Blog

Conheça as mais modernas ferramentas para construção civil

índice

Tecnologia e inovação são as palavras de ordem para o mercado atual: todos os olhares (e investimentos!) estão voltados para isso. Na construção civil, não poderia ser diferente.

Estudos feitos pela McKinsey Global Institute mapearam que o setor da construção tem grandes dificuldades para se modernizar e por isso apresenta lacunas de produtividade. Contudo, essa realidade vem mudando e vemos cada vez mais inovações, desde o planejamento e gestão até no próprio canteiro de obras.

Algumas dessas incríveis novidades são as mais modernas ferramentas para construção civil. São diversos equipamentos, ferramentas digitais e materiais inovadores. Conheça algumas delas e saiba como elas estão revolucionando o trabalho na construção civil:

 

Impressão 3D: velocidade, redução de custos e de resíduos

Quanto tempo se gasta para se levantar um prédio de 30 andares? Os chineses respondem: 15 dias. Chega a ser difícil acreditar, mas com uma impressora 3D é possível alcançar esse feito. 

Além da impressionante velocidade, os custos podem cair pela metade em relação à construção em alvenaria. Também reduz-se a quase zero os desperdícios e resíduos, além de proporcionar mais segurança para os trabalhadores. 

 

Inteligência Artificial: da simulação à realidade

O planejamento é um alicerce tão importante quanto a própria fundação de uma obra. É ele que possibilita cercar todas as situações que representem riscos, para então evitar problemas com segurança, atrasos, desperdício de recursos e materiais.

Imagine poder contar com ferramentas que permitam simular milhares de cenários. Parece uma tarefa impossível para o cérebro humano, pelo menos em pouco tempo! Porém, é exatamente isso que a Inteligência Artificial proporciona: a combinação e análise de todas as possibilidades, para assim chegar à solução ideal, seja em relação aos custos, uso de energia ou área a ser utilizada.

 

Internet das coisas nas ferramentas para construção civil

A segurança dos trabalhadores é foco constante dentro da construção civil. Uma das mais inovadoras ferramentas para construção civil e também fruto da “internet das coisas” (dispositivos e equipamentos conectados à internet) são os sensores vestíveis.

Esses “gadgets” já vem sendo usados nos EUA com o objetivo de monitorar os trabalhadores e garantir sua segurança. Podem ser usados nos capacetes, por exemplo, alertando em caso de impacto. Também conseguem acompanhar sinais como pressão ou temperatura corporal, garantindo salubridade em casos de exposição à altas temperaturas.

 

Materiais modernos e sustentáveis

Uma infinidade de materiais inovadores vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. O que é uma excelente notícia para o meio ambiente ainda proporciona redução de custos e de manutenção.

Um desses materiais fantásticos é o bioconcreto, capaz de regenerar suas próprias rachaduras. Desenvolvido na Holanda, uma superbactéria é adicionada ao concreto e ativada por meio de água e oxigênio. Se o concreto começa a rachar, as bactérias são ativadas, liberam calcáreo e a fissura é preenchida.

 

Drones: muito mais que diversão

Esses pequenos robôs voadores, que pra muita gente representa diversão, vem trazendo novas perspectivas para o trabalho na construção civil.

Os drones chegaram para se consolidar no topo das ferramentas para construção civil. Por meio deles, o mapeamento de áreas de difícil acesso ou com riscos de segurança ficou definitivamente viabilizado. Além disso, ele permite monitoramento constante do canteiro de obras, enviando informações em tempo real para gestores, permitindo verificação de reposições ou a rápida tomada de decisões.

O cenário da engenharia civil e das novas ferramentas para construção vem se desenvolvendo e apresentando soluções que parecem saídas de filmes de ficção científica! As perspectivas são promissoras e anunciam um futuro que já está ao nosso alcance.

 

Dentre a diversidade de ferramentas, materiais e tecnologias para a construção civil, qual delas você considera a mais impressionante? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados