Como escolher a retroescavadeira ideal para você?

Como escolher a retroescavadeira ideal para você?

Alta performance e versatilidade são algumas características da retroescavadeira, equipamento essencial em um canteiro de obras. Mas com tantas possibilidades de operação, é difícil decidir qual modelo escolher. Porém, existem alguns fatores importantes para considerar na hora de investir em uma retroescavadeira ideal.

A variedade de marcas especializadas na fabricação deste tipo de equipamento no mercado é gigantesca, e para quem é leigo no assunto, fazer pesquisa prévia sobre quais delas são mais relevantes é um dado importante no processo de decisão.

Além disso, é preciso avaliar, identificar e compreender o tipo de solo e magnitude do projeto, pois existem categorias diferentes de retroescavadeira, cujas particularidades são, em grande maioria, voltadas para otimizar o período de construção e melhor qualidade do serviço prestado.

Hoje você vai aprender 5 dicas de como escolher o modelo de retroescavadeira ideal para você!

Saiba o que considerar na hora de adquirir uma retroescavadeira!

Para que serve a retroescavadeira?

Na construção civil, um dos equipamentos mais populares e indispensáveis do canteiro de obras é a retroescavadeira.

Com estrutura formada por duas caçambas – frontal e traseira -, sua função é fazer o transporte de materiais, retirada de dejetos, limpeza do terreno, atividades terraplanagem, de pavimentação pública, abertura e nivelamento do solo, demolição e abertura de valas. A retroescavadeira também pode ser utilizadas para construções em áreas rurais e na mineração.

Existem no mercado retroescavadeiras de variados portes, marcas e modelos, e escolher o equipamento ideal vai depender de várias razões, desde o espaço e as condições físicas onde a obra será erguida, ao nível de profundidade de escavação e período estimado da construção.

Veja agora mais 5 dicas de como escolher o modelo ideal de retroescavadeira:

Ergonomia e nível de potência

Ao pensar em qual modelo de retroescavadeira escolher, analise as condições de operação e estrutura física de forma detalhada, pois para o operador que irá manuseá-la durante horas dentro do canteiro de obras, é preciso encontrar meios pertinentes para que tais atividades não prejudiquem sua integridade física, afinal, estamos falando de um equipamento de alta performance.

Por isso, dê preferência a modelos com design mais leves e operação mais simples e que mantenham em sua cabine interna um sistema de ventilação eficiente com grande visibilidade. Além disso, observe se a retroescavadeira pretendida é ou pode ser facilmente adaptada para atuar em espaços reduzidos ou solos íngremes.

Outro fator importante a se considerar é seu nível de potência. Os motores instalados em caixa mecânica das retroescavadeiras deram lugar a exemplares de transformação automática e menos poluentes, além de tração nas quatro rodas, tornando os veículos de estrutura mais leve. Essas modificações se refletem em uma melhor execução do serviço no canteiro de obras, redução de desperdícios e aumento de produtividade.

Assistência técnica

O fator pós-venda também é elemento fundamental na escolha de uma retroescavadeira. Pesquise se a empresa possui serviço de assistência técnica eficiente a disposição do cliente para ajudá-lo em casos onde o equipamento sofra algum tipo de avaria ou defeito em atividade que possa prejudicar sua performance. Isso pode ser oferecido pelo fabricante ou pela empresa representante da marca.

Manutenção

Realizar a manutenção preventiva ou preditiva regular da retroescavadeira garante ao equipamento uma boa performance durante todo período da obra. No dia marcado para fazer as reparações devidas, observe toda a parte interna do equipamento com cuidado, como a parte hidráulica, nível do óleo do eixo e lubrificação do motor.

E, caso haja a necessidade de substituir alguma peça da estrutura da retroescavadeira, dê preferência a peças originais para que não retarde o tempo de vida útil do equipamento.

Credibilidade

Durante a pesquisa sobre a compra da retroescavadeira adequada para sua obra, busque informações sobre as marcas fabricantes desse equipamento, seu impacto no mercado de construção civil, assim como referências das empresas autorizadas da região que fazem sua revenda.

A BobCat é uma das marcas mais famosas na fabricação de máquinas para construção civil e tem a mini-retroescavadeira em seu portfólio. Graças a seu tamanho compacto perfeito para se locomover em espaços reduzidos, além de design característico que permite a conexão de acessórios, como caçambas e garras industriais, investir em um equipamento como este vai garantir maior possibilidade de atuação em todas as etapas da construção, com a qualidade e confiança já característicos da BobCat.

A Mason Equipamentos está há 18 anos no mercado especializado na venda de máquinas e outros equipamentos para construção civil. Atualmente, em seu portfólio estão as marcas Dynapac, Clark, Komatsu e Manitou, e desde 2017, é distribuidor oficial da BobCat no estado de São Paulo.

No catálogo BobCat, você vai encontrar modelos variados de mini-escavadeiras com profundidade de escavação de 1,8m até 4,8m e valor de potência de 10,2 a 57 HP.

Para cada obra há uma estratégia e planejamento específico para que aquele projeto inicial seja possível de concretizar.

Além da escolha dos equipamentos corretos para preparar o terreno a ser construído, como a retroescavadeira, existem ainda alguns outros elementos bastante úteis para otimizar o ritmo de produção e garantir que todas as etapas estão seguindo o cronograma planejado.

Quer saber quais são eles? Descubra agora mesmo lendo nosso artigo onde listamos 9 equipamentos para melhorar a eficiência da obra!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.