Blog

Quando devo trocar os pneus das máquinas?

índice

Os pneus são fundamentais no desempenho das máquinas e quando não estão em bom estado oferecem riscos de acidentes e podem comprometer o bom andamento da operação. 

Independente do tipo de manutenção que é realizada, vai chegar um momento que será necessário trocá-los, porque eles têm uma vida útil limitada. Uma série de fatores influenciam nisso, como a marca do pneu, porte da máquina, região em que os pneus atuam,  dentre outros pontos.

Dessa forma, saber qual o momento ideal para realizar a troca dessa peça ajuda a economizar no tempo da manutenção e no custo dela, assim como na otimização das atividades que a máquina da sua empresa realiza diariamente.

Portanto, preste atenção nas dicas que preparamos neste artigo e descubra qual a melhor hora para trocar os pneus das máquinas da sua empresa.

Os tipos de pneus influenciam na hora da troca?

Cada máquina exige um tipo de pneu e você deve ficar atento a isso na hora de realizar a troca. Um pneu de implemento, por exemplo, não deve ser usado como um fora de estrada. Por isso, é importante saber em qual situação é necessário usar cada tipo de pneu. Confira as informações sobre eles:

Pneus industriais

Esse modelo é adequado para ser usado em empilhadeiras, equipamentos portuários, carrinho industrial, dentre outros.

Vale destacar que na calibragem dos pneus industriais é importante saber qual o tipo de pressão recomendada pelo fabricante. Isso deve ser observado, porque pode haver diferenças da especificada em forma geral, em situações em que a máquina tenha que trabalhar em terrenos inclinados com rampa.

Ao optar por esses pneus, será necessário realizar uma manutenção periódica, checando semanalmente a pressão dos pneus. Para conservá-los é recomendado calibrá-los quando ainda estão frios, sendo o período da manhã ou após duas horas de máquina parada os horários mais adequados. 

Fora de estrada (OTR)

Os pneus fora de estrada, também conhecidos como OTR (off the road), são produzidos para enfrentar qualquer tipo de erosão, inclinações variadas, descidas, subidas, dentre outros desafios. 

Ele é reconhecido pelas inúmeras características físicas como altura e largura, tipo e profundidade de banda de rodagem, desempenho em campo como tração e flutuação, resistência e estabilidade.

Esses pneus são mais resistentes a perfurações, oferecem durabilidade e controle em várias condições de tempo, permitindo excelentes condições de frenagem e desempenho superior na direção.

Pneus agrícolas

Os pneus agrícolas ganham destaque por oferecer maior resistência a grandes impactos, menor desgaste e mais horas de rodagem. Eles são recomendados para tratores agrícolas que trabalham em terrenos irregulares e com difícil acesso. São subdivididos em:

  • Agrícola Radial

Nesse tipo de pneu, as lonas da carcaça são disponibilizadas de talão a talão no sentido radial da circunferência. Ele apresenta a lateral (costado) mais flexível que os diagonais, que combinados com as cintas enrijecedoras proporcionam eficiência e tração. 

  • Agrícola Diagonal

Os pneus diagonais são considerados tradicionais e usam a carcaça com as lonas sobrepostas, formando um aspecto diagonal passando uma por cima da outra coberta por fibras têxteis. Como as lonas não se friccionam, evitam o aumento de temperatura dentro do pneu. Esse benefício aliado a sua rigidez contribui para aumentar a durabilidade.

  • Alta Flutuação

Um dos destaques desse modelo é a tração que apresenta contra a compactação do solo. É necessário que esse tipo de pneu tenha tração máxima e a compactação mínima do solo. Vale ressaltar que a banda de rodagem deles devem expulsar a terra que se acumula nos sulcos durante o trabalho, assegurando maior tratividade.

  • Implemento

Os pneus de implemento são usados em todo tipo de rebocadores de implemento, como os tratores de plantio, por exemplo. 

Nesse tipo de pneu, a banda de rodagem é composta de raias longitudinais contribuindo para baixa resistência ao rolamento, excelente flotação e ampla área de contato proporcionando segurança e assegurando um bom rendimento para o agricultor.

Principais pontos para avaliar a troca de pneus

Quando se perde o prazo de manutenção dos pneus do trator, por exemplo, ele pode gerar problemas em vários outros tipos de componentes, como a suspensão, o consumo de combustível e a segurança. Por isso, é importante ficar atento para a troca de pneus.

Veja quais são os principais pontos que devem ser avaliados na hora de trocar os pneus:

Avaliação visual 

As rachaduras que aparecem na superfície dele são um grande sinal de desgaste do pneu. Elas mostram que o material já está totalmente desgastado. É fácil percebê-las, porque elas são bem visíveis a olho nu. Quando identificá-las é necessário que a máquina não seja utilizada até que os pneus sejam trocados.

Segundo a legislação brasileira, os sulcos dos pneus precisam ter, no mínimo, 1,6 mm de profundidade. Por isso, quando a altura dos sulcos do pneu estiver abaixo desse valor deve ser trocado. Você pode consultar o indicador de desgaste na base dos sulcos na banda de rodagem do pneu.

Nos pneus do trator deve-se observar se as garras deles estão desgastadas. Caso o tamanho delas esteja com uma diferença superior a 25% em comparação com uma nova, recomenda-se a troca.

Comportamento da máquina

Esse segundo ponto que deve ser verificado está relacionado com a avaliação visual. A falta de tração dos pneus do trator, por exemplo, faz com que ele tenha um comportamento diferente.

Dessa forma, uma máquina que precise que os pneus sejam trocados apresenta deslizes, dificuldades para realizar manobras e perda de potência.

Outros pontos também devem ser levados em consideração, como:

  • Peso da máquina;
  • Tipo de trabalho;
  • Região;
  • Tamanho da máquina.

Além desses fatores, é importante prestar atenção também na calibração adequada e pressão dos pneus que pode sofrer variação de acordo com a carga. Por isso, é melhor sempre consultar as recomendações dos fabricantes.

Dicas para escolher os pneus novos para a sua máquina

Escolher o pneu correto para a sua máquina faz toda a diferença. Ele contribui para evitar transtornos e melhorar o desempenho da máquina. É importante dar uma atenção especial para equipamentos que trabalham em terrenos difíceis e com objetos cortantes. 

Não use pneus que já ultrapassaram o tempo de vida útil ou que tenham defeitos. Ficar atento à pressão e calibragem dele ajuda a garantir maior durabilidade. Confira os principais pontos que você deve observar: 

  • A velocidade e ciclo de operações da máquina influenciam na vida útil dos pneus. Por isso, antes de escolher a peça, busque essas informações;

  • Leve em consideração o índice de carga do pneu que você pretende comprar. Se já conhece o peso da sua máquina e sabe calcular a transferência de carga nos eixos dela, pode optar por pneus diretamente adaptados para o peso dela;


  • A eficiência do pneu e sua aderência depende da qualidade do terreno que ele vai atuar. Caso você trabalhe em solo solto com a sua máquina, use um pneu de baixa pressão com um design de banda de rodagem multiangular.

Além desses fatores, é importante adquirir os pneus da sua máquina em uma empresa de credibilidade e que ofereça segurança. Temos mais de 40 anos de experiência no mercado e trabalhamos com pneus de marcas, como a Titan, a Firestone e a Bridgestone.

Portanto, no momento de trocar os pneus das máquinas da sua empresa, converse com nossos especialistas pelo canal de atendimento on-line e garanta a resistência e durabilidade que eles precisam.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados