Blog

Como fazer uma boa gestão de equipamentos para construção civil?

índice

Os gestores em construção civil carregam consigo diversas responsabilidades. Além de gerir custos, observar a evolução da obra e estar em contato direto com funcionários e clientes, a escolha das ferramentas necessárias para a construção também é atribuição do gestor.

As máquinas e equipamentos integram os itens mais caros na construção civil e, por isso, podem gerar impacto significativo no orçamento estipulado para a obra. Para que cada fase do projeto siga conforme o planejado, a gestão de equipamentos para construção civil entra em cena garantindo, assim, maior economia para a construtora.

Confira agora algumas dicas essenciais para te ajudar a fazer uma boa gestão de equipamentos para construção civil!

Antes de tudo: pesquise!

A dica vale para qualquer situação que envolva o planejamento de uma obra. É importante que os gestores façam uma pesquisa minuciosa para saber as melhores marcas e empresas do mercado que possuem melhor custo-benefício e serviços mais atrativos para o projeto em questão. Diversos fatores precisam ser levados em consideração, como por exemplo, o orçamento total previsto para a realização da obra.

Comprar ou alugar equipamentos?

A decisão pela compra ou locação dessas ferramentas vai depender do tipo de obra e a necessidade identificada em cada etapa. Outro fator importante é o orçamento previsto para a obra para verificar a viabilidade destes investimentos.

Os custos com manutenção dos equipamentos não serão tão altos, tão pouco vão impactar no orçamento? Se sim, vale a pena investir na compra. Se em alguma fase da construção for identificado que as ferramentas para sua conclusão não serão utilizadas posteriormente em algum outro momento da obra, o aluguel é a opção mais indicada.

Como diminuir os custos na escolha dos equipamentos em relação ao tipo de obra

Independente do tipo de obra, existem diversas etapas diferentes até chegar a sua conclusão. Ao escolher os equipamentos e ferramentas necessárias, destine somente o que for de fato utilizado para determinado serviço. Dessa forma, você evita queda na produtividade e otimiza o processo de construção.

Mão de obra

A contratação de uma mão de obra eficiente é, sem dúvidas, um dos pilares das empresas que desejam obter bons resultados na construção civil. Procure por profissionais capacitados no manuseio de ferramentas e máquinas pesadas e invista em treinamentos periódicos para reciclagem dos funcionários.

Fornecedores

O modo como o material será entregue também influencia diretamente na qualidade de execução da obra. Pesquise e peça referências na área para se certificar que você está fazendo um bom negócio. O mercado de construção civil é bastante amplo e não será tão difícil conseguir bons descontos. Se a construtora atua com empreendimentos de grande porte, é válido procurar por parcerias com empresas fornecedoras de máquinas, produtos de qualidade.

Uma gestão eficiente de equipamentos para construção civil gera economia para a empresa evitando desperdícios, além de otimização dos serviços. Com o orçamento e planejamento em mãos, é possível, ainda, reduzir custos com mão de obra e tempo de execução. Adote a melhor estratégia que se adeque a realidade de sua empresa e do mercado atua e garanta excelência no seu negócio.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados