Blog

Conheça mais sobre as habilitações certas para operar máquinas pesadas

máquina komatsu amarela descarregando em um compartimento exemplo de habilitação para máquinas pesadas

índice

Diversos setores da economia, como construção civil, mineração e agropecuária, dependem das máquinas pesadas para que o trabalho seja feito em menor tempo, com maior eficiência e segurança.

Tratores, escavadeiras, colheitadeiras, empilhadeiras, perfuratrizes e uma variedade enorme de máquinas e equipamentos pesados são presença constante nos canteiros de obra, no campo e na indústria.

Para assumir o controle de tais equipamentos existe uma série de passos que devem ser seguidos para garantir a capacitação total do operador, a integridade das atividades e também a segurança dos envolvidos.

Nesse post vamos mostrar quais as habilitações necessárias para se tornar um operador de máquinas pesadas, as categorias, capacitações e muito mais. Continue a leitura e conheça agora mesmo!

Operador de máquinas pesadas precisa de CNH (carteira nacional de habilitação)?

Sim, mesmo que a máquina não circule em vias públicas, o operador precisa ter carteira nacional de habilitação (CNH). Não basta ter certificado do curso de capacitação e cartão de identificação atual.

E de qual categoria de CNH o operador precisa? Isso vai depender do porte e peso da máquina. Vamos relembrar as principais categorias de habilitação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A Lei 9503, em seu artigo 143, estabelece:

Categoria A

Para conduzir veículos de 2 ou 3 rodas, com ou sem carro lateral.

Categoria B

Para conduzir veículo motorizado que não se enquadre na A, de peso bruto máximo de até 3.500 quilos e lotação máxima de 9 lugares, incluindo o motorista.

Categoria C

Para conduzir veículos motorizados de carga, com peso bruto acima de 3.500 quilos.

Categoria D

Para conduzir veículo motorizado de transporte de mais de 8 passageiros, sem contar com o motorista.

Categoria E

Para veículos combinados, em que a parte tratora se enquadre em B, C ou D e a parte acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha peso bruto total de 6 mil quilos ou mais, ou lotação acima de 8 lugares.

A lei ainda faz algumas observação quanto a aquisição das licenças mais avançadas.

Para habilitar-se na categoria C, o condutor deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

Para operar máquinas basta ter CNH na categoria certa?

Não. Além de habilitado, o operador precisa ser capacitado. Isso significa que, além da carteira de motorista na categoria correspondente ao veículo conduzido, é preciso fazer cursos específicos de capacitação.

As máquinas pesadas são veículos complexos. Não podem ser conduzidos por quem não apresenta qualificação, para evitar uma série de riscos envolvendo pessoas e danos ao maquinário.

As habilitações necessárias são específicas para cada tipo de máquina. Veja alguns exemplos:

Escavadeiras

As escavadeiras em geral tem pré-requisitos básicos bem semelhantes, é preciso ter a habilitação nas categorias D ou E, a capacitação técnica para operar o equipamento e o ensino fundamental completo.

São equipamentos bastante utilizados entre as máquinas pesadas, exercendo atividades em diversas áreas desde a construção civil até a pavimentação e muitas outras.

Rolos compactadores

Para esse tipo de equipamento não é diferente, o operador de rolo compactador também precisa de CNH de, no mínimo tipo C, e dependendo do tipo de equipamento de acordo com o peso é necessário categoria E.

Caminhões off road (fora de estrada)

Quem pode dirigir aqueles caminhões imensos e robustos, muito usados no setor de mineração? Isso vai depender do peso do veículo.

Como explicamos acima, a categoria C é necessária para a condução de veículos com peso bruto acima de 3.500 quilos. Caso o peso ultrapasse 6.000 quilos, é preciso ter CNH categoria E.

Então, quem tem carteira B não pode dirigir caminhão? Pode. Há caminhões que se enquadram no segmento de 3.500 quilos, como o Delivery Express da Volkswagen. É um caminhão robusto e com interior confortável como o de um automóvel.

Tratores

Para operar essas máquinas, é preciso ter ensino fundamental e curso de formação profissional. Além disso, as empresas contratantes costumam exigir carteira de habilitação nas categorias D ou E.

Os tratores podem transitar em vias públicas, desde que atendam certas exigências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o que inclui um registro no órgão.

Empilhadeiras

Essas máquinas, muito úteis na carga e descarga de materiais, exigem cursos técnicos de capacitação, para quem vai trabalhar com elas. O ensino fundamental também é requisito básico.

A carteira de habilitação não é obrigatória, mas é um diferencial positivo, na hora da contratação pelas empresas.

Para concluir, é bom lembrar que a condução de máquinas pesadas sem a habilitação exigida é considerada infração gravíssima, o que implica em multas e perda de pontos na carteira. Proceda de acordo com a lei!

Siga a Mason Equipments nas redes sociais e fique sempre por dentro de assuntos importantes para você. Aproveite para ler outros ótimos artigos em nosso blog!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados