Blog

3 máquinas de mineração que ajudam no trabalho da sua empresa

índice

As máquinas são essenciais para contribuir nos processos que envolvem o trabalho de mineração. Elas participam das diversas etapas, como da extração e transporte dos minérios.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), no primeiro trimestre de 2022, a indústria de mineração teve a produção estimada em 200 milhões de toneladas e o faturamento de US$ 56,2 bilhões.

Diante desse cenário positivo e das grandes reservas de minérios em nosso país, a demanda por máquinas eficientes que possam agilizar o trabalho nessa área é crescente. 

Por isso, preparamos este artigo para ajudar você e sua empresa no momento de adquirir as máquinas fundamentais para o processo de mineração. Boa leitura! 

A importância da mineração no Brasil

A indústria mineradora gera impactos positivos na economia brasileira, proporcionando geração de renda e empregos no Brasil.

O país apresenta grandes reservas de minérios, dentre os quais destacam-se o manganês e a bauxita e tem a capacidade de atender a crescente demanda por cobre ou grafite. Portanto, as perspectivas de crescimento no setor são extremamente positivas.

Segundo o IBRAM, a mineração brasileira deve investir US$ 40,4 bilhões em diversas áreas que incluem a produção e infraestrutura do segmento.

As principais etapas que envolvem o processo de mineração são: 

  • Prospecção 

Nessa fase estão presentes os estudos e reconhecimento geológico preliminar que precisa ser feito. Um geólogo ou profissional com conhecimento técnico do assunto avalia a região e o potencial das rochas, solos e outros elementos naturais. 

  • Pesquisa mineral 

O trabalho de pesquisa mineral integra as atividades de exploração, delineamento e avaliação. Além disso, compreende também trabalhos de campo, levantamentos geológicos e outras questões. 

  • Lavra 

Na lavra da mineração, estão presentes as atividades de desenvolvimento do projeto e extração. Ela é caracterizada por um conjunto de operações coordenadas com o objetivo do aproveitamento industrial da jazida, que envolve a extração de substâncias minerais.

  • Descomissionamento de mina

Nessa etapa ocorre a desativação e fechamento da mina. É considerado um processo contínuo que começa na fase de viabilidade e se amplia durante o ciclo de vida de um projeto.

Principais máquinas que contribuem para o trabalho na mineração

As máquinas da sua empresa de mineração devem ser eficientes e de alta qualidade. Atuar com a britagem, empilhamento de materiais e outras atividades da área exige que o equipamento seja forte e de excelente desempenho.

Veja quais equipamentos sua empresa deve ter para trabalhar com mineração: 

Tratores de esteira

Essas máquinas são usadas para ajudar a movimentar terras e rochas durante o período de preparação do terreno para realizar a atividade de extração.

Eles possuem uma caçamba com alta capacidade de carga, que possibilita o deslocamento de materiais por um longo caminho. Os tratores de esteira são indicados para terrenos irregulares, ajudam a retirar materiais, como raízes de árvores e complementam o desempenho de outros equipamentos. 

Peneiras

O peneiramento é usado pelas mineradoras para classificar e separar os materiais pelo tamanho de suas partículas. A QA451 é considerada a maior peneira sobre esteira da série Q da Sandvik, que é a única peneira modular de três decks móveis do mundo.

Essa peneira foi desenvolvida para oferecer a máxima produtividade nesse tipo de trabalho. Ela conta com um transportador lateral que contribui para gerar quatro produtos de granulometrias diferentes, além de realizar a retenção de produtos na grelha de alimentação. 

O equipamento conta com peneiras modulares com possibilidade de ajuste do ângulo de operação para atender o tipo de peneiramento que será feito. Além de contar com esteiras controladas via controle remoto e bomba d’água hidráulica com sistema de supressão de pó.

Outro ponto que merece atenção é a chapa de distribuição exclusiva que possibilita a melhor distribuição do material sobre a malha de peneiramento e permite a melhor utilização da peneira no trabalho de mineração.

Britadores

A britagem é a primeira etapa de beneficiamento e cominuição dos minérios. Nela ocorre a primeira transformação da matéria-prima após a extração, sendo responsável pela transformação dos pedaços maiores em britas.

Para ajudar nesse trabalho de mineração, há diversos britadores disponíveis no mercado. Vale destacar que o QJ341 é o maior britador de mandíbulas na série Q da Sandvik. Ele foi desenvolvido para atender as necessidades de um equipamento de mandíbulas móvel de alto desempenho que seja confiável e tenha durabilidade.

Ele é muito usado para fragmentação de grandes blocos de minerais e pode operar em pedreiras. Possui um separador magnético, transportador lateral para finos e controles remotos.

Outro equipamento de britagem que deve ser considerado para o trabalho na área de mineração é o britador cônico móvel QH332, da Sandvik. Ele é um dos mais flexíveis do mercado e conta com uma solução pioneira: o britador de cone Sandvik CH430. 

Esse tipo de britador é amplamente usado quando o volume de mineral que deve ser britado é grande, por ter capacidade de receber alimentação de diversas formas. O funcionamento do equipamento ocorre a partir de um cone central e a compressão provoca a fragmentação do mineral.

Dicas para escolher as máquinas de mineração da sua empresa

De forma geral, é necessário escolher os equipamentos para o trabalho de mineração de acordo com o material que vai ser processado, além de avaliar também o tamanho e tempo de trabalho que será necessário.

Mas, é importante ficar atento aos principais fatores, como:

  • Marca de credibilidade no mercado;
  • Modelos de equipamento que oferecem segurança ao operador;
  • Potência e capacidade operacional de acordo com as necessidades de trabalho;
  • Avaliar se o equipamento conta com dispositivo de partida, acionamento e parada;
  • Algum tipo de proteção contra capotamentos e quedas de objetos.

Portanto, é importante prestar atenção nas máquinas que você usa para realizar o trabalho de mineração. É importante que tenham agilidade e garantam também a proteção da sua equipe.

Além desses fatores, busque adquirir máquinas de mineração com empresas de credibilidade. A Mason Equipment faz parte do Grupo Mason Holdings que conta com mais de 40 anos de experiência no mercado.

Converse com nossos especialistas pelo canal de atendimento on-line e obtenha a máquina que a sua empresa precisa para realizar um trabalho de mineração com eficiência e produtividade.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados