Blog

Tudo o que você precisa saber sobre os pneus fora de estrada

índice

Os pneus fora de estrada são produzidos com sistemas diferenciados e contam com uma resistência maior do que os pneus rodoviários. A ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) divulgou que, em 2022, o mercado vendeu 56,5 milhões de unidades.

Conhecer a estrutura dos pneus fora de estrada, seus benefícios e cuidados que se deve ter com eles, são essenciais para as empresas que atuam no segmento de pesados. Ao comparar esses tipos de pneus com outros modelos, observa-se a elevada capacidade de carga que eles suportam no trabalho.

Descubra tudo o que você precisa sobre esse tipo de pneu neste artigo que preparamos para você.

Boa leitura!

O que são pneus fora de estrada? 

Conhecidos também por pneus OTR, essa abreviatura do nome significa “Off the Road”. Esses tipos de pneus são feitos para atuar em terrenos normais e duros. Inclusive, os equipamentos da linha amarela são máquinas que usam muito os pneus off road por serem peças com resistência maior do que os pneus rodoviários.

Esses pneus apresentam alta capacidade de carga. Enquanto um pneu de automóvel consegue suportar até 1400 quilos, o pneu fora de estrada tem capacidade de carga de até 100 mil quilos. Para isso, eles apresentam uma carcaça com maior número de lonas e quantidade de borracha. 

Tipos de estrutura dos pneus fora de estrada

Entre os pneus off road existem os radiais e os diagonais. Os pneus radiais apresentam lonas de aço na carcaça e os pneus diagonais usam nylon ou polyester em sua fabricação. A estrutura do pneu impacta diretamente na capacidade de carga da máquina. Por isso, veja quais são as características de cada um deles:   

Pneus radiais

Os pneus com esse tipo de estrutura possuem banda de rodagem com maior profundidade de sulco, assegurando uma vida útil maior.  A estrutura resistente e robusta, composta por lonas cujos cabos formam ângulos de 90° tendo como referência a linha de centro da banda de rodagem.

Pneus fora de estrada radiais apresentam como benefícios:

  • Desenho de blocos, proporcionando tração superior e conforto ao operador;
  • Autolimpeza e durabilidade;
  • Estrutura resistente a perfurações e cortes.

Pneus diagonais

Esse modelo de pneu apresenta o centro fechado e banda de rodagem extra profunda sem barras direcionais. Com estrutura resistente, composta por lonas têxteis sobrepostas que são estendidas de talão a talão formando ângulos alternados.

Ele conta com as seguintes vantagens:

  • Facilidade de consertos;
  • Alto poder de recapagem da carcaça;
  • Tração superior e estabilidade lateral;
  • Resistência a danos causados por rochas e arrancamentos. 

Dicas e cuidados com os pneus fora de estrada

Para atender a demanda de operações que envolvem as máquinas pesadas, os fabricantes de pneus oferecem opções de compostos para diversas estruturas de pneus off road.

Dessa forma, os equipamentos podem atuar de maneira adaptada às exigências da operação, sem perder a performance. Veja mais dicas e cuidados a respeito desse tipo de pneu:

Evite picotamentos e proteja os pneus

A borracha da banda de rodagem tem propriedades que ajudam a evitar o picotamento, um problema muito comum em operações com máquinas pesadas. Isso ajuda a assegurar maior rendimento quilométrico aos pneus fora de estrada.

Além disso, é importante observar a profundidade da banda de rodagem para garantir a proteção dos pneus. Em operações que envolvem o carregamento em pedreiras, por exemplo, é recomendado uma profundidade extra ao pneu para ajudar na proteção estrutural dele contra perfurações e cortes. 

Inspeção de rotina

Recomenda-se fazer inspeções diárias nos pneus para verificar se estão em boas condições de uso. A baixa pressão é considerada pelos especialistas um grande desafio para a vida útil dessas peças. Por isso, os pneus fora de estrada precisam ser calibrados de acordo com a carga e a velocidade usada na operação.

Outros pontos que devem ser observados são se os pneus apresentam danos ou cortes que possam prejudicar a estrutura deles. Caso as estruturas estejam expostas, eles devem ser enviados para consertos para evitar que corrosões ou infiltrações danifiquem a carcaça quando for realizado algum tipo de recapagem neles.

Os operadores assumem papel importante na conservação dos pneus. Eles devem evitar ultrapassar o limite de carga do equipamento e observar as condições de piso do local de operação.

Use peças genuínas nos pneus fora de estrada

Verifique se todos os componentes dos pneus estão posicionados de forma correta e caso precise trocar alguma peça, evite usá-las de fabricantes diferentes. Em nenhuma situação, tente soldar, retrabalhar ou aquecer qualquer componente do aro que esteja danificado.

Na hora de substituir, adquira apenas peças genuínas para os pneus. Elas são mais adequadas porque são do mesmo tamanho, tipo e marca, se encaixando perfeitamente neles.

Faça a calibragem adequada

Ao realizar a calibragem nos pneus fora de estrada, siga as recomendações do fabricante para garantir que seja colocada a pressão correta sobre o solo.

Essa calibragem deve estar de acordo com a capacidade de cada veículo, porque ajuda a evitar a compactação do solo, garante a produtividade e o bom desempenho da operação.

Fique atento à manutenção dos pneus agrícolas

Os pneus fora de estrada são amplamente usados no agronegócio em máquinas como tratores, roçadeiras, dentre outras máquinas agrícolas.

Por isso, é importante tomar cuidado com a manutenção dos pneus agrícolas. Veja algumas dicas que podem ajudar na conservação deles:

  • Monitore a pressão interna dos pneus toda semana e antes de realizar qualquer operação;

  • Avalie o índice de patinagem do trator para assegurar que atendam as especificações técnicas do fabricante e evite o desgaste dos pneus;

  • Armazene os pneus agrícolas em um local adequado, de maneira organizada e distante do contato com óleos, graxa, água ou motores elétricos para não prejudicar a durabilidade;

  • Verifique se há rachaduras, desgastes, ressecamentos ou cortes nos pneus fora de estrada e peça orientação de um especialista para saber se chegou o momento de trocá-los.

Aproveite as dicas deste artigo para adquirir hoje mesmo o pneu que sua máquina precisa. Trabalhamos com marcas de pneus que tem toda a qualidade e a credibilidade de mais de 90 anos no mercado, como a Bridgestone, Firestone e a Titan.

Por isso, garanta a segurança e eficiência da operação das máquinas da sua empresa com pneus resistentes e de alta durabilidade. Fale com nossos especialistas pelo  canal de atendimento on-line.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados