Blog

Dicas e cuidados na operação de guindastes

índice

Os guindastes são máquinas robustas e que têm alta capacidade para o transporte de cargas pesadas. Eles são usados para içamento, movimentação de insumos e peças pré-fabricadas. A operação de guindastes envolve planejamento, dimensionamento rigoroso, obediência às normas e a participação de profissionais qualificados.  

Para se obter melhor aproveitamento e eficiência na operação de guindastes é importante levar em consideração diversos fatores e os cuidados que se deve ter nesse tipo de trabalho. Além disso, deve-se observar o tipo de guindaste usado para cada operação.

Registros realizados pela OSHA (Occupational Safety and Health Association) mostraram que os acidentes envolvendo guindastes, referentes aos anos de 1984 até 1994, tiveram como principais motivos a eletrocussão, a montagem e desmontagem do equipamento, a movimentação dos guindastes e as quedas.

Por isso, preparamos esse artigo especial com várias dicas e cuidados que você deve ter na operação de guindastes.

Boa leitura!

Tipos de guindastes 

Os guindastes sobre rodas são essenciais nas operações de içamento vertical em canteiros e indústrias. Eles variam de acordo com a capacidade de carga e a topografia do terreno.

Confira quais são os principais modelos dessa categoria:

Guindaste AT (All Terrain)

Os modelos AT (All Terrain) são adequados para todos os tipos de terrenos e têm capacidade para suportar cargas leves e pesadas.


O chassi do guindaste AT apresenta uma estrutura em forma de caixa, fabricada em aço de alta resistência, e conta com uma quantidade de eixos que distribui o peso do guindaste em até 12 toneladas por eixo em condições de locomoção.

Guindaste RT (Rough Terrain)

Já a operação de guindastes com modelos RT (Rough Terrain) apresentam excelente desempenho quando eles são usados em terrenos acidentados ou fora de estradas.

Esses modelos de guindastes apresentam pneus extra grandes e os equipamentos menores contam com 2 eixos. Dessa forma, esses modelos compactos ajudam a facilitar a manobra no canteiro de obras.

Os guindastes RT da Terex, fabricante global de uma ampla gama de equipamentos, apresentam excelente altura do solo e até quatro modos de manobra. Inclusive, o posicionamento dos guindastes Terex não é um problema, porque ele consegue operar nos terrenos mais difíceis.

A flexibilidade, durabilidade e o baixo custo de propriedade dos equipamentos dessa marca contribuem para que você tenha a escolha mais adequada na operação de guindastes que exigem içamentos ininterruptos.

Por que você precisa fazer um plano de rigging na operação de guindastes?

Toda operação que envolve guindastes exige planejamento. Em algumas situações, um formulário com informações sobre valores de carga, configuração do guindaste, capacidade  e acessórios pode ajudar no trabalho.

Porém, em alguns casos mais complexos, o plano de rigging deve acompanhar o planejamento. Nesse plano são previstos os movimentos dos guindastes, suas configurações, informações sobre amarração e folgas operacionais.

Especialistas destacam que 3 pontos devem ser observados no planejamento da movimentação de guindastes:

Equipamentos que envolvem operação de guindastes

Avalie se os equipamentos têm capacidade adequada para realizar a operação. Eles foram inspecionados, testados e oferecem condições seguras para realizar o trabalho? Além de responder essa pergunta, é necessário que você verifique se tem um responsável técnico legalmente habilitado para operar a máquina.

Profissionais qualificados 

É importante verificar se os profissionais envolvidos na operação estão aptos a trabalhar com os equipamentos. Procure saber se a experiência dos colaboradores atende o nível de dificuldade que a operação exige da equipe e se eles possuem alguma certificação em operação de guindastes.

Procedimentos

Os procedimentos da operação devem ser bem definidos e cobrir todos os pontos. É essencial que todos os colaboradores tenham conhecimento deles e apliquem eles durante o trabalho que será realizado.

Cuidados na operação de guindastes

O trabalho que envolve guindastes exige atenção com a segurança para evitar acidentes que podem causar danos aos operadores e à operação. Como as máquinas estão cada vez mais modernas e versáteis, é necessário ficar atento aos cuidados e acompanhar as normas para assegurar que tudo aconteça de forma segura para todos.

Veja as dicas que ajudarão a garantir a segurança na operação de guindastes:

Fique atento a especificação do guindaste 

É essencial conhecer a especificação correta do guindaste para cada tipo de trabalho. Isso ajuda a assegurar a produtividade e segurança nas movimentações de cargas.

Especialistas alertam da necessidade de trabalhar com equipamentos que possuem o limitador de momento de cargas (LMI), sirene, inclinômetro com controle de nível em dois eixos, indicador luminoso e sonoro, anemômetro, indicador de desnivelamento e operação à distância por meio de controle sem fio (nesse caso para guindastes de pequeno porte).

Mantenha a manutenção de guindastes em dia 

A manutenção dos equipamentos deve ser realizada rigorosamente e de forma frequente para garantir a segurança na operação de guindastes. Inclusive, é importante seguir o plano recomendado pelo fabricante.

Confira o checklist para manutenção de guindastes

  • Embreagem;
  • Filtro de óleo;
  • Bomba hidráulica;
  • Mangueira hidráulica com proteção de plástico;
  • Cabos;
  • Recorte da plataforma de giro;
  • Óleo no motor;
  • Folga de correia;
  • Estrutura do chassi;
  • Eixo do câmbio;
  • Roda dentada da plataforma de giro;
  • Cabo e ponta da lança;
  • Turbocompressor.


Verifique os cabos de aço


Faça inspeções periódicas nos cabos de aço antes de realizar a operação de guindastes. Ao realizar a verificação diária procure identificar se eles apresentam corrosão, fios rompidos, distorcidos, desgastados e esmagados, principalmente no ponto de tensão deles, no contato com as conexões e as polias.

É importante fazer a lubrificação dos cabos de aço para reduzir o atrito interno e evitar a corrosão. Ele também deve ser limpo com uma escova de aço rígida e solvente, ar comprimido ou vapor. Para que eles tenham uma maior vida útil, evite liberar a carga de forma rápida e brusca. 

Normas técnicas e de segurança

O setor utiliza normas internacionais, como a norte-americana ASME B30.5, as europeias EN13000 e BS 7121, além de seguir outras instruções técnicas globais. 

Ao realizar a operação de guindastes é necessário ficar atento às atualizações que as Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho do país vêm sofrendo ao longo do tempo. 

Nesse contexto, destaca-se a NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) que sofreu atualizações em 2021. Ela estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização. Além disso, a norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança.

Portanto, aproveite as dicas deste artigo e comece a colocar em prática hoje os cuidados que você deve ter na operação de guindastes. Caso precise de um guindaste  adequado para algum trabalho que envolve a sua empresa, entre em contato com os nossos consultores.

Trabalhamos com a qualidade e eficiência dos guindastes da marca Terex, que atua no mercado desde 1927. Ela é considerada uma das maiores empresas de máquinas, equipamentos industriais e de infraestrutura do Brasil e nos tornamos um dos principais distribuidores dos guindastes da marca no país.

Garanta a segurança e eficiência da operação de guindastes da sua empresa conosco. Converse com nossos especialistas pelo nosso canal de atendimento on-line e tenha o guindaste que sua empresa precisa para realizar os trabalhos com segurança. 

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados