilidade física e mental e boa coordenação motora são fundamentais ao se operar uma máquina.

Outra qualidade indispensável é atenção e capacidade de concentração, uma vez que até mesmo um segundo de distração pode provocar um acidente.

Um operador de empilhadeira precisa ser paciente e adaptável a tarefas repetitivas. Muitas vezes, é um trabalho solitário, então é preciso ter iniciativa para tomar algumas decisões.

Logicamente, quem opera máquinas deve ter curiosidade para conhecê-las a fundo, para cuidar de sua preservação e garantir seu funcionamento seguro. Além disso, ser interessado em conhecer novas tecnologias, pois as máquinas se tornam mais sofisticadas a cada dia que passa.

Respeitar as regras de segurança e obedecer a instruções também são qualidades desejáveis em um bom operador.

 

As qualificações exigidas para o cargo

E que tipo de formação é exigida de um operador de empilhadeira? Na verdade, não existe um curso superior para o cargo, e sim cursos técnicos, que incluem teoria e prática. Simulações para aprender a melhor técnica a empregar com tipos diferentes de cargas, além de legislação, manutenção e outras disciplinas, fazem parte dos melhores cursos no mercado.

É essencial conferir se o curso escolhido é reconhecido pela instituição governamental competente. O operador precisa, também, ter ensino fundamental e carteira de motorista nas categorias B, C, D ou E.

Outro cuidado importante é manter-se atualizado e buscar cursos de reciclagem, uma vez que há sempre modelos novos sendo lançados no mercado, o que exige novos treinamentos do operador.

 

Onde o mercado de trabalho é mais aquecido

Em 2019, o salário de um operador de empilhadeira variou entre R$ 1.634,00 e R$ 2.706,00, para uma carga horária de 44 horas semanais. A depender da carga, o profissional recebe adicionais de periculosidade.

No Brasil, São Paulo é a cidade com maior oferta de vagas. Quanto às médias salariais, as mais altas estão nas cidades de Santos (SP), Joinville (SC), Duque de Caxias (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Itajaí (SC) e Santo André (SP).

Então, se você pretende investir em uma carreira como operador de empilhadeira, procure um bom curso técnico para atender às exigências do mercado.

 

Gostou do artigo? Navegue em nosso blog e aproveite para ler outros conteúdos úteis!

Posts relacionados