Blog

Quais os benefícios dos guindastes da Terex?

índice

Os guindastes são equipamentos essenciais para realizar uma obra bem estruturada. Além de serem usados para elevação e movimentação de cargas, contribuem para oferecer agilidade no prazo de execução das obras. 

Dessa forma, o uso de guindastes em construções está cada vez mais presente, principalmente com a utilização de pré-moldados que são usados em vários tipos de construções.

Dentre os vários modelos de guindastes ganha destaque o RT (Rough Terrain). Ele se diferencia dos industriais, porque são desenvolvidos para atuar em canteiros de obras de áreas que apresentam terrenos de difícil acesso. 

Para conhecer mais vantagens que os guindastes Terex oferecem, preparamos este artigo especial que vai ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

Boa leitura!

Guindastes Terex

A Terex é considerada uma das grandes empresas de máquinas, equipamentos industriais e infraestrutura no Brasil. A origem da marca data de 1933, quando ela iniciou os seus trabalhos para construir caminhões de transporte.

O nome Terex foi criado a partir da divisão da General Motors. Devido a uma decisão da justiça, a General Motors foi obrigada a parar de fabricar e vender caminhões nos Estados Unidos por quatro anos. 

Dessa forma, o nome “Terex” foi criado em 1968 por meio das palavras latinas “terra” que significa terra e “rex” que se refere a palavra rei. A marca foi usada para trabalhar com a venda dos produtos da GM referentes aos equipamentos de construção e caminhões que não foram atingidos pela decisão da justiça.

Os guindastes e plataformas aéreas se destacaram na Terex de 2010 a 2017. Após a crise financeira de 2007 e 2008, os mercados de mineração, construção e construção de estradas mudaram. Como as unidades de negócio representavam apenas 5% da receita anual do grupo, investir nesses produtos foi a solução para a empresa.

A partir disso, a Terex iniciou a fabricação de vários tipos de guindastes, sendo o guindaste Rough Terrain um dos principais destaques da marca. O surgimento do guindaste TRT 35 foi importante, porque é um equipamento que apresenta durabilidade, tecnologia e maior produtividade no trabalho.

Dentre as opções de guindastes da marca, o TRT 35 se destaca porque oferece várias vantagens, dentre elas:

  • Acionamento por transmissão contínua;
  • Powershift (tração nas quatro rodas permanente);
  • Modo manual com três velocidades;
  • Modo automático com cinco velocidades à frente;
  • Três velocidades em marcha ré.

Quais as principais vantagens dos guindastes?

A operação de guindaste envolve diversos tipos de atividades. Seja para movimentar equipamentos de mineração em uma pedreira, construir estruturas de aço ou fazer a manutenção de plataformas de perfuração, é necessário que um guindaste seja capaz de cumprir com todas as tarefas que precisam ser realizadas.

Dessa forma, os guindastes fora-de-estrada da Terex contribuem para realizar qualquer tipo de atividade, pois consegue atravessar facilmente os terrenos acidentados.

Confira os principais benefícios dos equipamentos:

Motor e potência

A potência hidráulica e a força do motor combinam agilidade do movimento da lança e suavidade do içamento controlado. 

Além disso, o motor potente  possibilita que os guindastes possam trabalhar com rotações reduzidas para menor consumo de combustível e níveis baixos de ruídos. Isso é um grande benefício ao se trabalhar com esses equipamentos em áreas urbanas. 

Sistema hidráulico de alta performance

Os guindastes da Terex apresentam um sistema hidráulico de alto desempenho e contam com um sistema de três bombas cuja vazão e pressão transformam os içamentos mais complicados em algo fácil de ser solucionado. Vale destacar a capacidade multifuncional de operar a lança, o guincho e o giro de forma simultânea.

Boa funcionalidade do equipamento 

Com os guindastes da Terex posicionar a carga se torna algo fácil devido à lança inteiramente sincronizada. Além disso, a lança telescópica pode ser estendida e retraída sob a carga, garantindo o posicionamento preciso do material.

Trabalha em qualquer tipo de terreno

Independente do tipo de terreno e das restrições que ele oferece, os guindastes da Terex conseguem realizar o trabalho que precisa ser feito. Isso é possível graças aos recursos que eles têm como os quatro modos de direção que apresentam, transmissão powershift e distância compacta entre eixos.

Facilidade de manutenção

Com os guindastes da Terex, você terá fácil acesso aos pontos de manutenção. Com isso, o tempo para cuidar dos equipamentos é reduzido, aumentando as horas de produtividade e faturamento.

Conforto na cabine 

Nas atividades com guindastes os operadores passam muito tempo na cabine. Dessa forma, a Terex desenvolveu uma cabine de primeira classe para os equipamentos. Ela contribui para reduzir o cansaço das longas horas de trabalho, oferece ambiente de trabalho confortável, com opções de aquecimento e ar condicionado.

Outro ponto vantajoso é a construção ergonômica da cabine que proporciona que todos os controles estejam ao alcance das mãos, gerando conforto, boa visibilidade e eficiência no trabalho com os guindastes

Como escolher os guindastes para o seu negócio?

Robustos e com uma alta capacidade para transporte de cargas pesadas, os guindastes são muito usados no içamento e movimentação de insumos, assim como no transporte de peças pré-fabricadas em grandes alturas e distâncias elevadas.  

Para escolher os guindastes ideais para as atividades do seu negócio é importante observar alguns pontos. Confira quais são eles:

Projetos que serão realizados

Os guindastes RT apresentam forte demanda nos canteiros de obras e eles são considerados equipamentos vantajosos para projetos de longa duração. Além da alta capacidade de içamento, ele consegue se locomover com a carga em distâncias curtas.

Os pneus extra grandes e os equipamentos menores que possuem apenas 2 eixos  tornam os modelos RT máquinas compactas e que facilitam a manobra no canteiro de obras. Pelo fato de apresentar pneus maiores e por ser um equipamento mais compacto pode atuar em condições mais adversas do que o guindaste AT.

Observe a classificação normativa do equipamento

É muito importante verificar se os guindastes que você pretende adquirir para a sua empresa foram projetados e testados conforme alguma norma, seja ela nacional (NBR 14768) ou internacional (EN 12999). Isso ajuda a garantir os requisitos mínimos para a segurança na operação de guindaste.

Verifique o alcance horizontal e vertical

O alcance horizontal determina até qual ponto os guindastes conseguem operar e qual facilidade eles apresentam para a atividade.
O alcance vertical é semelhante ao horizontal, mas ele assume grande importância em casos que envolvam transporte de cargas em altura, como por exemplo, o depósito de materiais de construção em prédios.

Peso do equipamento

O peso dos guindastes é um ponto essencial que deve ser avaliado na hora de escolher a máquina.
Ele influencia diretamente em qual veículo poderá ser instalado o guindaste. Inclusive, se o equipamento apresentar um peso menor isso poderá gerar menor desgaste de pneus e componentes de suspensão do caminhão. 

Esses são os principais pontos que você deve observar na hora de comprar guindastes para a sua empresa. Por isso, aproveite para escolher o equipamento ideal para o seu projeto e aproveite os benefícios que ele oferece para o seu negócio.

Nossa empresa oferece toda a qualidade e eficiência dos equipamentos da Terex. Somos o principal distribuidor de guindastes da marca no Brasil e temos uma equipe técnica pronta para atender sua empresa no que ela precisar.

Fale com nossos consultores pelo nosso canal de atendimento on-line e adquira agora os guindastes que sua empresa precisa para melhorar o trabalho em obras. 

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados