14 profissionais de construção civil ideais para sua obra

14 profissionais de construção civil ideais para sua obra

Ao andar na rua, certamente você já se pegou olhando com admiração para algum prédio, casa ou condomínio, seja pela sua grandiosidade ou design característico, ou então pela curiosidade em saber o porquê do seu enorme sucesso de vendas.

Não é muito difícil imaginar que, por trás daquele projeto grandioso, existe um time competente de profissionais de construção civil de várias habilidades que, juntos, foram fundamentais para que aquela obra fosse executada com êxito, tornando-se objeto de desejo das pessoas que passaram na região.

Elaborar um projeto para a construção civil requer bastante estudo e um bom planejamento detalhando todas as etapas da obra do início ao fim. E para cada etapa, é fundamental escolher os profissionais certos e devidamente capacitados para garantir a qualidade e satisfação da construtora e futuros moradores e clientes.

Em nosso artigo de hoje, vamos apresentar, em detalhes e em ordem hierárquica, quais são os profissionais de construção civil ideais para sua obra.

Conheça os profissionais de construção civil essenciais para sua obra!

Arquiteto

É função do arquiteto criar o conceito da obra a partir das especificações da construtora e/ou do cliente. Detalhes como disposição dos espaços externos e internos e todas suas funcionalidades do projeto arquitetônico, bem como a parte estética da construção são reproduzidos pelo arquiteto na planta dando uma visão mais ampla de todo o projeto. Também cabe ao arquiteto definir os acabamentos e materiais utilizados na obra.

Engenheiro

Com o projeto em mãos, é hora de executá-lo. O engenheiro civil é o grande executor dentro do canteiro de obras, pois suas funções vão desde criar a parte estrutural do empreendimento (hidráulica, elétrica e arquitetônica), como ainda atuam na análise, fiscalização e supervisão da obra e profissionais em todas as etapas da construção.

Mestre de obras

No canteiro de obras, o mestre de obras é quem fica encarregado de comandar e delegar funções dos demais profissionais atuantes na construção, além de ajudar o engenheiro a fiscalizar as etapas da obras do início ao fim. É também de sua responsabilidade a compra de materiais, monitorar a equipe para que o trabalho siga como planejado no cronograma e  resolver conflitos que possam surgir durante as operações.

Encarregado geral

O encarregado é também considerado com um “líder” de equipe na construção civil, pois para cada grupo de profissionais específicos (armador, pedreiros, bombeiro hidráulico, pintores, carpinteiros e marceneiros), existe seu líder interno, chamado de encarregado. Sua função é de direcionar os profissionais a executarem as atividades de acordo com os objetivos estabelecidos tanto quanto pelo mestre de obras quanto pelo engenheiro civil responsável pela obra.

Armador

É o responsável pela montagem e aplicação de toda a estrutura de ferro utilizada para formação de colunas, que posteriormentes serão concretadas.

Carpinteiro

O carpinteiro executa todas as atividades que envolvem madeira durante a obra, como criação de tapumes e andaimes.

Pedreiro

Na construção civil, o pedreiro é o profissional capaz de fazer atividades em alvenaria e concreto orientados pelo mestre de obra e engenheiro que assina o projeto. Porém, hoje é possível contratar o serviço de pedreiro para funções mais específicas, principalmente em projetos de grande e médio porte.

Independente da categoria, todo pedreiro deve obrigatoriamente ter conhecimento sobre nível, prumo, enquadro e alinhamento, unidades de medida, leitura e interpretação de projetos, além de saber as funções das ferramentas que são utilizadas para desempenhar seu trabalho. Vejamos abaixo quais atividades o pedreiro pode fazer:

  • Pedreiro azulejista: assentamento e revestimento cerâmico (azulejos e porcelanatos);
  • Pedreiro de acabamento: executam funções semelhantes ao azulejistas e na instalação de bancadas de granito ou mármore, portas, janelas e louças;
  • Pedreiro de alvenaria: construção que utilizam tijolos e/ou concreto, que podem ser de vedação ou estrutural;
  • Pedreiro de manutenção predial: suas atividades resumem-se a manutenção de casas e apartamentos, como reparos em azulejos, revestimentos, entupimentos, vazamentos, troca de louças do banheiro e torneira, etc.
  • Pedreiro OAC (Obra de Arte Corrente): atua na construção de redes de drenagem pluvial e esgoto, valetas, caixas, galeria, bueiro, drenos profundos. Geralmente, são contratados para trabalhar em projetos de via pública, como bairros e rodovias, e em construção de condomínios.

Já o ajudante ou servente de pedreiro executa atividades gerais como transporte e mistura de materiais, remoção de entulhos, verificação de equipamentos, montagem e desmontagem de armações, além da limpeza do canteiro de obras e compactação do solo.

Bombeiro hidráulico e eletricista

Após concluída a estrutura física da obra, é hora de implementar seus sistemas hidráulico e elétrico. O bombeiro hidráulico ou encanador faz a instalação das tubulações de água, sistema de esgoto e aplicação de louças. Já o eletricista é o responsável por projetar e executar toda a parte elétrica do empreendimento, desde a instalação de tomadas e interruptores, além da fiação na parte interna das colunas para a distribuição de energia.

Calceteiro

Este profissional é especializado em assentamento de paralelepípedos e pedras entre outros materiais para pavimentação de calçadas, solo, rua ou asfalto

E por fim, há os profissionais designados para os serviços de acabamento na obra, os gesseiros e pintores, cujas atividades são realizadas tanto na parte interna quanto externa. No caso do gesso, ele pode ser aplicado como revestimento em alguma superfície, como teto, ou ainda ter sua forma texturizada, geralmente visto em fachadas ou ambientes internos.

Sendo assim, podemos concluir que todas as funções desempenhadas pelos profissionais da construção civil dentro de uma obra têm mesmo grau de importância, pois para que cada etapa seja concluída com êxito, é preciso haver bastante comprometimento e trabalho duro, além de conhecimento específico sobre a área que atua.

E para os melhores projetos, são escolhidos os melhores profissionais para participar. Conseguir se destacar em um mercado tão concorrido como é o da construção civil é preciso estar sempre atento ao que há de novidade no mercado, detalhes que podem fazer a diferença em sua vida profissional. Para entender mais o assunto, leia agora nosso artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre o mercado de construção civil!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.