Blog

Máquina de Construção: como fazer uma boa compra

índice

Todo gestor ou empreendedor experiente do ramo da construção civil sabe que, para projetos de maior duração, a melhor opção é a compra de máquinas. Este perfil de operação requer uma estrutura sólida. Por isso o investimento na compra de equipamentos é a melhor alternativa, considerando o custo-benefício.

Comprar uma máquina de construção requer pesquisa e planejamento. Continue a leitura e veja tudo o que é preciso saber e considerar para fazer uma excelente compra:

As vantagens de comprar uma máquina de construção

A decisão de compra de equipamentos está diretamente relacionada ao tipo de operação. Diversos fatores devem ser levados em conta para a aquisição de uma máquina de construção.

Veja em quais situações a compra é a melhor opção e quais benefícios ela traz:

1.    É indicada para obras com maior prazo de duração

A compra de uma máquina de construção deve estar dentro da estratégia de atuação da empresa. Portanto, deve estar alinhada com o planejamento e o cronograma do projeto. Além disso, precisa estar em consonância com a estratégia de negócios: se o objetivo é atender projetos de grande porte, com cronograma estendido, a empresa vai precisar de uma frota sempre a postos.

Assim sendo, se o projeto for de longa duração e se a obra for de grande porte, não tenha dúvidas: a aquisição é a melhor alternativa.

2.    Serão ativos utilizados em novos projetos

Como dissemos, a compra de máquinas precisa estar de acordo não somente com o projeto, mas também com a estratégia de negócios. Empresas que querem crescer e ser reconhecidas pela solidez, precisam dispor de uma frota moderna e eficaz, capaz de atender novos projetos.

3.    Consegue reduzir custos a médio-longo prazo

A compra acertada requer planejamento: nesse caso, uma avaliação precisa do volume de utilização da máquina de construção precisa ser muito bem calculada.

Portanto, se o equipamento terá uso intenso, durante um período considerável e seu custo de manutenção foi considerado, certamente será uma compra segura. Além de representar a melhor alternativa em custo-benefício, ainda será capaz de proporcionar economia.

4.    Proporciona um círculo virtuoso

Uma frota de equipamentos de qualidade é a base para um círculo virtuoso: as máquinas proporcionam maior produtividade e qualidade de entrega. Por consequência, isso aumenta o reconhecimento da empresa, que passa a receber mais demandas. Com uma frota eficaz, é capaz de absorver mais projetos e reinvestir na empresa.

 

 

O que observar para fazer uma boa compra

Na hora de comprar, há coisas que não podem ser deixadas de lado! Veja um check-list para fazer a compra perfeita:

  • Pesquise sobre máquinas e modelos disponíveis no mercado. Observe especificações, busque ler os manuais. Isso tudo vai proporcionar insumos para uma tomada de decisão acertada.
  • Converse com especialistas: para saber detalhes técnicos, conhecer melhor a performance das marcas e modelos e ainda saber qual é a escolha mais adequada para as especificidades do projeto, nada melhor do que a orientação de especialistas.
  • Busque fornecedores de confiança e com reconhecimento de mercado: leve isso como regra! A compra não acaba na hora em que você recebe o equipamento. Considere que seu fornecedor deve atuar como um parceiro e trabalhar de forma confiável. Procure as melhores referências e pesquise quem são os clientes das empresas consideradas.
  • Planeje a compra de acordo com a demanda: como frisamos, um dos fatores que mais vai pesar na decisão de compra é o perfil de demanda do projeto.
  • Opte pelas tecnologias de ponta: não tenha dúvidas! Surgem novas tecnologias a cada dia e você não vai querer que sua máquina de construção fique obsoleta antes da hora, certo? Invista sem medo em tecnologia de ponta. Além de tudo, recursos tecnológicos proporcionam muito mais eficácia e inovação para a empresa, o que reflete positivamente nos resultados.
  • Verifique como é o pós-venda do fornecedor: procure por empresas que vão além da venda e buscam entender profundamente as suas necessidades. Considere, inclusive, aqueles que têm disposição para estabelecer relações de parceria.
  • No ato da compra, o gestor da obra ou responsável técnico devem estar presentes: na hora da ação, tenha a presença daqueles que têm olho crítico para bater o martelo!
  • Escolha fornecedores com boas condições de pagamento: na hora de comprar, é preciso contar com fornecedores que podem oferecer as formas de pagamento mais aderentes às condições e ao momento da sua empresa.

Agora que você está “munido” de tudo o que precisa saber sobre a compra de uma máquina de construção, que tal conhecer nosso portfólio?

A Mason Equipment não é referência de mercado à toa: temos uma larga experiência de mercado, trabalhamos com as melhores marcas, temos diversos modelos para atender às mais variadas necessidades e um pós-vendas impecável. Estamos esperando por você!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados